Competência Essencial sendo discutida

Garagestock/Shutterstock Fazer um bom atendimento é uma competência essencial que toda empresa deve ter

Uma competência essencial, também conhecida como Core Competence, é uma característica que torna uma empresa mais competitiva no mercado. Com a concorrência cada vez mais acirrada, quem deseja sair na frente precisa investir em alguns pontos a fim de entregar melhores produtos e serviços com um atendimento ao cliente de qualidade.

Confira a seguir quais são as competências mais importantes para uma empresa e veja porque é tão importante desenvolver estes atributos.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Competência Essencial: Confira 2 Exemplos

Para deixar a definição mais clara, mostrarei dois exemplos simples de competências essenciais que se destacam no dia a dia de uma organização. Continue lendo e confira:

Troca em Loja Online Sem Custo –

Existem diversas lojas online de roupas no Brasil, muitas com produtos e preços semelhantes. Neste caso, para se destacar em meio às outras, algumas empresas oferecerem a possibilidade de realizar a troca de peças gratuitamente, ou seja, sem nenhum custo de envio para o cliente. Assim meio da troca reversa gratuita, o cliente pode trocar seu produto e ter uma experiência de compra diferenciada.

Entrega Rápida –

PSC

As lojas que oferecem um prazo menor para entregar os produtos comprados pelos clientes costumam ser sempre as mais procuradas. Aquelas que contam com ótimos preços, mas têm prazos mais longos, costumam ficar para trás.

Competências Essenciais Para Empresas

Veja quais são as características que podem fazer com que empresas de qualquer setor se destaquem em meio à concorrência e analise se o seu negócio já tem estas políticas em sua cultura organizacional.

Inovação: as empresas inovadoras, que estão sempre buscando formas de melhorar, seja em relação aos produtos ou serviços ofertados, atendimento, entrega, entre outros, certamente conquistarão muito mais clientes do que aquelas que continuam oferecendo tudo igual. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e é importante atingir suas expectativas e, até mesmo, surpreendê-los.

Qualidade: algumas pessoas afirmam que a qualidade não é nada mais do que a obrigação de qualquer empresa. Por mais que isso seja verdade, sempre é possível melhorar algo em um produto ou serviço. Para isso é interessante que a gestão implemente um projeto de melhoria contínua, a fim de que todos os envolvidos estejam sempre motivados a buscar formas de aperfeiçoar o que é oferecido aos clientes.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Serviço de Atendimento ao Cliente: seja ele presencial, por telefone ou chat online, um bom atendimento ao cliente é algo que faz toda a diferença na satisfação e no processo de fidelização de clientes. Mesmo que os produtos sejam ótimos, dificilmente alguém voltará a comprar de um estabelecimento que o atendeu mal. Realize treinamentos periódicos e acompanhe o trabalho daqueles funcionários que são a cara da empresa perante os consumidores.

Flexibilidade: esta é uma das mais importantes competências essenciais do negócio no cenário atual. As empresas que são flexíveis e conseguem mudar seus processos com facilidade se tornam mais competitivas porque acompanham as mudanças do mercado de forma mais ágil.

Presença na Internet: hoje em dia, estar presente na internet, principalmente nas redes sociais, é essencial. Por meio da rede é possível divulgar novos produtos e serviços, fortalecer a marca, além de estreitar os laços com os clientes.

E ai, a sua empresa conta com essas competências essenciais? Compartilhe sua opinião nos comentários e cite também exemplos de empreendimentos diferenciados e que você considera as mais relevantes atualmente.