SAHACHAT SANEHA / Shutterstock O herói Tony Stark usa sua criatividade  para transformar problemas em desafios e ir além

A criatividade é uma das leis mais práticas que podemos usar. É a principal força que move toda a vida. Os super-heróis compreendem a importância de mudar e se libertar de pensamentos e comportamentos destrutivos ou repetitivos. Com esse conhecimento, os super-heróis têm a capacidade de superar qualquer desafio e obstáculo que venham a enfrentar.

A aventura de Tony Stark e sua transformação no Homem de Ferro é a base para a Quinta Lei Espiritual dos Super-Heróis. A criatividade mora na tênue linha que separa o “problema” do “desafio”. Enquanto muitos se veem encurralados a cada adversidade os super-heróis se veem desafiados e, assim, acabam desenvolvendo não só tecnologias e novos poderes, como formas novas de olhar para as dificuldades, enfrentando-as sempre.

Os super-heróis, segundo Deepak Chopra e seu filho Gotham, “é um salto de consciência que dá novo sentido ou novo contexto a qualquer situação ou problema. Novo sentido ocorre quando há uma mudança de ponto de vista. Quando você interpreta um problema como uma oportunidade, isso é uma mudança de sentido. Novo contexto é fruto de uma mudança na compreensão das relações existentes em uma situação.”.

Criatividade é um Salto em nossa Consciência

A partir desse entendimento é possível inferir que todas as situações do dia a dia são oportunidade de exercermos nossa criatividade. No caso do Homem de Ferro, Tony Stark estava preso em uma caverna e deveria construir uma arma de destruição em massa, ou ele e milhares de pessoas morreriam. Ele então, engenhosamente, torna-se a própria arma construindo pra si um traje superpoderoso.

Vemos que a ousadia também é uma companheira inseparável da criatividade. Ser ousado é se arriscar, olhando o risco pela ótica do possível. Na mitologia grega, por exemplo, Ícaro tentou voar até o sol com assas, feitas de cera, que derreteram e o lançaram vertiginosamente ao mar.

Somos chamados a observar que, de um lado, a história de Ícaro dá base para falarmos do quanto é necessário sermos precavidos e comedidos, mas, de outro lado, podemos nos excitar com a experiência que só ele e ninguém mais viveu. Uau! Que ousado, que destemido, que fantástico.

PSC

Fazer o trivial, o de sempre nos deixa naquela famosa zona de conforto da qual temos falado, mas é uma segurança tola, que nos impede de evoluir e irmos além. Os super-heróis estão muito além das convenções, dos modelos. Eles pensam de modo anárquico, anticonvencional. O novo não pode nascer da repetição, mas ele nasce do que já está posto, desde que seja possível ultrapassar o lugar em que se está.

Faça algo diferente todos os dias. Aquilo que você aprendeu com sua mãe, que aprendeu com a mãe dela, que aprendeu com a mãe dela… Ouse fazer diferente uma coisa todos os dias. Você conseguirá coisas “super” sempre que buscar sua criatividade.

Quer conhecer as outras quatro leis espirituais dos Super – Heróis. Clique na categoria Self Coaching e  confira!

E você, como tem exercido a sua criatividade? Compartilhe sua experiência. Deixe seu comentário abaixo!