Ser um empreendedor está na moda, mas você sabe exatamente o que isso significa? No texto de hoje vou explicar o conceito de empreendedorismo. Você verá como os profissionais que compreendem o termo e o aplicam estão mais aptos para resolver problemas cotidianos da melhor forma possível e agregar mais valor à empresa, proporcionando melhores resultados. Continue lendo para saber mais!

 

O que é empreender

 

A palavra empreendedorismo vem do verbo empreender. A definição é de quem tem atitude por iniciativa própria para agir ou idealizar novos métodos para desenvolver produtos, processos ou serviços.

 

O termo empreendedorismo é muito empregado para definir o ato de abrir uma nova empresa. No entanto, o seu conceito vai muito além no mundo corporativo e revela uma capacidade de identificar oportunidades, principalmente diante de situações e problemas, transformando-as em um negócio lucrativo.

PSC

 

A proatividade, a criatividade e a motivação são as três principais características de um empreendedor. Esse profissional faz as coisas acontecerem, porque sempre está motivado com boas ideias. Com o combustível renovado diariamente ele consegue enxergar as oportunidades e sabe transformá-las em resultados efetivos. É possível que esse perfil seja um forte candidato para cargos de liderança e gestão.

 

A maior marca do perfil empreendedor é não ter medo de correr riscos. Como está focado nos seus objetivos, sabe direcionar bem todas as suas ações para alcançá-los. A confiança, portanto, também faz parte do repertório desse profissional, já que acredita no seu potencial para colocar em prática aquilo que deseja.

 

Um ponto que ajuda muitas das pessoas com essa característica é a psicologia positiva, uma área de estudo que busca provar que é possível encontrar a positividade em diversos tipos de situações. O curso Psicologia Positiva do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é muito interessante para você que deseja aprender e usar essa filosofia de vida no seu dia a dia profissional ou pessoal. Nessa formação o coachee irá aprender sobre emoções positivas, engajamento, fluidez, relacionamentos construtivos e realizações.

 

O empreendedor também é uma pessoa consciente de que existe a possibilidade de fracassar. Mas ele sabe que se chegar a acontecer algo fora do planejado, ele irá encontrar uma maneira de consertar e ainda irá encarar tudo como uma forma de aprendizagem.

 

Aliás, essa consciência de que existe a chance de dar certo e de dar errado é consequência de um profundo autoconhecimento. Com a compreensão de si mesmo é possível encontrar quais são os traços positivos que temos tanto no trabalho quanto em casa. Mais do que isso: como é possível desenvolver ainda mais essas características para que você se torne um ser humano ainda mais esplêndido. O exercício também permite encontrar aqueles pontos que precisam de uma forcinha para ser moldados de uma maneira diferente para que se encaixem melhor na sua vida profissional ou pessoal.

 

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do IBC é excelente para quem busca por ferramentas para praticar o autoconhecimento. Além de se descobrir, o curso permite que você capacite suas habilidades de liderança, de criar e sustentar relações interpessoais, de positividade e de inteligência emocional.

 

Como tem uma boa visão analítica sobre a empresa e o mercado como um todo, o profissional com esse perfil toma a iniciativa de propor soluções realistas e aplicáveis. Isso abre as portas para a inovação constante e ajuda a organização a produzir riqueza explorando novos produtos, mercados, organização, formas de produção, enfim, utilizando aquilo que tem de uma forma criativa. Contar com colaboradores assim contribui para aumentar os lucros e valorizar a organização perante os seus clientes.

 

Por que só se fala em empreendedorismo

 

O conceito empreendedorismo foi utilizado pela primeira vez na década de 1950, pelo economista Joseph Schumpeter. Desde então, nunca mais saiu dos holofotes do mundo corporativo. É muito importante frisar que o termo ganhou ainda mais combustível com o boom da startup e da fintech, um tipo de startup que soluciona diversos serviços financeiros que seriam exclusivos de bancos e seguradoras. Locais como o Vale do Silício, nos Estados Unidos, e o San Pedro Valley, em Minas Gerais são exemplos de regiões com alta concentração de empreendimentos desse tipo.

 

Com tanta concorrência, as empresas precisam inovar constantemente para se destacar e garantir a sua competitividade. Por isso, os proprietários, os gestores e os líderes entenderam que a inovação pode vir de diversas maneiras e de diferentes origens. Veja algumas delas:

 

  • Profissionais atualizados: os trabalhadores que estão sempre pesquisando por novas tecnologias e procuram se atualizar com as novidades são os perfis empreendedores. Eles têm mais chances de conseguir as melhores vagas no mercado de trabalho, uma vez que transformam o seu conhecimento em novos produtos e potencializam o crescimento da empresa para a qual prestam serviços.
  • Parcerias com startups/fintech/empresas menores ou criação de oportunidades para troca de conhecimento: aqui vão alguns exemplos para falar de renovação de portfólio e parceria. O Itaú Unibanco abriu uma incubadora de startups, chamada Cubo Coworking. Além disso, a instituição financeira também investiu na compra da maxiPago!, que oferece soluções de pagamento, conciliação de mercado e ferramentas antifraude. Outro exemplo é o Banco do Brasil e o Bradesco que selaram uma parceria chamada banco CBSS. Um dos resultados desse trabalho foi o Digio, uma plataforma que permite solicitar cartão internacional sem complicação.
  • Modernização de equipamentos e processos: a consciência empreendedora está sempre em busca das melhores ferramentas para poder entregar o melhor trabalho. Não é toa que um profissional atualizado sempre sabe quais são os melhores serviços e produtos que podem contribuir efetivamente para a otimização dos processos internos da organização.

 

Viu como uma empresa também pode adquirir esse lado empreendedor? Basta dar espaço para as novas ideias, tecnologias e mudanças sociais!

 

Dica de leitura

 

É sempre bom escolher um livro inspirador como aquele que irá ficar na cabeceira. Imagine dormir após ler sobre a modernização, o autoconhecimento e a inovação. Essas ideias com certeza irão inspirar bons sonhos.

 

Se você quiser se aprofundar no assunto do empreendedorismo, é só ler meu livro “Empreendedorismo e Coaching – Pessoas Inovadoras Empreendem”. A leitura vai motivar você a encontrar o espírito empreendedor que existe no seu eu interior.

 

Aceite a inovação

 

Não basta apenas fazer o discurso sobre a necessidade de inovação e não fazer nada. Ou pior: impedir que ideias novas e criativas tenham espaço na sua empresa. Incentive discussões saudáveis e cheias de inspiração no seu time. É provável que você ganhe novas concepções para aplicar no dia a dia ou até criar um novo produto ou serviço.

Para concluir, diversos empreendedores se destacam no mundo corporativo por surgirem com produtos, conceitos e ideias tão inovadoras que realizaram uma grande mudança no segmento em que atuam. O empreendedorismo resulta em mudanças positivas, na evolução constante do que já está defasado e por isso é importante estar presente em todos os âmbitos de nossa vida.

 

Agora que você já leu o conceito de empreendedorismo está mais claro? Se tiver dúvidas ou observações é só escrever nos comentários!

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