Mulher segurando árvore de dinheiro depois de fazer reeducação financeira

Stuart Jenner/ Shutterstock Passar por uma reeducação financeira é essencial para cuidar melhor do seu dinheiro

O que fazer quando o dinheiro diminui? A resposta, com certeza, passa pela reeducação financeira, pois se a sua renda já não comporta os gastos é importante encontrar rapidamente meios para se adaptar antes que as contas saiam definitivamente do controle. Mas como fazer isso? É o que vamos ver!

Por mais que a crise tenha pegado grande parte dos brasileiros quase que de surpresa, não é certo atribuir apenas a ela todas as suas dificuldades em relação ao dinheiro. Na verdade, o desajuste na economia só revelou um problema que mais cedo ou mais tarde iria explodir: o da falta de planejamento e gestão financeira. Já é hora de mudar isso não é mesmo?

Perguntas e Reflexões sobre Reeducação Financeira

Partindo do pressuposto que a maioria dos brasileiros não possuiu nenhum conhecimento sobre gestão financeira ou sabe como administrar bem os seus rendimentos, vamos falar não em reeducação, mas sim em educação financeira, pois sempre é tempo para aprender a lidar de forma assertiva com o próprio dinheiro.  Para isso, a primeira atitude a tomar é abrir sua mente e estar verdadeiramente disposto a mudar seus comportamentos em relação à grana.

Na prática, isso significa que é hora de aprender a se relacionar positivamente com seu dinheiro e, ao invés de trabalhar para ganhá-lo, fazer com que ele trabalhe para você. Isso quer dizer que você precisa identificar seus pontos de melhoria no que tange a gestão dos seus ganhos. E para isso, é essencial saber:

  • Quanto você ganha por mês?
  • Quanto você gasta todo mês?
  • Qual é sua principal fonte de renda atualmente?
  • Quais são os seus maiores gastos (Alimentação, transporte, saúde, moradia, financiamento, escola, pagamentos de dívidas, lazer, beleza ou gastos supérfluos…);
  • Sua renda atual comporta todos estes gastos ou você está quase ou mesmo no vermelho?
  • Existe a possibilidade de ter um aumento de salário no trabalho ou de fazer sua empresa, em curto prazo, lucrar mais?
  • Caso não, quais são as alternativas para ter uma renda que possibilite honrar suas contas pessoais sem comprometer todo seu orçamento (Ex: segundo emprego, empreendendo ou um trabalho como freelancer…);
  • Quais atitudes que você acredita que comprometem ainda mais seu orçamento (Comer fora com frequência, abastecimento do carro, compras não programadas no cartão e uso indiscriminado do mesmo).

Estes são exemplos de algumas perguntas importantes e que te ajudarão a fazer um panorama mais realista de sua vida financeira atual. Uma boa dica é colocar todas as suas contas numa planilha de orçamento, pois é importante visualizar todos os seus custos para identificar onde pode haver cortes de gastos.

Isso é essencial para que sejam feitas as mudanças certas na as forma de pensar e agir em relação ao dinheiro e na direção de desenvolver uma educação financeira que te permita entender como é essencial fazer uma boa gestão dos seus recursos para não ficar no vermelho.

Permita-se Mudar sua Relação com o Dinheiro!

PSC

Saiba que modificações simples em seus já podem trazer um alívio financeiro maior para você. Quer um exemplo! Que tal, reavaliar se comer todo dia no restaurante é mais barato mesmo ou se é melhor levar sua comida de casa? Além de garantir a procedência dos alimentos, esta pode ser uma solução para economizar com alimentação e ter um pouco mais de dinheiro todo mês.

Vê como a reeducação financeira é mais uma questão de avaliar seu estado atual, identificar e eliminar os comportamentos sabotadores (gastos excessivos e juros no cartão), administrar bem seus rendimentos do que dizer: nunca mais eu compro nada no crédito e, na primeira promoção, usá-lo sem dó! Tudo parte de uma mudança mental, de transformação de mindset para que você conheça seus limites financeiros e saiba adaptar-se a eles.

Quando tudo está organizado fica bem mais fácil planejar compras ou até mesmo lidar com gastos inesperados. Lembre-se disso e eduque-se no dia a dia, não gastando mais do que tem, não se deixando levar por apelos promocionais ou tendo amnésias seletivas, daquelas que só aparecem para te sabotar e fazer esquecer-se de sua realidade justamente quanto você precisa tomar uma decisão assertiva em relação a gastar ou não seu dinheiro com supérfluos.

Claro, que você tem todo o direito de escolher como vai gastar sua renda, mas lembre-se que não se pode brincar com dinheiro, pois ele sempre nos cobra juros muito altos e, não vale a pena perder a paz, por conta de contas que não compatíveis com a sua renda. Lembre-se disso e faça o certo para você e atraia para sua vida riqueza e prosperidade!