Voltar

Qual a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo?

Publicado em | 0 comentários
Qual a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo?

Goodluz/Shutterstock O trabalho em equipe cria sinergia entre as pessoas e produz melhores resultados

Você sabe qual é a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo? À primeira vista parece que estamos falando da mesma coisa, mas não se engane, existem sim grandes diferenças.  Por isso mesmo, como profissionais e líderes é importante entender bem suas funções e delimitações e, como cada modelo, ajuda ou atrapalha no desenvolvimento e execução das tarefas.

Ficou interessado em saber como cada um funciona? Continue lendo este poderoso artigo e saiba a resposta para esta pergunta na sequência. Ah, e ao terminar de ler o texto, lembre-se de deixar seu comentário sobre o assunto, compartilhar sua opinião e experiências práticas com estes tipos de trabalhos.

Diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo

Lembra como era fazer um trabalho em grupo na época do colégio? Cada aluno ficava com uma parte do livro, que teria que apresentar ou fazer o resumo, e ia para sua casa, fazer sozinho, a parte que lhe cabia. No dia marcado, era só juntar as partes, entregar o material para o professor esperar a nota.

Embora tivéssemos um objetivo em comum, o fato é que cada um fazia seu trabalho de modo isolado, sem entender ao certo o que o outro fez. Não havia realmente um senso coletivo e uma noção de que aquilo era importante para todos. Tanto é, que sempre tínhamos um ou outro colega que não fazia sua parte e sobrecarregava os demais.

Já o trabalho em equipe era bem diferenciado. Nele todos os membros têm funções e atividades bem definidas e, juntos, tem que construir o resultado. Se um não fizer sua parte, todos perdem, e quando todos dão o seu melhor e se complementam mutuamente, a vitória é certa.

Voltando aos tempos de escola, vamos lembrar – nos também das equipes esportivas de vôlei e futebol, por exemplo, que amavam esportes e tinha prazer em competir juntos. O espírito de equipe era o que unia os atletas e os fazia buscar sempre triunfar. Com o auxílio do líder, técnico ou coach, os jogadores tinham, dentro de fora de campo, o direcionamento necessário para seguir uma estratégia, atacar e defender do momento certo, e marcar o gol ou o ponto.

Nos esportes coletivos vemos isso mais claramente, pois quando algo vai mal com um dos atletas, a equipe deve buscar renovar suas energias e autoconfiança e trazê-lo de volta. No trabalho na empresa, não é diferente, pois quando realmente trabalhamos em equipe unimos nossos conhecimentos, experiências e habilidades para alcançar resultados extraordinários.

Por isso, é muito importante entender a diferença entre trabalhar em grupo, de modo isolado e descoordenado, e trabalhar em equipe, onde há um senso maior de integração e organização, todos reconhecem a importância um do outro, valorizam seus diferenciais e usam em favor de todos.

Sabendo de tudo isso e ai, como você prefere trabalhar? E como vai atuar de agora em diante: em grupo ou equipe? Comente e compartilhe sua opinião!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!