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Qual a Importância do Alinhamento de Expectativas Dentro da Empresa?

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reunião de alinhamento de expectativas

Andrey_Popov A importância do alinhamento das expectativas

Imagine a seguinte situação – a empresa deseja uma coisa e os seus funcionários querem outra completamente diferente. Só de imaginar já sabemos que isso é negativo para qualquer organização, pois demonstra, na prática, a total falta de alinhamento de expectativas com seus colaboradores.

Empresas são feitas de pessoas que são responsáveis por conduzir os seus processos, liderar as equipes, atuar diretamente na idealização e desenvolvimento de seus projetos, na correção de seus pontos de melhoria e na aplicação das estratégias de crescimento e lucratividade. Portanto, sem o engajamento dos seus profissionais, sem a sua participação efetiva, os resultados dificilmente acontecem.

Os colaboradores, por sua vez, ao entrar numa organização também têm suas próprias expectativas profissionais, suas metas e objetivos, querem ser ouvidos, vistos e valorizados, contar com líderes inspiradores, que lhe ajudem em seu aprimoramento e, especialmente, ter projeções de crescimento compatíveis com seus anseios na carreira.

Por tudo isso, alinhar as expectativas da organização com as expectativas dos seus funcionários é essencial para que ambos possam caminhar juntos, compreender mutuamente seus anseios e trabalhar conjuntamente para o alcance efetivo dos resultados. Digo isso porque uma empresa não vai a lugar nenhum sem seus profissionais, do mesmo modo, um colaborador que não é valorizado também não vê chances de evoluir profissionalmente e acaba ficando desmotivado e nada produtivo.

 

Como Trabalhar o Alinhamento de Expectativas

Segundo o escritor americano, James C. Hunter, autor do livro best seller de liderança – O Monge e o Executivo;  “Sem confiança, uma organização é um castelo de cartas”. Isso quer dizer que se a empresa não confia em seus funcionários e, se os funcionários não confiam em sua empresa, dificilmente conseguirão alinhar suas expectativas e obter os resultados esperados.

O alinhamento consiste em entender quais são as metas e objetivos estratégicos da instituição e como a equipe se encaixa nisso, como também parte do interesse da organização em conhecer e atender as necessidades de seus profissionais. Podemos dizer que esta é uma relação que deve ser recíproca, onde cada parte dá o seu melhor para chegar a um denominador comum.

Profissionais que se sentem reconhecidos e valorizados são mais produtivos e engajados de que outros que apenas trabalham pela empresa, sem ter nenhum alinhamento com os seus anseios. Por isso, é importante que a organização assuma um compromisso verdadeiro em criar uma reciprocidade com seus colaboradores e dê a eles a oportunidade de desenvolver e mostrar suas competências, habilidades e diferenciais.

Mas não é só, também é essencial que a instituição esteja disposta a oferecer os benefícios e as oportunidades que a equipe busca e que seja capaz de reconhecer a dedicação de seu capital humano de forma justa e honesta.  A colaboração deve ser de ambos para que os resultados extraordinários sejam de ambos também.

Pense nisso e faça já o alinhamento de expectativas dentro da sua empresa. Todos só têm a ganhar!

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