Os processos de recrutamento e seleção têm o objetivo de levar às empresas indivíduos capacitados para realizar as atividades referentes às vagas que estiverem abertas. De responsabilidade da área de recursos humanos, esses processos têm se tornado cada vez mais exigentes e detalhados, afinal de contas, uma contratação equivocada pode gerar perdas de tempo, de dinheiro e de produtividade às organizações.

A seleção por competências tem sido apontada como um mecanismo muito eficaz para que contratações mais adequadas sejam feitas, pois leva em consideração exatamente a compatibilidade entre as exigências da vaga e as habilidades que o candidato demonstra. Quem tiver maior compatibilidade é contratado.

Mas o que exatamente é uma pessoa competente? Qual é o significado de competência dentro das organizações, sobretudo no que diz respeito aos processos de recrutamento e seleção? Neste artigo, você vai compreender melhor o que são competências e por que considerá-las como a base de um processo seletivo pode ser a chave do sucesso das organizações. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é a seleção por competências?

As competências são um conjunto de habilidades, conhecimentos, capacidades, características comportamentais e outros atributos que, na combinação correta e dentro do conjunto certo de circunstâncias, alcançam os resultados desejados.

O grande objetivo da seleção por competências é criar um perfil técnico-comportamental para cada cargo dentro da empresa, isto é, elaborar um mapeamento de competências que façam parte das estratégias de competitividade e diferenciação no mercado de trabalho. O seu principal mérito é o de possibilitar a seleção de pessoas com um fundamento mais pontual e eficaz, com relação às necessidades da empresa.

Segundo Fleury (2002), o conceito de competência é pensando como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam uma alta performance, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e na personalidade das pessoas.

Qual é o conceito de competência?

O conceito de competência é a concepção expressa a partir do ideograma CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Trata-se de um dos modelos mais atuais, com o qual as melhores empresas trabalham para avaliar os seus colaboradores e também para contratar novos funcionários. Saiba mais sobre esse modelo a seguir.

Definição dos fatores

C — Conhecimentos

A letra C da sigla se refere ao conhecimento sobre determinado assunto. Diz respeito ao fato de a pessoa dominar um know-how sobre algo que tenha valor para a empresa e para ela mesma. É o saber adquirido acerca de determinados assuntos, que se acumula, se desenvolve e se transforma com o passar do tempo, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Cada posto de trabalho exige conhecimentos específicos e essenciais. Os processos de decisão, planejamento, organização, comunicação, controle de resultados, negociação, entre outros, são afetados pelo nível de conhecimento. É o indicador que potencializa a performance do profissional, sendo adquirido por meio da sua experiência e também pelos ensinamentos obtidos nas escolas, nas universidades, nos cursos técnicos e nos saberes compartilhados pelos mais experientes.

PSC

H — Habilidades

A letra “H” da sigla se refere ao conceito de habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito ao fato de a pessoa conseguir fazer um uso real e prático do conhecimento que foi adquirido na teoria, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer. As habilidades precisam ser demonstradas na prática, utilizando o conhecimento adquirido em cursos, leituras e informações de forma adequada, por meio das suas ações.

Dessa forma, um indivíduo pode ter acumulado muitos conhecimentos em gramática e redação nos cursos que realizou, por exemplo. No entanto, é no dia a dia de trabalho que ele terá que demonstrar a sua habilidade, ou seja, a sua capacidade de colocar esses conhecimentos em prática nos textos que precisar redigir para a empresa, como em um veículo de notícias ou em uma agência de publicidade.

A — Atitudes

Por fim, a letra “A” da sigla significa a atitude assertiva e proativa, iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer. As atitudes determinam o nível de confiança entre as pessoas, o clima de trabalho, o grau de comprometimento com objetivos e metas organizacionais e, consequentemente, resultados maximizados.

Os conhecimentos e habilidades são elementos mais específicos da sabedoria técnica, enquanto o conceito de atitude está mais voltado ao comportamento do indivíduo. Assim, a proatividade, a empatia, o bom relacionamento interpessoal, a clareza de comunicação, a disciplina, o foco, a organização e a criatividade são exemplos de atitudes que podem ser exigidas nas vagas de emprego. São aspectos mais comportamentais do que técnicos, mas que são essenciais a um bom trabalho.

Como conduzir uma seleção baseada em competências?

Para conduzir uma seleção baseada em competências, a empresa precisa fazer um levantamento acerca das vagas que estiverem abertas em cada departamento. Ao conversar com os colegas e com o gestor da área, o profissional de recursos humanos responsável pela criação da descrição da vaga deverá relacionar as competências necessárias para exercer aquela função — pensando nos três itens acima descritos: conhecimentos, habilidades e atitudes.

No processo seletivo, a análise de currículo, a avaliação de desempenho nas dinâmicas de grupo e até mesmo as considerações feitas sobre as entrevistas dos candidatos deverão ter como objetivo identificar a compatibilidade entre as competências demonstradas pelos participantes e as competências demandadas pela vaga e pela cultura da organização. A lógica desse tipo de seleção é contratar o indivíduo cuja compatibilidade seja maior, de modo que o trabalho seja bem feito.

E você, querida pessoa, já participou ou já organizou na sua empresa algum processo seletivo que levou em consideração os três elementos das competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes)? O que pensa a respeito desse tipo de recrutamento e seleção?

Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!