Voltar

Quer Ser Melhor Para seus Filhos? Reveja suas Crenças e Ações Já!

Publicado em | 0 comentários
Filhos

Monkey Business Images/Shutterstock Quanto mais nós evoluímos como pais e seres humanos, mais os nossos filhos são beneficiados

Este resposta pode parecer redundante, afinal, como pais e mães nós sempre buscamos oferecer o melhor aos nossos filhos não é mesmo? Bem, será verdade? De acordo com a forma como nós fomos educados acabamos, ainda que de modo inconsciente, repetindo estes mesmos modelos com nossos filhos. Por isso levantei esta questão para convidar você que é, mãe ou pai, neste mês das Crianças, a fazer esta poderosa reflexão e avaliar sua forma de educá-las.

Saiba de antemão que isso não tem nada a ver com dinheiro, bens materiais. Se relaciona, em primeiro plano, com a relação direta entre você e eles. Continue lendo até o final e entenda melhor a mensagem que eu quero compartilhar com você.

Neste sentido, reflita – Será que as crenças e os valores que você repassa aos seus filhos são os melhores mesmo? Será que os exemplos que você dá a eles estão ajudando a formar um bom caráter e verdadeiros cidadãos? Será que aquilo que você fala e repete diariamente já se tornou uma verdade para eles? Será que seus pensamentos negativos estão sendo transferidos também? Como eles se comportam longe de você? Qual é a sua maneira de educar?…

Pais e Mães – Os Espelhos dos seus Filhos

Filhos

Wakebreakmedia/Shutterstock Quando a relação com nossos pais é positiva, também conseguimos transmitir valores e crenças positivas aos nossos filhos!

Como pais, nós somos os primeiros e mais importantes espelhos dos nossos filhos. É nos imitando que eles aprendem a falar, caminhar e também a ter determinados comportamentos e crenças que tanto podem torná-los seres humanos extraordinários como também pessoas difíceis de lidar.

Se, por exemplo, nós acreditamos e alimentamos sentimentos, emoções e ações positivas, somos bem resolvidos e felizes como pessoas, as nossas crianças certamente irão seguir por este mesmo caminho e se tornarão adultos empoderados, autoconfiantes, compassivos, generosos, respeitosos e justos.

Quando por outro lado alimentamos ideias, sentimentos e atitudes preconceituosas, temos comportamentos agressivos, antiéticos e contestáveis como pessoas, pais e profissionais; nossos pequenos acabam achando que isso é normal e igualmente sendo preconceituosos; agressivos e inconsequentes. Portanto, se estes também são os exemplos que você dá a eles, como esperar que os seus descendentes sejam diferente de nós?

Empodere seus Filhos!

Obviamente existem outros influenciadores da personalidade humana, porém sabemos também que assim como nós aprendemos lá na infância a seguir ideias dos nossos pais, os nossos filhos também fazem o mesmo. Por isso, estar atento à nossa forma de educá-los é essencial. Pensando nisso, a cada vez que você cogitar em fazer ou dizer algo na frente ou para os seus filhos; pense muito bem antes no que vai dizer ou no modo como pretende agir.

Se você fizer com que acreditem que são pessoas capazes, inteligentes, bonitas, especiais e importantes, eles, com certeza, crescerão empoderados, mais autoconfiantes, felizes, otimistas e com a certeza de que são respeitados, reconhecidos e amados por seus pais. Maravilhoso!

Por outro lado, se você ficar dizendo e repetindo que seus filhos são fracos, que não conseguem fazer nada sozinhos, que são menos inteligentes que as outras crianças, mais desajeitados, que fazem tudo errado; ao invés reforçar suas qualidades e uma identidade positiva neles; os seus pequenos crescerão inseguros, com baixa autoestima, se sentirão incapazes e sempre à deriva. É isso que você quer?

Neste Dia das Crianças e em todos os demais eu quero te convidar a pensar sobre isso, a relembrar as crenças e valores que seus pais lhe passaram e verificar se estas são as melhores a repassar aos seus filhos também. Quando éramos crianças não tínhamos a consciência clara do que era certo ou errado nas falas e atitudes dos nossos pais, entretanto, quando adultos nós já sabemos melhor fazer esta diferença.

Assim, não faz sentido nenhum continuar a propagar ideias negativas e comportamentos nocivos que apenas ferem e magoam as pessoas que mais ama. Quis lembrar você disso para te convidar a repensar sobre a educação que você está dando aos seus pequenos e, se for preciso; considerar mudanças.

Saiba que quando você melhora e evolui como ser humano e cidadão, consequentemente, você também consegue evoluir como pai, tornar a vida dos nossos filhos muito melhor, cumprir seu importante papel e realmente ser uma referência positiva na vida deles. Seja então o melhor pai e mãe que você pode ser!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!