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Recrutamento e Seleção por Competências

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Contratando o profissional ideal | crédito da imagem: Wavebreakmedia

Competências é um conjunto de habilidades, conhecimentos, capacidades, características comportamentais e outros atributos que, na combinação correta e dentro do conjunto certo de circunstâncias, alcançam os resultados desejados.

O grande objetivo da seleção por competências é criar um perfil técnico-comportamental para cada cargo dentro da empresa, isto é, elaborar um mapeamento de competências que façam parte das estratégias de competitividade e diferenciação no mercado de trabalho.

Seu principal mérito é de possibilitar a seleção de pessoas com um fundamento mais pontual e assertivo, com relação as necessidades da empresa.

Segundo Fleury (2002, p.53) o conceito de competência é pensando como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam uma alta performance, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas.

Tipos de Competências

É a concepção expressa a partir do ideograma CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). É um dos modelos mais atuais com o qual as melhores empresas trabalham para avaliar seus colaboradores:

Definições dos Fatores

“C”

Conhecimento sobre determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um know-how a respeito de algo que tenha valor para a empresa e para ela mesma. É o saber.

Cada posto de trabalho exige conhecimentos específicos e essenciais. Os processos de decisões, planejamento, organização, comunicação, controle de resultados, negociação, dentre outros, são afetados pelo nível de conhecimento, é o indicador que potencializa a performance do profissional.

“H”

Habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito a pessoa conseguir fazer uso real do conhecimento adquirido, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.

As habilidades precisam ser demonstradas na prática utilizando o conhecimento adquirido em cursos, leituras e informações de forma adequada, através de suas ações.

“A”

Significa atitude assertiva e pró-ativa, iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.

As atitudes determinam o nível de confiança entre as pessoas, o clima de trabalho, o grau de comprometimento com objetivos e metas organizacionais e, consequentemente, resultados maximizados.

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