Voltar

Quem Pode Fazer Coaching?

Publicado em | 0 comentários

Robert Kneschke/Shutterstock Conheça os perfis de quem está apto ou inapto a passar por um processo de Coaching

Quem pode fazer Coaching? Esta é uma pergunta bastante recorrente neste universo, uma vez que as pessoas têm curiosidade de saber se o processo é ou não recomendado para elas ou para seus amigos ou parentes.  E você, já sabe com esta poderosa metodologia pode apoiar na conquista de seus resultados? Continue lendo e descubra junto comigo!

Como em todos os processos de desenvolvimento humano existem sim alguns perfis considerados mais ou menos adequados para vivenciar o Coaching. Não se trata de nenhum tipo de preconceito com esse ou aquele tipo de cliente, mas sim um cuidado muito positivo, pois cada caso é um caso e, como tal, exige uma abordagem condizente.

Vamos, então, conhecer os perfis considerados aptos para realizar um processo de Coaching e também entender melhor porque para algumas pessoas este pode não ser o melhor método de desenvolvimento.

Quem Pode Fazer Coaching

O pressuposto básico para uma pessoa ser considerada apta a passar por um intenso processo de Coaching é que ela esteja 100% plena de suas capacidades emocionais e físicas. Isso é importante para que o cliente compreenda que ele é o responsável pelo sucesso de seu processo e também para que possa agir, ativa e efetivamente, em prol da realização de suas metas e objetivos.

O método trabalha no presente com foco nos alvos futuros, no estado desejado que o indivíduo, pessoal ou profissionalmente, deseja alcançar.  Por isso, é ideal para aqueles coachees verdadeiramente comprometidos com os seus resultados, ou seja, dispostos a mudanças, a expandir sua mente, reconhecer seus pontos de limitação, os pontos fortes e a direcionar sua energia, foco, empenho e dedicação em prol de seu sucesso.

Assim, se uma pessoa está deprimida, por exemplo, o ideal é que ao invés de optar pelo Coaching, ela busque um apoio especializado de um psicólogo ou psiquiatra; profissionais especializados neste tipo de doença e que poderão ajudá-la a efetivamente a reencontrar seu bem–estar e equilíbrio emocional.

É importante deixar isso bem claro porque embora o Coaching tenha como base os fundamentos e use ferramentas e métodos da Psicologia; o processo não é terapia, e como tal, não atua deste modo. Sua intenção é apoiar o coachee no desenvolvimento de novas competências e habilidades técnicas e comportamentais e, consequentemente, na aceleração dos seus resultados pessoais ou profissionais por meio desta evolução planejada.

Em resumo que não está apto a passar por este processo são pessoas com algum tipo de doença sérias como (depressão, síndromes ou fobias severas) e que precisam de um atendimento especializado, ou seja, pessoas com problemas graves de saúde e com alguma limitação séria neste sentido.

No mais, se você estiver pleno e gozando de todas as suas faculdades mentais e físicas perfeitamente e também tiver o compromisso verdadeiro com o seu sucesso, o Coaching é o processo ideal para sua vida. Então, agora que você já sabe quem pode fazer Coaching, expanda de vez suas chances e invista nesta fantástica metodologia de desenvolvimento humano. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!