Andrey Popov/ Shutterstock A forma como reagimos aos acontecimentos diz muito sobre nossa personalidade. Atente-se a isso!

Segundo a Terceira Lei da Física, criada por Isaac Newton: Toda ação causa uma reação proporcional à força aplicada. Neste sentido, você já parou para avaliar como é o seu modo de reagir ao que lhe acontece no dia a dia?

Esta resposta dirá muito sobre você, pois muitas vezes, por falta de controle emocional, tendemos a lidar com os problemas e adversidades de maneira impulsiva e irracional. Este modo de agir prejudica e, muito, a resolução assertiva dos dilemas, tanto no ambiente de trabalho como em nossa vida pessoal.

Para evitar reações errôneas e destemperadas, separei algumas dicas que ajudarão você a melhorar sua tomada de decisão em momentos de crise. Confira!

Dicas Para Aprender a Reagir Positivamente

  1. Mantenha a calma – Desesperar-se não ajuda em nada e ainda causa alvoroço no ambiente, como também assusta as pessoas a sua volta. Tente manter a calma, respire fundo e só então dê o primeiro passo.
  1. Desenvolva Inteligência Emocional – Esta competência permitirá lidar melhor com suas emoções e com sentimentos de desespero e impulsividade e será muito útil durante toda sua trajetória.
  1. Avalie a situação – Antes de agir é importante avaliar o que a situação traz; quais são os seus efeitos práticos, quem são os envolvidos e, só a partir de então, decidir quais são as melhores ferramentas para resolver a questão.
  1. Organize as ideias – Avalie de que formas você poderá contornar e solucionar o problema, quais medidas irá tomar e quanto tempo precisará para resolvê-lo. Daí em diante, crie um plano de ações que permita ser efetivo e ágil na resolução.
  1. Peça ajuda – Se entender que não conseguirá resolver a situação, sozinho, peça ajuda a uma pessoa mais experiente e centrada e que possa lhe ajudar a resolver seu problema de maneira mais objetiva e exata.
  1. Seja Flexível – Todos nós estamos expostos a errar, inclusive você. Por isso mesmo busque ser mais flexível com os seus erros e os dos outros. Evite concentrar seu foco em punir a pessoa que errou, e ao invés disso, mostre-se aberto a colaborar e a solucionar o problema.
  1. Aprenda com seus erros – Nada de esconder os problemas e fingir que não foi com você. Busque tirar aprendizados do fracasso, peça desculpas por seus erros e tente melhorar-se, continuamente, como ser humano.

Siga estas dicas poderosas e evolua poderosamente sua forma de pensar, agir e reagir aos problemas. Com prática você perceberá melhorias significativas nas suas relações familiares, afetivas e de trabalho. Permita-se evoluir, pensar antes de agir e, com certeza, conquistará maior equilíbrio emocional e resultados extraordinários em sua vida. Ouse fazer diferente!

Gostou do artigo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

PSC