Lightspring/Shutterstock O processo de emagrecimento começa pela eliminação de maus hábitos e crenças negativas

Não há uma ligação mais automática do que saúde-alimentação-atividade física.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde; os três maiores fatores de risco para a saúde humana são: a má alimentação, a falta de atividade física e o tabagismo.

O que a OMS entende por má alimentação refere-se a uma alimentação pobre em nutrientes, geralmente rica em amido, uma vez que nos países mais pobres a alimentação tem sua base em raízes como a mandioca, a batata e seus derivados.

A boa alimentação custa caro? Não se ela se tornar um hábito e uma prioridade. Atividade física toma tempo? Não se ela se tornar um hábito e uma prioridade. Veja que o comportamento não é dono de você, a menos que não assuma a direção da sua história e não tenha mais disposição para a vida.

Se você é um profissional da Saúde, seja enfermeiro, médico, nutricionista, psicólogo, odontólogo, conhece a fundo todas as relações entre o funcionamento do organismo humano e o que ingerimos e as atividades que praticamos. Entretanto, é preciso que você também saiba sobre como os comportamentos são estabelecimentos e, mais ainda, como quebrar esses padrões.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Ouse Quebrar Seus Paradigmas

A quebra de padrões limitantes não auxilia apenas em nosso crescimento profissional. Essa é uma necessidade da nossa vida, quebrar os modelos que estabelecemos e que se tornam paradigmáticos em nossa jornada evolutiva.

PSC

Nós introjetamos discursos que se tornam crenças e nos impedem de experimentar outra forma de estarmos no mundo, uma nova forma de comportamento. Elas também nos impossibilitam de ver uma nova forma de relacionamento com o outro, conosco, com nosso corpo, nossas emoções e, porque não, com nossa alimentação.

– Comida saudável é cara, é ruim, é sem graça, não alimenta. Atividade física só cansa, não consigo estabelecer regularidade, não sei malhar sozinho. Só pessoas magras são saudáveis! Ser gordo é ser feio! Quanto mais magro melhor… Enfim, poderíamos enumerar uma série de discursos que são danosos para nossa saúde e para nossa concepção de mundo, de beleza de nossa imagem de nós mesmos. Elimine estes pensamentos de sua vida!

Se Permita Vencer os Padrões Negativos

Vamos quebrar esses padrões? Faz sentido pra você que a relação entre saúde, alimentação, atividade física e a percepção de nós mesmos, nossa autoimagem, estão intimamente ligadas e devem ser trabalhadas em conjunto? É dessa forma que precisamos tratar estas questões.  Neste sentido, responda os seguintes questionamentos:

  • Como está seu bem-estar hoje? Há alguma coisa física, mental ou espiritual que te incomoda?
  • Como você se alimentou hoje?
  • Quais atividades físicas você fez na última semana?
  • De 0 a 10 quanto o seu corpo tem tido da sua atenção?
  • Com relação a sua alimentação e ao seu bem-estar físico, se você pudesse voltar no tempo, na última semana, o que você faria diferente?
  • Quais ações você poderia propor para que a próxima semana fosse um pouco diferente?

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Entenda que as respostas estão dentro de você e que sempre é tempo de começar, mudar hábitos e ousar fazer diferente. O ser humano é um agente de mudanças e, como tal, pode promover, em sua própria, vida resultados  duradouros e extraordinários quando se dedica verdadeiramente a conquistar o seu melhor.

Experimente experimentar novos alimentos, conhecer outros sabores, fazer outras atividades físicas. Tudo está ao seu alcance, seja criativo e busque entender como o seu corpo e a sua mente reagem aos seus novos hábitos.

Seja emagrecer, ser promovido, se alimentar melhor – acredite em seu potencial infinito, pois é a sua crença em conjunto com os seus comportamentos positivos que mostram, na prática, o quanto é capaz!