Destacar-se no meio empresarial é uma tarefa que tem ganhado uma complexidade maior com o passar dos anos. O fechamento de antigos postos de trabalho, a abertura de novos postos alinhados aos avanços tecnológicos, o desenvolvimento do mercado digital, as mudanças nas regras da CLT e o crescimento do empreendedorismo são alguns dos principais fatos que contribuem para que o trabalhador fique em estado de constante evolução.

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Continue lendo o artigo de hoje para entender como o profissional deve se comportar nesse momento de transição. Acompanhe!

Mudança de modelo mental

Agora o profissional não deve mais basear suas atividades do dia a dia somente em estratégias tradicionais, mas construir ações que fujam da zona de conforto. Para chegar nesse nível de maturidade, é preciso pensar além dos conhecimentos técnicos básicos, desenvolvendo outras habilidades ligadas à criatividade, comunicação e inovação.

Claro que esse tipo de mudança de mindset não acontece da noite para o dia. É preciso se dedicar muito! Confira quais são as 5 principais ações que cooperam para que você se adapte às mutações do mercado:

1. Estude sozinho

Hoje em dia existe muito conteúdo disponível gratuitamente na internet. Você pode buscar pelos temas que mais lhe interessam e que tem relação com o setor em que você trabalha. Assim, você se mantém atualizado e ainda revisa velhos conceitos.

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Só que não absorva sabedoria de qualquer lugar. Pesquise por sites sérios que sejam autoridade no assunto. O artigo que você está lendo agora  e tantos outros aqui do meu blog são baseados no meu estudo diário e na minha experiência profissional de mais de 30 anos em treinamentos comportamentais.

2. Estude em grupo

Reunir colegas com interesses em comum para discussões saudáveis é uma grande oportunidade de aprender e de ensinar. Imagine quanta informação nova você pode obter de pessoas que trabalham em outras empresas ou áreas.

Vocês podem debater um assunto que está em voga ou uma tendência comportamental do mercado, trocar experiências, fazer a leitura de um texto profissional relevante e até criar dinâmicas para desenvolver novas capacidades. Aprendizado é o que não vai faltar!

3. Amplie seu networking

Muito ligado à dica de cima, é essencial que você cuide da sua rede de contatos constantemente. Ir em eventos (grandes ou não) e participar de fóruns e comunidades nas plataformas digitais são formas simples de conhecer e estabelecer relacionamentos com novos profissionais.

4. Estude em instituições de ensino

Abra sua mente para a educação contínua e comece a pesquisar por instituições de ensino de destaque. Busque por aquele curso que realmente complementa suas habilidades técnicas, aumenta seu leque de competências e contribua para o seu desenvolvimento comportamental.

Uma forma muito interessante para trilhar esse caminho de evolutivo é o coaching. O método é uma poderosa ferramenta para mudar uma pessoa, sem que ela perca a essência. As atividades propostas pelo coach (treinador) trabalham com o fortalecimento das suas qualidades, identificação de novas virtudes e eliminação ou manutenção de características sabotadoras.

A formação Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por exemplo, ensina os profissionais a como se tornarem líderes de alto desempenho. Com o tempo, o coachee (aprendiz) se torna capaz de fazer uma gestão assertiva voltada para performance.

5. Esteja atento

Imagine que a área que você trabalhe seja um quadrado. Agora saia dessa quadrado. Sim, isso mesmo! Esse negócio de trabalhar confinado em um único tema não funciona para o mercado atual. Agora você precisa pular para outros quadrados e até criar novos.

Para isso, esteja em constante contato com profissionais de outros setores, conversando com eles na empresa em que você trabalha ou com amigos de fora. Procure aprender o que eles fazem, quais são as novidades do setor e como as atividades deles pode influenciar no seu. Quem sabe você não aprende um novo método de trabalho que pode ser usado na sua área?

Outra forma de fugir do quadrado é buscar informações na internet. Pesquise por sites diferentes e por assuntos da moda que não estão conectadas diretamente com o seu dia a dia profissional. Como eu disse acima, é só ter cuidado com a veracidade da sua fonte.

Ok, mas o que o profissional moderno não pode deixar de ter? É só continuar lendo que você vai saber.

5 tipos de competências profissionais importantes para a carreira

Existem algumas características que estão em relevância no mercado e que já são consideradas por muitas empresas como fundamentais. Aprenda quais são elas:

1. Liderança

A liderança é, sem dúvida, uma das principais competências profissionais exigidas pelo mercado. A capacidade de gerir processos e conduzir pessoas é fundamental para profissionais que buscam crescimento no ambiente corporativo e sucesso na carreira.

Um grande líder é aquele que inspira e motiva pessoas, que conquista sua equipe pelo bom exemplo de suas ações. Trata-se de um profissional que conduz seu time por meio do diálogo, cooperação e colaboração mútua entre todos.

Só vale confundir líder com chefe, pessoa querida!

2. Organização

Saber planejar, organizar, conduzir e distribuir tarefas de forma eficiente é importante para profissionais que desejam ser bem sucedidos em qualquer área de atuação. A organização é uma competência essencial para dar bom andamento às demandas e processos do dia a dia. Aliás, tais habilidades são essenciais para alcançar a alta performance e grandes resultados.

Manter-se organizado em um cotidiano agitado não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

3. Foco

Esta é uma qualidade imprescindível dentro do ambiente de trabalho. Isso porque, sem foco, é impossível se concentrar nas atividades e realizar um trabalho de forma adequada e assertiva. O foco ajuda a manter a concentração nas demandas que realmente importam e evita que você se distraia com coisas desnecessárias e sem importância.

4. Controle emocional

Saber controlar as próprias emoções no contexto profissional é uma tarefa importantíssima e muito valorizada pelas empresas e organizações. Ter autocontrole ajuda a manter um equilíbrio emocional nos momentos de pressão e desafio, e evita que o profissional seja abatido pelas derrotas e frustrações comuns do dia a dia.

Para você ter uma ideia, o coaching, método que comentei acima, ajuda muita na construção desse amadurecimento profissional. Entre os diversos benefícios dele, está o exercício da inteligência emocional, que ajuda na administração de sentimentos em momentos de pressão,  marasmo, felicidade extrema e muitos outros.

Controlar as emoções é uma característica muito valorizada, afinal, isso mostra o quanto o profissional é preparado para aguentar situações de dificuldade e enfrentar desafios. Veja como usar a inteligência emocional a seu favor.

5. Comunicação

Sem uma boa comunicação é impossível realizar um trabalho de qualidade. Ela é importante em diferentes contextos profissionais, desde a forma como lidar com colegas de trabalho e superiores, até o momento de atender o mercado e, principalmente, os clientes da organização.

Esta é uma habilidade profissional importante e muito valorizada por chefes e líderes, uma vez que lidamos com pessoas o tempo todo e, por isso, precisamos transmitir ideias e opiniões de maneira clara, se fazendo entendido por quem está nos ouvindo.

Não é todo mundo que nasce com o dom da comunicação, porém é possível desenvolver esta habilidade e se tornar muito bom!

E você, quais outras competências considera importantes para o ambiente profissional? Deixe a sua resposta nos comentários abaixo e compartilhe o conhecimento!