Voltar

Quatro dicas de etiqueta profissional

Publicado em | 0 comentários

Saber se comportar de forma adequada e mostrar postura profissional dentro do ambiente de trabalho são medidas essenciais para manter um bom relacionamento e ser visto com bons olhos diante de superiores e colegas de empresa.

Por isso, ter etiqueta profissional é fundamental. A etiqueta profissional pode ser definida como normas de conduta que cada profissional deve seguir dentro dos padrões e política da empresa, visando o bom convívio e a harmonia no local de trabalho.

Depositphotos.com / depositedhar Adotar um comportamento adequado e mostrar postura profissional garantem bom relacionamento no trabalho.

 

Confira quatro poderosas dicas de etiqueta profissional e saiba qual a melhor maneira de se portar no trabalho:

Bom relacionamento no ambiente de trabalho
Uma vez que passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, saber conviver em harmonia com chefes e colegas é essencial. Por isso, cada um tem de aprender a conviver com pessoas que têm pensamentos, comportamentos, criação e culturas diferentes.

Evite falar mal da empresa e dos colegas
Lembre-se de ser profissional quando estiver em seu local de trabalho. Trate seus colegas com respeito e evite falar mal da empresa ou de outros colaboradores. Isso, além de antiético, pode manchar sua imagem profissional. (Leia mais sobre ética no trabalho)

Seja pontual
A pontualidade é uma característica que demonstra responsabilidade e respeito com as políticas da organização. O horário de expediente existe para ser cumprido, por isso, evite atrasos constantes.

Quando não puder chegar no horário estipulado, seja por conta de um compromisso importante ou algum imprevisto, lembre-se de avisar seus superiores com o máximo de antecedência. Atrasos constantes e sem justificativa podem causar advertência e, dependendo do caso, até demissão.

Mantenha uma boa aparência
Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, tenha cuidado com a sua aparência. No local de trabalho, evite usar roupas curtas ou decotes, e dê preferência para roupas mais formais — como o terninho, no caso das mulheres, e roupa social para os homens. Evite, também, maquiagens chamativas e acessórios extravagantes.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!