Voltar

Quais são as principais qualidades de um líder?

Publicado em | 0 comentários
líder e equipe

© Depositphotos.com / sjenner13 Algumas das características fundamentais do bom líder são integridade, motivação, empatia, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade.

Um bom líder consegue extrair o melhor de cada pessoa, comandando sua equipe de modo que seus integrantes possam ter suas próprias ideias e agir de acordo com elas. Mas, para isso, é preciso que o líder tenha algumas características fundamentais que lhe conferem a credibilidade necessária a exercer o cargo de liderança.

Algumas das características fundamentais do bom líder são: integridade, firmeza, motivação, empatia, imparcialidade, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade. Além disso, é importante ter iniciativa, flexibilidade, determinação, responsabilidade, garra, dinamismo, serenidade e zelo.

Um bom líder precisa ter conhecimento do seu trabalho, ser ético e observador, saber influenciar as pessoas e se relacionar com outros, ser amigo e comprometido com a organização, sem ter medo de correr riscos. Ele também precisa respeitar para ser respeitado, saber ouvir e conversar, ter estabilidade emocional e capacidade de decisão.

Ser líder não é uma tarefa fácil e ter todas essas qualidades nem sempre é possível. O mais importante é tentar desenvolver o máximo possível de virtudes, de modo a ser cada vez melhor e estabelecer uma eficiente liderança na organização.

Qualidades de um líder

Percebe as oportunidades

O que muitos chamam de sorte, na verdade é o encontro da preparação com a oportunidade. Um bom líder não apenas percebe as oportunidades, como também está pronto para agarrá-las.

Persegue visões

Paciência e persistência são qualidades inerentes a qualquer líder. É preciso saber diferenciar a insistência da persistência — que também é muito importante.

Transforma problemas em situações

O líder tem a capacidade de enxergar as situações por diferentes ângulos, trazendo a tona diversas possibilidades de resolução, minimizando os problemas.

Traçam estratégias

O líder traça estratégias de modo que os bons resultados são alcançados não por acaso, mas por fruto de análise e planejamentos consistentes.

Exercem influência

A influência envolve utilização de meios que estimulam e incitam o pensamento e a opinião, bem como o comportamento.

Observam as pessoas

O bom líder também é um bom observador. Ele se concentra nas pessoas e em seu progresso, e sabe estimular a motivem para que todos realizem suas tarefas com eficiência.

Inspiram

O líder quer ter a certeza que o seu pessoal sabe da importância do trabalho e, por isso, é fonte de estímulo e inspiração para todos.

Gostou deste artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!