O coaching é a carreira que mais cresce no Brasil e no mundo. Estudos estimam que esse mercado movimenta aproximadamente U$ 2,3 bilhões ao ano somente nos Estados Unidos.

Isso demonstra a grande importância que o coaching tem assumido, não somente para o mercado e a economia mas também para a vida das pessoas, sobretudo preocupadas em se desenvolverem e conquistarem a melhor versão de si mesmas.

Mas afinal de contas,  você sabe realmente o que é e qual o valor deste poderoso processo?

Entenda o que é Coaching

Antes de mais nada vou te explicar o que é e como funciona essa incrível metodologia. Sua origem data na idade média e tem relação com direta com a palavra coche, que era usada para se referir aos condutores de carruagem, os cocheiros.

Já, a partir da segunda metade do século XIX, o termo passou a ser usado para denominar aqueles professores universitários que serviam e eram considerados como tutores de seus alunos, pois, fez-se a analogia de que, assim como os cocheiros, os professores iriam conduzir seus alunos, mas nesse caso, na vida acadêmica.

Algum tempo depois o termo passou por uma alteração se tornando o coach e adotado amplamente no esporte através dos técnicos e treinadores. Sendo que sua tradução literal é treinador(a). Sua função era potencializar as habilidades de seus orientados e foi com esse pensamento que surgiu o Coaching, para fazer com que as pessoas se potencializam e conquistem seus objetivos.

PSC

O Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente atualmente. Aliado a diversos conhecimentos de ciências como a Psicologia, Gestão de Pessoas, Administração, Neurociência, Recursos Humanos, Sociologia, o Coaching oferece resultados rápidos e permanentes em qualquer contexto, seja ele pessoal, profissional, social, familiar ou espiritual.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Trata-se de um método altamente eficaz para alcançar metas e objetivos por meio do desenvolvimento de habilidades, aprimoramento de competências e mudanças de comportamento com foco total no futuro.

Ao realizar o curso de Coaching, o profissional se torna coach, e está apto a fazer sessões de coaching com seu cliente (chamado de “coachee”) estimulando-o a sair do estado atual e alcançar o estado desejado no menor espaço de tempo possível, de maneira que ele conquiste tudo o que almeja de forma eficaz. Além desses cursos, existem outros que são direcionados não só para você aprender como ser um coach, como também para aprender técnicas que irão te ajudar a conhecer melhor a si mesmo e também a gerir sua equipe do trabalho e vida profissional.

Como escolher o melhor Curso de Coaching?

Antes de escolher qual curso de coaching é o mais adequado para você, primeiro é preciso definir quais são seus objetivos profissionais e pessoais. Avalie quais são suas necessidades nesse momento e confira a grade educacional de cada curso de coaching que você encontrar, vendo se ele atende ao que você tem buscado. Além disso, procure conversar com um profissional da área e peça dicas para saber qual o tipo de curso de coaching que melhor se encaixa com você. Outro ponto importante é saber escolher qual instituição você fará o curso. Para isso, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Qual é a reputação da empresa no mercado?
  • Os cursos dela me oferecem material e bagagem necessários para que eu adquira o máximo de conhecimento possível?
  • Ela possui MBA e Pós-Graduações? Qual a avaliação de cada um deles?
  • A empresa oferece uma boa quantidade de materiais para estudo na internet ou não há informações sobre como ela trabalha e orienta seus alunos?
  • Ela possui ex-alunos de destaque que atuem em grandes empresas ou apenas conta com depoimentos aleatórios?

Ao ter essas dúvidas respondidas, você conseguirá analisar qual curso se encaixa melhor ao seu perfil e qual empresa terá a seriedade necessária para te orientar em sua jornada.

Quanto custa um Curso de Coaching?

Atualmente, os cursos de Coaching oferecidos pelo mercado variam entre R$ 13.000,00 a R$ 16.000,00. Isso vai de instituição para instituição. O preço pode parecer alto à primeira vista, mas comparado ao retorno que o curso traz, o valor se torna mais um incrível investimento, e não um dinheiro perdido. Independentemente do preço, um treinamento em coaching deve ser encarado como um investimento em sua vida pessoal e na carreira. Isso porque ele te oferece inúmeros recursos para que você potencialize sua atuação enquanto profissional e acelere seus resultados de forma muito rápida e permanente.

Por isso, antes de escolher uma instituição para fazer uma formação deste nível, é importante fazer uma boa pesquisa. Esse estudo deve abranger não apenas o preço, mas os diferenciais que agregam valor ao curso e que justificam o valor cobrado.

Considere também o corpo docente que aplicará o treinamento, quais certificações ele proporciona, seus benefícios, metodologia, o local onde é aplicado o curso, o atendimento da instituição, o relacionamento e suporte pós-curso e, principalmente, a expertise dos profissionais habilitados no que se refere às horas de sessões e atendimentos de coaching já executados. Dessa maneira, você terá garantia que o seu dinheiro será investido em uma organização séria que preza pelo seu conhecimento e sucesso pessoal e profissional!

5 Razões Para Fazer um Curso de Coaching

1 – Maior clareza e foco

Às vezes estamos muito envolvidos e não conseguimos ver o que está diante de nosso nariz. O coaching ajuda a ter maior clareza e foco, de forma clara e simples, aumentando sua compreensão, se entendimento e se concentrando no que é importante. O coach consegue ajudar o coachee a encontrar ferramentas para encontrar compreensão, clareza e foco com mais eficácia. 

2 – Maior responsabilidade

É tão fácil dar desculpas a si mesmo para deixar de fazer coisas que você sabe que poderia fazer, ou se convencer de que, se deixarmos passar para a próxima semana, tudo ficará bem. Ter um coach atuando como um parceiro nessa hora nos ajuda a manter nossos compromissos, porque quando pensamos em criar essas desculpas ao nosso coach, descobrimos o quanto eles podem ser de pouca importância. 

3 – Autoconfiança

Nosso pensamento negativo é um dos maiores inibidores do nosso sucesso. É tão fácil ver todos os problemas, as armadilhas e as razões pelas quais o fracasso nos espera, tanto que pode realmente nos impedir de sequer tentar.

Um bom curso de coaching pode te ajudar a imaginar o sucesso, a implementar um plano ou estratégia que ajudará você a criar confiança e a eliminar dúvidas. A confiança é fundamental para o sucesso, mas pode ser difícil construir nossa própria autoconfiança.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

4 – Melhores ideias

O coaching pode te ajudar a entender melhor qual melhor ideia seguir, ou seja, onde podemos chegar. Talvez uma simples ideia pode ser a melhor opção. As ideias precisam ser estimuladas e desafiadas, pois isso, o coaching ajuda a melhorá-las ou a perceber que existem soluções melhores para você escolher. 

5 – Melhor Tomada de Decisão

Todos nós temos nossos preconceitos, nossas ideias preconcebidas, ou crenças limitantes sobre pessoas ou situações que podem realmente ser prejudiciais para o nosso desempenho e tomada de decisão, impedindo e interferindo no nosso julgamento. O coaching pode ajudar a entender melhor nossa visão imparcial, a diferenciar a realidade da percepção e a ver as coisas como elas realmente são, fazendo escolhas melhores. 

Sabendo quanto custa e todas as vantagens que um curso de coaching podem proporcionar em nossas vidas, uma pergunta pode surgir, afinal, onde devo investir meu dinheiro?

Qual curso de Coaching devo fazer?

É importante lembrar que não se trata de um curso barato, então devemos estar muito atentos para que o nosso dinheiro seja investido em uma instituição referência e que preze ao máximo a qualidade do ensino e que tenha a grande preocupação de formar coach’s altamente capacitados para a vida e o mercado de trabalho.

São com essas questões em mente que eu recomendo o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Entenda que isso vai muito além do fato de eu ser o presidente do instituto. Minha recomendação está relacionado a dois fatos, o primeiro deles da minha certeza em lhe dizer que o IBC é uma instituição com o foco de fazer com que as pessoas conquistem a melhor versão de si mesmas.

Para isso investimos não somente na área pedagógica, com profissionais altamente capacitados e prontos para oferecer um ensino de extrema qualidade, mas também em toda nossa infraestrutura e tecnologia. Deste modo eu lhe asseguro que estamos prontos para oferecer uma experiência incrível da qual você não irá se arrepender.

O segundo ponto é todo reconhecimento que adquirimos e nos mantém como referência em coaching não só no Brasil mas no mundo. Afinal de contas o IBC possui diferenciais de peso como:

  • Reconhecimento de 5 instituições internacionais de renome no Coaching
  • Formação de mais de 1000 turmas em Coaching 
  • Certificação ISO 9001
  • Cursos e imersões com resultados cientificamente comprovados
  • Parceria da Universidade de Ohio, nos EUA.
  • Mais de 600 colaboradores além de uma estrutura de ponta, pronta para garantir todo conforto, segurança e principalmente, uma capacitação de excelência.

 

É lá que você encontrará o exclusivo PSC – Professional & Self Coaching, nele você terá diferenciais de peso como:

  • Carga horária mais completa de um curso de Coaching no Brasil
  • 6 titulações para aplicar o Coaching em diversos contextos
  • Presença em mais de 96 cidades do Brasil
  • 4 certificações internacionais
  • Certificação de extensão universitária.

Mas então, este artigo foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos! E para conhecer mais dicas de coaching e empreendedorismo, continue lendo os artigos aqui do blog!

Copyright: © Depositphotos.com / gustavofrazao