Natasa Adzic/Shutterstock O Vishuddha é o chacra da comunicação e do poderoso dom da palavra

O quinto chacra está localizado na garganta e está ligado à tireoide e à voz, logo, também a comunicação. É o chacra relacional, e entre todos, este chacra tem especial poder na congruência entre nosso mundo físico, interno, pessoal e o mundo etéreo, coletivo, e nossas relações com as pessoas.

O nome desse chacra em sânscrito é Vishuddha que significa “o purificador”. Essa purificação vem da linguagem, da capacidade que temos de purificar-nos através de palavras de edificação ou mesmo desabafando, como forma de expurgar energias negativas por meio da fala. Purificamos também o outro quando aquilo que sai da nossa garganta promove o bem a quem ouve.

Sua cor é o azul claro. Essa cor estimula a busca da verdade, está ligada à inspiração, paciência, criatividade e compreensão. Seu elemento é o Éter, considerado um elemento invisível presente no ar que possibilita a existência do som, é um dos elementos fundamentais para a vida na terra.

O Poder das Palavras

A função principal desse chacra está vinculada à vibração produzida na garganta, de onde saem o som que nos leva até o outro através da comunicação e a todo o universo pelos diversos sons e a musica, como podemos ver nas práticas de meditação a repetição dos sons primordiais. Ressoar, expressar, vibrar, comunicar, são verbos que explicam bem a importância desse chacra e da sua ativação.

Entre o que ganhamos ativando esse chacra está a nossa comunicação, criatividade, autoconhecimento, nossa integração com o cosmos. De negativo, podemos pontuar que, sem a harmonização desse ponto de energia, criamos todos os problemas de comunicação, não nos apresentamos ao mundo escondendo nossa própria voz, deixamos de expressar nossa opinião, ´r possível, inclusive, formação de nódulos e outros tumores por não falarmos e ecoarmos no universo nossas impressões, vontades e pensamentos.

Para equilibrá-lo: mentalize uma faixa azul-celeste que envolve seu pescoço e alarga duas cordas vocais lentamente, ou vista roupas e colares nessa nuance. Passe a ouvir os sons do dia e da natureza com mais cuidado. Não seja tão superficial quanto às vozes do universo e quanto a sua própria voz.

PSC

Poderoso não é mesmo? Os Chacras, sem dúvidas, nos trazem um maravilhoso autoconhecimento. Continue acompanhando meu blog e enriqueça-se diariamente de conhecimentos!