Mesmo contratando pessoas bem qualificadas por meio de processos seletivos criteriosos, não é garantido que elas estejam prontas para os desafios específicos da empresa. Por isso, é necessário investir em treinamento de pessoal, ferramenta que prepara e alinha os colaboradores aos objetivos e atividades da organização.

Contar com uma equipe de colaboradores bem capacitada é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Desde os altos níveis hierárquicos até os mais baixos precisam ser formados por profissionais competentes e alinhados com a cultura organizacional.

Importância do treinamento de pessoal

O mercado está em constante modificação e os profissionais precisam estar preparados para lidar com os mais diversos cenários para garantir à empresa competitividade constante.  Nesse contexto, é papel das organizações oferecer ferramentas e condições para a capacitação de seus funcionários.  

A área de RH (Recursos Humanos) é a responsável por criar programas de desenvolvimento e treinamento de pessoal. Essa estratégia pode beneficiar não somente os colaboradores que estão entrando na empresa, como também os mais antigos. Isso porque, essas capacitações objetivam promover e aumentar o conhecimento técnico dos profissionais.

Como se trata de um aprendizado desenvolvido pela própria empresa, o treinamento de pessoal permite capacitar os colaboradores de acordo com os valores e objetivos da organização. Como resultado, há o alcance da máxima eficiência condizente com hábitos apropriados para o contexto e cultura organizacional, o que aumenta a produtividade e evita o retrabalho.

Outra vantagem do treinamento de pessoal está na contribuição que oferece ao desenvolvimento de cada colaborador. Quanto mais oportunidades o profissional tem de se aprimorar, mais ele consegue maximizar as suas habilidades e enxergar o seu potencial infinito.

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Etapas do treinamento de pessoal

Como você pode perceber, o treinamento de pessoal oferece diversas vantagens à empresa e aos colaboradores. Por esse motivo, é utilizado por organizações de diversos setores. Para que seja realizado, precisa seguir as diretrizes de treinamento da Gestão de Qualidade da ABNT NBR ISO 10015:2001.

A norma objetiva orientar a empresa a identificar quando o treinamento é necessário, bem como a projetar, executar e analisar os seus resultados. Seguir essas diretrizes ainda contribui para que a empresa possa verificar se o procedimento adotado tem sido eficaz e, caso seja necessário, faça as melhorias adequadas.

Abaixo, resumo as etapas fundamentais para elaboração do treinamento pessoal seguindo as normas da ABNT.

1ª Etapa – Definição das necessidades da organização

O treinamento de pessoal precisa ser realizado de acordo com os objetivos que a empresa quer alcançar. Pode ser o aumento dos lucros, aumento da satisfação dos clientes, aumento da produtividade, aumento das vendas, redução de custos, redução de acidentes, redução da rotatividade de pessoas, entre outros. Para definir qual a necessidade de fazer o treinamento, é necessário avaliar o perfil da empresa, considerando seus recursos, política, visão, missão e valores. Esse diagnóstico permitirá montar um treinamento que trabalhe as competências específicas dos profissionais e permitam alcançar os resultados desejados.

2ª Etapa – Definição e análise os requisitos de competência

Nesta etapa, devem-se identificar as competências que precisam ser desenvolvidas para atender às demandas da organização. Essa análise pode ser feita a partir dos seguintes aspectos:

  • Visão dos próprios funcionários com relação às oportunidades de desenvolvimento que impactam no alcance dos objetivos pretendidos pela empresa;
  • Ações corretivas decorrentes de reclamações do público/cliente;
  • Pesquisa de mercado.

3ª Etapa – Análise Crítica das Competências

Utilização de ferramentas que permitam a clara identificação das falhas, competências, desempenhos, processos e resultados dos profissionais. É necessário que o método utilizado seja confiável e traga uma análise crítica a respeito das informações obtidas, de preferência com a participação de um especialista que saiba interpretar corretamente os dados obtidos.

Visando potencializar as organizações por meio do aprimoramento das pessoas, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC desenvolveu duas poderosas ferramentas de mapeamento comportamental capazes de acelerar, maximizar e sustentar os resultados.  São elas: Coaching Assessment e Avaliação 360º. Preparamos dois vídeos para explicar mais sobre essas ferramentas.

Coaching Assessment

Avaliação 360º

4ª Etapa – Definição das lacunas de competência

Esta fase compreende uma comparação entre as competências existentes com as desejadas, a partir dos resultados obtidos na aplicação dos métodos de avaliação.

5ª Identificação de soluções para eliminar as lacunas de competência

Este é o momento de elaborar treinamentos organizacionais adequados para suprir os “gaps” identificados na etapa anterior.

6ª Definição da especificação das necessidades de treinamento

Descrição precisa e objetiva dos objetivos esperados com o treinamento.

Após a aplicação do treinamento de pessoal, é necessário monitorar o processo, garantindo o alinhamento e a fidelidade no desenvolvimento dos pontos identificados. Ao final, deve-se fazer a mensuração dos resultados do processo, a fim de torná-lo cada vez mais efetivo.

Conheça algumas razões para treinamento de pessoal numa empresa

Se você é um gestor que está atento ao que acontece ao seu redor, irá perceber que o treinamento e desenvolvimento podem ser iniciados por uma variedade de razões para um funcionário ou grupo de funcionários. Segue abaixo várias dessas razões:

  • Quando uma avaliação indica que é necessário melhorar o desempenho da equipe;
  • Para comparar o status de melhoria até agora em um esforço de melhoria de desempenho;
  • Como parte de um programa geral de desenvolvimento profissional;
  • Como parte do planejamento sucessório para ajudar um funcionário a se qualificar para uma mudança planejada na função na organização;
  • Para gerenciar ou testar a operação de um novo sistema de gerenciamento de desempenho;
  • Para treinar sobre um tópico específico.

Tópicos Típicos do Treinamento de Funcionários

Comunicação: A crescente diversidade da força de trabalho atual traz uma grande variedade de idiomas e costumes.

Conhecimentos de informática: as habilidades de informática estão se tornando uma necessidade para a realização de tarefas administrativas e de escritório.

Atendimento ao cliente: O aumento da concorrência no mercado global atual torna essencial que os funcionários entendam e atendam às necessidades dos clientes.

Diversidade: O treinamento sobre diversidade geralmente inclui explicações sobre como as pessoas têm diferentes perspectivas e pontos de vista e inclui técnicas para valorizar a diversidade.

Ética: A sociedade de hoje tem expectativas crescentes sobre a responsabilidade social corporativa. Além disso, a força de trabalho diversificada de hoje traz uma grande variedade de valores e morais para o local de trabalho.

Relações humanas: O aumento das tensões do local de trabalho de hoje pode incluir mal-entendidos e conflitos. O treinamento pode ajudar as pessoas a se dar bem no local de trabalho.

Iniciativas de qualidade: Iniciativas como Gestão da Qualidade Total, Círculos de Qualidade, benchmarking, etc., requerem treinamento básico sobre conceitos de qualidade, diretrizes e padrões de qualidade, etc.

Segurança: O treinamento de segurança é fundamental quando se trabalha com equipamentos pesados, produtos químicos perigosos, atividades repetitivas, etc., mas também pode ser útil com conselhos práticos para evitar ataques, etc.

Assédio sexual: o treinamento de assédio sexual geralmente inclui uma descrição cuidadosa das políticas da organização sobre assédio sexual, especialmente sobre o que são comportamentos inadequados.

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Benefícios para a empresa em se fazer o treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Existem inúmeros benefícios para a empresa quando conduzem treinamento entre seus funcionários. Saiba quais são eles:

  • Maior satisfação no trabalho e moral entre os funcionários;
  • Maior motivação dos funcionários;
  • Maior eficiência nos processos, resultando em ganho financeiro;
  • Maior capacidade para adotar novas tecnologias e métodos;
  • Maior inovação em estratégias e produtos;
  • Redução da rotatividade de funcionários;
  • Imagem aprimorada da empresa;
  • Gestão de risco, por exemplo, treinamento sobre assédio sexual, treinamento em diversidade;

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