Embora não exista nenhum profissional perfeito e possuidor de todas as competências consideradas ideais pela empresa, existem algumas habilidades técnicas e comportamentais que são consideradas indispensáveis por todas as organizações.
Cada empresa elege o conjunto de habilidades que são necessárias aos seus contratados. Algumas podem até ser mais flexíveis, mas é fato que as palavras de ordem do mercado de trabalho são qualificação e adaptação, independentemente do perfil e ramo de atuação da organização.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Qualidades profissionais mais valorizadas pelas empresas

Conheça quais são os principais pontos positivos que as organizações enxergam nos colaboradores atuais ou naqueles que estão sendo avaliados como candidatos. Confira:

  1. Comprometimento: os profissionais que mostram dedicação e “vestem a camisa” da empresa são considerados fundamentais. Isso porque, além de demonstrarem vontade de contribuir e se dedicarem com afinco, geralmente inspiram e motivam seus colegas a fazerem mesmo.
  2. Comunicação assertiva: os colaboradores com boa comunicação conseguem articulares as ideias com clareza para todo o tipo de público. Longe de ser prolixa, uma pessoa que se comunica bem sabe exatamente como medir suas palavras para transmitir a mensagem sem se alongar muito ou até chegar ao tédio. Um profissional com essa qualidade é útil tanto para passar as ideias mais gerais, quanto às demandas mais específicas.
  3. Bom relacionamento interpessoal: muito relacionado ao item acima, a criação e a sustentação de relacionamentos saudáveis em ambiente profissional é essencial tanto para o seu bem-estar, como para o seu marketing pessoal. Os problemas relacionados à convivência no trabalho são um dos principais empecilhos para o trabalho em equipe e a construção de resultados. As pessoas que têm facilidade em se relacionar e lidam bem com diferentes formas de agir e pensar, o que se chama Inteligência Social, são fundamentais para o bom funcionamento da organização.
  4. Capacidade de adaptação: com as constantes mudanças sociais, econômicas e organizacionais, as empresas buscam cada vez mais profissionais que estejam preparados para lidar com tudo sem desespero. A ideia é que eles consigam transformar os momentos de crise em oportunidades de inovação e crescimento.
  5. Resiliência: para lidar com as frustrações, os momentos de dúvida e as dificuldades causados por algum problema na empresa ou com o relacionamento entre colegas e gestores, o funcionário precisa ter controle de sentimentos. Isso significa não sucumbir às dificuldades e tampouco perder uma grande oportunidade de crescimento profissional. Lembre-se de que a empresa também não deseja perdê-lo para o primeiro desafio que aparecer. Seja forte!
  6. Equilíbrio emocional: muito ligado ao item anterior, o equilíbrio emocional não significa indiferença, mas saber lidar com as próprias emoções nos momentos de crise e incertezas sem deixar que isso abale sua produtividade e comprometa os seus resultados. A pressão, as cobranças, o acúmulo de funções e tarefas e o excesso de trabalho, por exemplo, podem aumentar significativamente o nível de stress. Por isso, é essencial saber controlar e lidar com os sentimentos, sejam eles nocivos ou positivos, aprendendo a usá-los em seu favor. O coaching pode ser um ótimo aliado nesse ponto, pois o método ensina sobre inteligência emocional. Ao praticar esse exercício, você é capaz de gerenciar as suas emoções, focando somente no que é preciso realizar no momento. Isso é excelente para a maioria das situações da vida profissional e pessoal, principalmente aquelas em que a pressão está em alta e é preciso chegar a uma solução com agilidade.
  7. Aprimoramento contínuo: os profissionais que buscam atualizar seus conhecimentos e incorporar novos (por meio de cursos, treinamentos, formação em coaching, palestras e leituras) evidenciam um perfil diferenciado e muito procurado pelas organizações. Este tipo de colaborador tem o conhecimento como um aliado a seu crescimento e, além de potencializar seus resultados, coopera para o aprendizado e desenvolvimento dos colegas. E alcance dos resultados
  8. Gerenciamento do tempo: pode parecer bobo, mas ainda tem muita gente que tem dificuldade em equilibrar as horas de trabalho com a quantidade de demandas sem perder a qualidade. É justamente por ser comum que estou dando relevância para esse ponto. É essencial entender se a quantidade de tarefas, os obstáculos para a realização delas e o seu conhecimento técnico podem ser encaixados no tempo que você tem disponível.
  9. Liderança: nem todos os colaboradores serão líderes. Mas é certo que, em algum momento, todos terão que assumir posturas e decisões comuns aos gestores. É este perfil de liderança que as organizações desejam. Seja proativo e crie suas oportunidades de mostrar à empresa suas habilidades no trato com as pessoas e na resolução de problemas. Isso o ajudará a escalar mais um degrau rumo ao sucesso profissional.
  10. Formação em coaching: como você já leu antes neste artigo, o coaching é uma forma poderosa de transformação. Uma formação em coaching oferece conhecimento técnico e prático sobre as ferramentas, técnicas e métodos, proporcionando ao profissional maior autoconhecimento, além da oportunidade de identificar e eliminar pontos que precisam de melhoria e potencializar competências e habilidades.


Por meio do método, o profissional consegue ampliar seus horizontes, melhorar seus comportamentos e criar um ambiente mais equilibrado. E o que é ainda melhor: tanto um coach (treinador) como um leader coach conseguem utilizar e aplicar em seu dia a dia os conhecimentos adquiridos durante a formação, impactando positivamente em todos a seu redor.
Eu tenho certeza de que você já possui algumas das características acima. Aquelas que você ainda não tem, basta desenvolver. Claro que não é um processo que ocorre da noite para o dia, mas é algo totalmente possível e trará benefícios incontáveis para a sua vida pessoal e profissional.
A percepção de que existe a necessidade da mudança demonstra maturidade e um passo a mais em direção ao sucesso. Saiba que esse esforço de análise e de alterações internas que você está dedicando-se agora será de grande valia em um futuro próximo. Só não se esqueça de dar o primeiro passo e jamais sair do caminho do autodesenvolvimento constante.
E você, quais competências possui desta lista? E quais são as que ainda precisa desenvolver? Deixe suas respostas nos comentários abaixo.
 
Até a próxima!
 
Copyright: 765674290 – https://www.shutterstock.com/pt/g/uberimages