Natasa Adzic/Shutterstock O Anahata é o chacra do coração, do amor universal e incondicional

Acostumamos-nos, desde crianças, a relacionar o sentimento de amor ao coração e nunca nos deram uma resposta convincente do porquê dessa relação. Uma das explicações possíveis é de origem védica, que liga o chacra do coração às emoções sutis como o amor.

Anahata significa intocado. Ele vigia o ritmo do coração e também do sistema imunológico, através da glândula Timo. O amor é a elevação das emoções em um estágio mais puro e maduro, por isso esse chacra fica logo acima do chacra do plexo solar. Indivíduos que refinam suas emoções conseguem elevá-las de um chacra ao outro, chegando ao chacra cardíaco.

Por sua posição ele também é um intermediador entre os chacras inferiores e superiores. Não por acaso é o ritmo cardíaco que promove o equilíbrio do corpo, de suas funções, da respiração e de toda nossa condição de vida. Acordar o chacra do coração é fazê-lo pulsar com o ritmo da vida, emanando energias de união e afeto, pulsando amor em todas as nossas relações.

Anahata – O Chacra do Amor

Duas cores regem esse chacra: Verde; Rosa (Amor). A cor verde é relaxante do sistema do sistema nervoso, também promove a cura e representa a energia vital que circula nos meridianos. A cor rosa estimula o amor incondicional, está na casa dos tons vermelhos, mas numa dimensão bastante amenizada, longe das paixões e perto da maturidade emocional.

O elemento desse chacra é o ar. Os pulmões e a função respiratória estão intimamente ligados à circulação sanguínea. É através do sangue que o ar aspirado é levado a todas as células do nosso corpo fazendo-o respirar também. Dessa forma sua principal função é energizar o sangue e o corpo físico.

Sobre o amor que emana nesse ponto, não é apenas a sensação de amarmos verdadeira e incondicionalmente os demais, mas é também o ponto em que sentimos a energia do criador, a expressão do poder criador do qual somos resultado. Ele conecta o nosso coração ao coração universal. A consciência maior sente a abertura do chacra do amor, que me expande de mim mesmo e me leva até o social, o planetário, o universal.

PSC

Como características positivas podemos potencializar, nesse chacra, o Amor incondicional por todos e o amor do criador, a compaixão, o equilíbrio, a harmonia e a paz. Como características negativas, causadas pela não ativação desse chacra, estão o desequilíbrio, a instabilidade emocional, problemas de coração e circulação.

Adote os tons de verde-claro no vestuário ou mentalize-os iluminando seu peito na altura do coração para equilibrar esse chacra. Comer folhas e legumes não é bom, apenas como alimentação saudável, mas fortalece esse chacra cardíaco contribuindo para as energias do amor e do equilíbrio emocional, abrindo caminho para a consciência.

Passeios ao ar livre também são propícios. Escolha aromas florais e ouça música clássica. Passeios por parques e campos floridos são perfeitos para harmonizá-lo.

Gostou? Continue acompanhando meu blog e conheça mais sobre todos os sete chacras.