Profissional de termo, conversando com amigo, empurrando sua bicicleta, quebrando paradigmas sobre ir para o trabalho de bike

Bikeriderlondon/Shutterstock Ir para o trabalho de bicicleta é só um exemplo de como para quebrar paradigmas basta querer!

Pode ser que você nem tenha percebido, mas já faz 17 anos que você quebrou um grande paradigma. Previsões de toda natureza davam conta de que não chegaríamos ao ano 2000. Cá estamos nós, mais uma vez iniciando um novo ciclo, fazendo planos e buscando realizar nossos sonhos. E isso é Maravilhoso!

Respeito e honro as crenças de cada ser humano, afinal todas elas têm uma razão de ser. Porém, quando percebemos o quanto elas atravancam nosso progresso, nasce também uma razão legítima para buscar formas de eliminar os paradigmas que prejudicam nossa evolução. Eis que começamos mais um ano e com ele também surge à oportunidade de vencê-los definitivamente.

Mas o que são Paradigmas?

Apesar de, em 1962, o físico Thomas Khun ter usado a palavra em seu livro – “A Estrutura das Revoluções Científicas”, no contexto científico, de modo geral, podemos dizer que os paradigmas são um conjunto de ideias, crenças, regras e padrões que criamos ou herdamos e que guiam nossa forma de ser, pensar e agir.  Eu, você, as pessoas que conhecemos: todos nós temos nosso sistema de crenças em relação a tudo e que nos fazem ser quem somos e como nós somos.

Quando estes paradigmas são positivos nos reconhecemos como pessoas merecedoras, importantes e dignas de felicidade, amor e sucesso.  Entendemos que a vida é movimento e que para ter resultados diferentes precisamos nos permitir fazer coisas diferentes, experimentar novos caminhos, conduzir nossa história por outras direções até encontrar os crescimentos, evoluções, resultados e respostas que buscamos.

Como Quebrar seus Paradigmas?

Na carreira, por exemplo, quebramos paradigmas quando saímos da zona de conforto, quando deixamos de fazer tudo sempre igual e nos permitimos aprender coisas novas, fazer cursos de atualização, se candidatar a um novo emprego, criar uma nova fonte de renda, investir em Coaching, num negócio próprio e experienciar possibilidades profissionais ainda não exploradas.

Na vida pessoal não é diferente, vencemos velhos juízos de valor quando deixamos para trás relações abusivas e passamos a nos valorizar e amar mais; quando começamos a acreditar que somos capazes de grandes feitos; superamos medos; quando entendemos que somos merecedores de felicidade; quando compreendemos que não podemos passar as crenças negativas dos nossos pais aos nossos filhos e rompemos um ciclo de ideias sabotadoras e limitantes…

Experimente Fazer Diferente em 2017!

PSC

Enfim, somos o resultado daquilo que pensamos. Uma mudança de vida seja ela na carreira ou na esfera amorosa, emocional, física, social ou espiritual começa pela quebra de paradigmas. Digo isso porque só podemos dar lugar a um pensamento novo quando o velho pensamento já não habita mais a mesma casa. Enquanto eles coexistem no mesmo lugar, só há conflito e sofrimento.

Escolha o que é melhor para você e pense se verdadeiramente as metas e objetivos que você planeja conquistar em 2017 (e nos próximos anos de sua vida) combinam com sua mente atual! Reflita se o seu eu interior reflete aqui fora seus desejos e sentimentos e, se já não está na hora de ser mais você, mais autêntico e mais justo com seus sonhos!

Se você quer mudar, não tenha medo da opinião ou dos julgamentos alheios. A vida é sua e é você quem tem que conviver com a frustração de não fazer as coisas da forma como acredita ser o melhor. Mude, e, antes de tudo, faça isso por você, pelo seu bem-estar, por sua satisfação, por seu sucesso e por sua felicidade. Ouse quebrar seus paradigmas!

Se não sabe ainda por onde começar ou o que fazer, minha dica poderosa é – comece pelo seu autoconhecimento. Descubra quem você é, o que te faz mais ou menos feliz, o que te limita e caminhe na direção do seu “eu melhor”… Ao longo desta jornada você entenderá, na prática, que é caminhando que se faz o caminho; entenderá quais são as rotas que mais combinam com seus anseios e poderá desfrutar de uma vida mais livre de crenças limitantes e que realmente pertence a você mesmo. Ouse fazer diferente e permita-se!