mulher com dúvidas

Fotovika / Shutterstock Ponderar cuidadosamente e avaliar todos os prós e contras da demissão evita que o profissional acabe frustrado ou arrependido.

Pedir ou não pedir demissão? Este é um dilema enfrentado por muitos profissionais que estão se sentindo insatisfeitos com seus empregos. Entretanto, antes de pedir para sair do emprego, é fundamental que o colaborador analise todos os aspectos envolvidos e, só então, definir qual a melhor decisão.

Ponderar cuidadosamente e avaliar todos os prós e contras da demissão evita que o profissional acabe frustrado ou arrependido. Neste sentido, alguns questionamentos importantes podem ajudar o trabalhador a esclarecer suas dúvidas e decidir, com clareza, o melhor caminho a seguir.

Questionamentos importantes sobre a demissão

Pergunte a si mesmo:

O que você busca com a demissão? Mudança de carreira, maiores oportunidades de crescimento, salário melhor, estabilidade? Tenha claro o propósito real de sua mudança.

Sua insatisfação é frequente ou pontual? Há quanto tempo você está descontente? É um fato isolado, decorrente de um problema de relacionamento com um colega, ou está relacionado à cultura da empresa? Se o problema é pontual, você pode tentar resolver o que lhe aborrece sem ter que abrir mão do emprego.

O que deve acontecer, na prática, para você mudar de ideia? Reflita se o seu chefe, a empresa ou seus colegas podem fazer algo que contribua para você ficar. Se todos estão dispostos a isso, abra-se para novas possibilidades.

PSC

Quais são os motivos para ficar e para sair? Faça uma lista minuciosa de todos os pontos positivos e negativos da empresa, releia todos, mensure quais se destacam mais e depois avalie cuidadosamente.

Você está preparado para ficar desempregado? Pedir demissão envolve ficar fora do mercado e sem uma fonte fixa de renda. Você tem condições de se manter sem o seu trabalho atual? Como pretende fazer?

A mudança é motivada por uma oportunidade em outra empresa? Se você recebeu um convite para trabalhar em outro lugar, antes de decidir, avalie o que a nova empresa tem que a atual não oferece. Explore as possibilidades de crescimento, considere o cargo oferecido, a remuneração e os benefícios, ponderando se realmente vale a pena trocar de emprego.

Quanto seus colegas e superiores influenciam seu desejo de sair? Avalie se seus colegas são mesmos terríveis ou se é você que tem dificuldades no relacionamento interpessoal. Pondere se sair do emprego vai resolver a questão e, caso o problema seja pessoal, busque ajuda para melhorar suas relações no trabalho.

Salário é o motivo para você pedir demissão? Segundo estudos, um colaborador insatisfeito que recebe aumento tende a ficar satisfeito com o novo salário por apenas três meses. Por isso, se sua única insatisfação for o salário, saiba que o aumento nunca será o suficiente para atender suas reais expectativas.

E você, também quer mudar de emprego e conquistar o sucesso profissional? Faça um Curso de Coaching e potencialize os seus resultados.