Profissional de RH com uma lupa fazendo recrutamento online

Nicescene/Shutterstock O recrutamento pela internet é uma realidade tanto para as empresas como para os profissionais!

Diminuir custos e acelerar o processo de seleção de pessoal: estas são algumas das vantagens do recrutamento online. Nos dias atuais muitas empresa optam por esta alternativa na hora de promover suas vagas, recrutando, inclusive, pelas redes sociais. Neste sentido, hoje é cada vez mais comum vermos organizações que publicam suas vagas de emprego apenas internet, numa página específica de seu site ou no de empresas especializadas, como a Catho Online, por exemplo.

Como tal, a forma de procurar trabalho mudou também, se antes o primeiro passo era comprar um jornal, hoje os profissionais buscam chances de recolocação na internet. Para isso, cadastram-se em sites de empregos ou mesmo em grupos nas redes sociais, o que neste caso ajuda muito os candidatos, especialmente àqueles que estão desempregados e, não têm como pagar uma assinatura para concorrer à vagas.

Recrutamento Online – Como Funciona?

Recrutamento Online é o ato de recrutar candidatos pela web, ou seja, é a parte inicial de um processo seletivo. Para isso, as empresas anunciam suas vagas em sites especializados como: Catho, Sine, BNE, Vagas, Infojobs, Manager e Empregos, por exemplo, e cada vez mais em grupos no Facebook, Linkedin e também no WhatsApp.

Como todos estamos sempre conectados, esta opção se tornou uma forma mais rápida de comunicar as vagas e de captar possíveis candidatos interessados em participar de uma entrevista de emprego. Estas oportunidades de trabalho podem ser cadastradas tanto em sites que necessitam de assinatura, como também em páginas gratuitas ou nas redes sociais.

Os benefícios deste modelo é que ele otimiza bastante o processo de contratação, gera menos custos para a empresa e tem um alcance bem maior, uma vez que os brasileiros são um dos mais conectados à internet, o que facilita a que as organizações publiquem suas vagas e sejam encontradas também. Mas e, na prática, como funciona este recrutamento Online?

Bem, o primeiro passo é definir o descritivo da vaga, ou seja, as funções, salário, características, experiências e habilidades técnicas e comportamentais que a empresa busca nos candidatos. O segundo é fazer um anúncio com o resumo destas informações, com os requisitos iniciais para a seleção e os contatos da organização para o cadastro ou envio de currículos.

PSC

Em sites especializados, geralmente as vagas são apresentadas de forma mais completa, incluindo inclusive a faixa de valores dos salários pagos, horários de trabalho, exigência ou não de disponibilidade para viagens, mudanças de cidade ou país e hierarquia. Já em grupos nas redes sociais, as oportunidades são descritas de forma bem mais objetiva, o que muitas vezes pode atrair candidatos menos aptos à vaga.

Ainda assim, o recrutamento online é uma realidade e um dos meios mais utilizados pelas empresas atualmente. Portanto, se você busca um novo emprego, esteja antenado: atualize sua conta no Linkedin, nos sites especializados, participe de grupos de empregos no Facebook, onde as vagas são veiculadas e aumente suas chances de ser encontrado. Boa sorte!