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Qual é o conceito de qualidade nas empresas?

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de março de 2018

A maioria das empresas trabalha em setores em que há forte concorrência. Para ganhar mais importância para o consumidor, muitas organizações buscam se equiparar ou superar seus competidores com uma gestão de qualidade detalhista. O processo visa à análise de produtos, processos, questões internas e as tendências ditadas pelo setor e pelos consumidores. Acompanhe o artigo para entender mais sobre o assunto!

O que é gerir a qualidade

O conceito de gestão da qualidade está ligado à necessidade de organizar os processos de um departamento e de toda a empresa, estabelecendo padrões mínimos para o desempenho das atividades. O objetivo é criar um modelo de excelência que sirva de guia para que sempre se alcancem os melhores resultados possíveis não importando qual seja a equipe atual. Com isso, é possível obter benefícios internos e externos.

Falando internamente, ao adotar um sistema de gestão de qualidade, a organização consegue controlar e melhorar seus processos de forma rápida. O estabelecimento do modo de proceder mais adequado evita que as atividades sejam feitas de forma errônea e que possam interferir na qualidade final do produto ou serviço. Isso também facilita a integração de novos trabalhadores que precisam entender rapidamente como as etapas das atividades funcionam.

Além disso, os procedimentos cooperam para que as equipes trabalhem em sinergia, tenham empatia, busquem por mais conhecimento, tenham boas relações interpessoais e entreguem um trabalho cada vez melhor. O processo ainda tem mais vantagens! Ele pode se tornar um modo de criar um canal de comunicação claro entre a empresa e os funcionários. E ele também pode demonstrar a preocupação da empresa em deixar os colaboradores cada vez mais capacitados.

Agora falando das vantagens externas, a aplicação de um padrão de qualidade influencia diretamente os consumidores finais e os fornecedores. Afinal, eles dependem do seu trabalho para consumir ou para fazer com que a empresa deles continue a funcionar. Desse modo, é mais fácil conseguir o primeiro contato e a fidelização. Somado isso, ainda existe a propaganda espontânea que pode ser feita por aqueles compradores embaixadores da marca.

O que é a NBR ISO 9001

A NBR ISO 9001 é uma normativa que estabelece uma série de padrões de excelência de qualidade, sendo a principal referência quando falamos de um sistema de gestão da qualidade. Muitas empresas se esforçam para se adequar às normas estabelecidas pela ISO 9001 com processos mais rígidos. Além de seguir as regras, essa certificação tem como objetivo mostrar ao cliente que seu produto tem qualidade. Afinal, atualmente os clientes têm acesso a muitas informações na internet.

Tendências e mudanças

É essencial lembrar que os padrões de qualidade podem sofrer alterações de acordo com a ação de agentes internos e externos. No caso dos internos, posso citar os empregados que sugerem mudanças positivas ou aqueles que cometem erros, fazendo com que todos percebam que o processo tem falhas. No caso dos itens externos, fiz uma lista com alguns deles para você conferir:

  • Regras normativas: é possível que o governo federal, estadual ou municipal precise fazer mudanças regularmente. Por isso, é essencial sempre ficar atento aos comunicados do governo e se atualizar com as notícias dos grandes portais de comunicação.

 

  • Mercado: ainda é possível que seus competidores ou até mesmo empresas de setores similares tragam novidades e que estas virem moda. É sempre bom estar preparado para esse tipo de mudança lendo as novidades em sites especializados e conversando com colegas de outras empresas.

 

  • Criação de tendência: além de seguir regras criadas por outras corporações, é possível que você faça as suas próprias. Então, você será o desenvolvedor de tendências! Claro que é importante se lembrar de que talvez sua ideia não tenha tanto sucesso com o público final. Portanto, esteja abastecido de pesquisas prévias e tenha um plano de contingência caso algo saia do planejado.

 

  • Consumidor final: seu cliente será aquele que mais sentirá suas mudanças de nível de qualidade. É ele que irá identificá-las e ainda poderá comparar com outros concorrentes. Um dos modos de chegar ao objetivo que a maioria dos seus consumidores quer é fazer pesquisas de satisfação que analisam dados quantitativos e qualitativos.

Se você identificou mais algum agente externo que pode fazer com que os padrões mudem é só escrever nos comentários. Vou adorar ler o que você escreveu!

Consciência coletiva

Um modo de sempre entregar o trabalho ideal é criar a consciência da importância de atender aos padrões de qualidade e até de ultrapassá-los. Com esse pensamento em foco é mais fácil cumprir com metas, prazos e com as características necessárias das atividades.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem uma solução customizada especial para o mundo corporativo com ferramentas como workshops, desenvolvimento de competências, outdoor training e outros itens que podem ser criados e conduzidos especialmente para sua empresa.

Outro produto do IBC que pode se adequar a sua necessidade de fortalecer a mentalidade de nível de qualidade, é o Business Coaching. Esse método tem como objetivo aumentar o desempenho organizacional a partir do desenvolvimento e gestão de pessoas. Com essa formação será possível chegar a resultados usando novas competências, planejamento e capacitação profissional.

Vantagens de se ter um padrão de qualidade

Os benefícios de um sistema de gestão da qualidade e produtividade caminham por diversos setores da vida do colaborador desde o lado profissional até o pessoal. A empresa está investimento não só em um funcionário mais capacitado, mas também em resultados melhores.

Em longo prazo será possível verificar o avanço da criação de uma consciência coletiva em relação aos padrões de qualidade que devem ser cumpridos. Se a maioria dos funcionários, incluindo gestão e líderes, possui esse pensamento será mais fácil sustentá-lo e transmiti-lo para outros colaboradores.

Com o passar do tempo, também será possível observar o progresso dos lucros, os indicadores de qualidade mais satisfatórios, o crescimento da aceitação e da fidelização dos clientes, o avanço da capacidade competitiva perante a concorrência e a redução dos custos. Além disso, a empresa e os colaboradores poderão sentir o cotidiano mais simples com de processos assertivos, o crescimento da motivação, a sinergia entre equipes, as melhorias nas práticas de gestão e maior desenvolvimento das competências e os conhecimentos de todos.

Todas as ações relacionadas à entrega de um produto ou serviço melhor são extremamente relacionadas à saúde da sua marca. O impacto dessa preocupação poderá ser refletido no estabelecimento da sua marca no mercado depois de anos da implantação do sistema de qualidade. Uma empresa saudável é lembrada de forma positiva por muitos anos podendo influenciar no desenvolvimento e até na criação de concorrentes. Isso também pode ser um imã para reter e conseguir profissionais considerados como talentos.

Agora é sua vez! Conte para mim: na sua empresa existe algum processo de gestão da qualidade? Compartilhe sua experiência!

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