No artigo de hoje vou explicar para você o que é a gestão organizacional e qual é o seu papel dentro de uma empresa, indicando qual é o impacto tanto para o empregado quanto para o empregador. Continue lendo para saber mais!

O que é gestão organizacional

A gestão organizacional é o planejamento de todas as ações que contribuem para o pleno funcionamento de uma organização, resultando no cumprimento de tarefas, metas e objetivos gerais.

Considerado um modelo de trabalho, a gestão organizacional é orientada por uma política de valores da própria organização que influenciam em todas as etapas dos processos de todas as áreas. Essas orientações devem estar presentes em procedimentos como:

  • Planejamento de ações internas ou externas;
  • Gestão de recursos humanos e materiais;
  • Estabelecimento de estrutura hierárquica ou horizontal;
  • Estabelecimento de escopo de cada funcionário;
  • Elaboração de planos de carreira;
  • Regras de remuneração;
  • Orientações de cultura organizacional;
  • Definição de benefícios.

Viu como a gestão empresarial pode impactar na empresa? Então, se não for bem implementada, pode ser um problema! Quando ela acontece de maneira planejada, é possível sistematizar todas as atividades organizacionais e mapear o potencial dos funcionários envolvidos, propondo melhorias sempre que necessário.

Por isso, muitos proprietários e gestores optam pela contração de uma consultoria para fazer uma avaliação e analisar quais são os pontos necessários para o estabelecimento de uma gestão organizacional efetiva.

Esse profissional ou empresa especializada trabalha na obtenção de conhecimento do modelo de negócio e da construção de estruturas internas. Tais sabedorias permitem que ele defina quais são os gaps internos que estão dificultando a obtenção de resultados ou até com o cumprimento dos processos.

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Quais são as principais vantagens

Com esse olhar que vai além do lucro simplesmente pelo lucro, é possível criar procedimento de avaliação, gerenciamento e controle que realmente influenciam positivamente na performance dos colaboradores e da empresa. Entre os seus principais benefícios, posso elencar os seguintes:

  • Planejamento da estrutura organizacional;
  • Crescimento da produtividade de todos os funcionários;
  • Desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e emocionais de colaboradores de todos os níveis;
  • Promoção da qualidade de vida em ambiente corporativo;
  • Aumento dos índices positivos de clima organizacional;
  • Mais aderência à cultura organizacional;
  • Elaboração de processos sérios de auditoria interna;
  • Mais interação entre departamentos;
  • Melhora na imagem da empresa para fornecedores, stakeholders, comunidade, clientes e mercado.

Sabe de mais alguma vantagem que não está na lista acima? É só escrever nos comentários no fim do artigo!

É bom salientar que esses benefícios não surgem de uma hora para outra. O processo de melhoria é gradativo e ele nunca deve parar. Ou seja: a corporação vai viver em constante evolução. Pense no quanto estar dentro de um local profissional que valoriza o autodesenvolvimento é bom para o progresso de cada funcionário! No fim das contas, a empresa lucra, contando com o desenvolvimento de cada pessoa que cooperou para isso.

Quem estiver no comando desse processo de implementação, deve ter um planejamento de curto, médio e longo prazo que contempla todas as necessidades e metas para cada uma das etapas. Assim, todos veem os resultados e entendem que há muito mais para se alcançar, principalmente a gestão. É interessante também comunicar os outros funcionários a respeito dos avanços para que todos sintam que o trabalho está realmente fazendo a diferença.

Qual é a importância

As mudanças constantes e o desenvolvimento de tecnologias no cenário corporativo atual tornam a gestão organizacional eficaz ainda mais fundamental. Por meio dela, é possível criar métodos e técnicas de atuação que garantem a adaptação, sobrevivência e competitividade sadia de uma empresa que quer ser relevante no mercado.

Uma organização que não desenvolve uma gestão organizacional estruturada em estratégias, revisão dos processos e avaliação constante dos resultados alcançados em comparação com os esperados, está em desvantagem. Isso é ainda mais alarmante, se considerarmos o cenário dinâmico em que vivemos. Uma gestão empresarial bem-feita se preocupa com as necessidades e avaliação do mercado em que a corporação atua para que ela se torne ainda mais confiável para os colaboradores, mercado, cliente e comunidade.

Quais são os principais pontos do funcionamento

Voltando a questão do conceito, a gestão empresarial ou organizacional, basicamente, abrange o entendimento dos negócios para delimitar mais assertivamente as estratégias que possibilitem alcançar êxito em todas as ações desejadas.

O primeiro passo para construir uma gestão empresarial bem-sucedida é definir adequadamente quais são as estratégias de negócio da empresa, considerando os seus princípios e valores. Esse conhecimento profundo inclui:

  • Olhar interno, que abrange os recursos organizacionais;
  • Olhar externo, que compreende mercado e competidores.

Diante dessa situação, você deve avaliar o desempenho da sua organização e montar um plano de ação para alcançar os resultados pretendidos.

Em seguida, é essencial considerar os processos organizacionais, que incluem o sistema operacional e o gerencial atuais de sua empresa. A partir dessa avaliação, os resultados serão efetivamente alcançados, já que a análise permite uma visão sistêmica de todo o conjunto de inter-relacionamentos das atividades.

Para quem está se perguntando para que isso serve, saiba que isso define se os recursos existentes serão suficientes e quanto esforço técnico e econômico é necessário para cumprir com as metas. Ou seja: tudo que é preciso para uma empresa ter lucro.

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A relação da gestão empresarial e do coaching

Agora que você já sabe mais sobre a gestão empresarial, chegou a hora de entender como ela se relaciona com o coaching. O método, que gera mais de U$ 2,3 bilhões/ano só nos Estados Unidos, utiliza técnicas e ferramentas de diversas áreas com a intenção de despertar o máximo das suas capacidades.

Por meio de técnicas e ferramentas testadas, o coaching pode fazer uma avaliação completa do seu negócio, trazendo uma visão sistêmica e mais completa do que é interessante ou não para o seu tipo de mercado. Esse processo permite a elaboração de um plano de ação de gestão organizacional factível e focado em resultados.

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Até a próxima, amigos queridos!

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