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Qual é a definição de gestão organizacional

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planilha de gestão organizacional

© Depositphotos.com / raywoo A gestão organizacional compreende todas as ações necessárias para o pleno funcionamento de uma organização.

A gestão organizacional pode ser entendida como o planejamento de todas as ações que contribuem para o pleno funcionamento de uma organização e contribuem para alcançar os objetivos dos seus empreendedores. Esse modelo de trabalho é orientado por uma política de valores da própria organização para planejar ações, gerir recursos, formar a estrutura hierárquica, elaborar organogramas de cargos e funções, bem como estabelecer o processo disciplinar e incentivos voltados aos funcionários.

Por meio da gestão empresarial, é possível sistematizar todas as atividades organizacionais e mapear o potencial dos atores envolvidos, propondo melhorias sempre que necessário para maximizar os resultados. Dessa forma, busca planejar, organizar, implementar, avaliar e controlar a performance empresarial, de modo a aprimorar os recursos técnicos-operacionais e qualificação dos colaboradores. Entre seus benefícios, estão o aumento da produtividade e promoção da qualidade de vida no ambiente corporativo.

É por meio da gestão organizacional que se planeja toda a estrutura organizacional, desenvolvendo competências gerenciais, criando auditorias internas para checar a qualidade dos processos, promovendo a interação entre os departamentos, elaborando políticas internas, normas e diretrizes, documentando todas as atividades e potencializando as operações.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ORGANIZACIONAL

As mudanças constantes e o desenvolvimento de tecnologias no cenário corporativo atual torna ainda mais importante uma gestão organizacional eficaz. Por meio dela, são elaborados novos métodos e técnicas de atuação que garantem às organizações se adaptar, sobreviver e estabelecer uma competitividade sadia.

Uma empresa que não desenvolve uma gestão organizacional estruturada em estratégias, revisão dos processos e avaliação constante dos resultados alcançados em comparação com os esperados, está em desvantagem no cenário dinâmico em que vivemos, diante da celeridade das mudanças.

Como a gestão empresarial também se preocupa com as necessidades e avaliação do mercado em que a empresa atua, tona a organização mais destacada no mercado e confiável para os seus parceiros.

COMO FUNCIONA

A gestão empresarial basicamente abrange o entendimento dos negócios para delimitar mais assertivamente as estratégias que possibilitem alcançar êxito em todas as ações desejadas.

O primeiro passo para elaborar uma gestão empresarial bem-sucedida, portanto, é definir adequadamente as estratégias de negócio da empresa, considerando seus princípios e valores. Esse conhecimento profundo inclui olhar interno (que abrange os recursos organizacionais) e olhar externo (que compreende mercado e competidores). Diante disso, você deve avaliar o desempenho da sua organização e montar um plano de ação para alcançar os resultados pretendidos.

Em seguida, você deve considerar os processos organizacionais, que incluem o sistema operacional e o gerencial atuais de sua empresa. A partir dessa avaliação, os resultados serão efetivamente alcançados, já que permitirá uma visão sistêmica de todo o conjunto de interrelacionamentos das atividades. Isso é muito importante para definir se os recursos existente serão suficientes e quanto de esforço técnico e econômico será necessário para alcançar os resultados.

GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING

O coaching utiliza técnicas e ferramentas de diversas áreas que possibilita uma avaliação completa do seu negócio, permitindo elaborar uma gestão organizacional mais eficiente para conseguir ótimos resultados.

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