Voltar

Quais Profissionais estão em Falta no Mercado de Trabalho

Publicado em | 0 comentários

SergeBertasiusPhotography/Shutterstock A profissão de engenheiro figura entre as 10 em maior escassez no Brasil e no mundo

Sabia que você pode ser um dos profissionais mais desejados do país? Digo isso porque se a sua for uma das profissões em alta, ou melhor, uma das 10 que estão em falta, no Brasil e, no mundo; também aumentam significativamente suas chances de conquistar uma excelente ocupação.

Para isto, trouxe uma seleção de quais profissionais estão em falta no mercado de trabalho, segundo o estudo realizado pela, Manpowergroup, com profissionais de recursos humanos, de 41 países. Continue lendo e veja quais oportunidades de emprego você pode aproveitar.

10 Profissões em Escassez no Mundo

1.Engenheiros – Os engenheiros estão entre uma das categorias de profissionais com maior escassez no planeta.  No Brasil, embora tenha aumentado o número de formações acadêmicas na área, o número também é considerado insuficiente para atender a demanda, o que torna seu passe ainda mais valorizado.

2.Profissionais de TI – Segundo o levantamento da Manpowergroup, esta é outra área carente de profissionais especializados. Neste sentido, gestores de TI, programadores, desenvolvedores e administradores de bancos de dados são funções amplamente valorizadas e em falta no mercado mundial.

3.Contadores – Os profissionais de contabilidade, no Brasil, também ainda estão em falta e são bastante procurados por empresas e pessoas físicas que precisam de orientações e dos seus serviços contábeis.

4.Operários – Especialmente aqueles ligados à construção civil também são muito procurados, especialmente, com os avanços e expansão do setor, que fez aumentar, significativamente, a demanda por mão-de-obra qualificada.

5.Operadores de Máquinas – Tanto na indústria como no campo, onde as máquinas ficaram mais modernas e tecnológicas e, por isso, precisam de pessoas realmente especializadas para dirigi-las, nas colheitas, por exemplo.

6.Técnicos – Mesmo tendo aumento o número de escolas técnicas, em nosso país, ainda é baixo o número de profissionais disponíveis no mercado. Se você tem algum curso nesta área (laboratório, escritório, raios-X, enfermagem, edificações, meio ambiente, por exemplo) pode ser sua chance de conquistar um emprego.

7.Auxiliar de Escritório – Este é um profissional que dá suporte as rotinas de um escritório em todos os seus segmentos e ajuda na organização das demandas, agendamentos e processos pertinentes.

8.Motoristas – Especialmente aqueles do setor de transportes (caminhão), cuja demanda é bastante alta em nosso país devido à necessidade de escoamento produtos, bens e matérias-primas por meio de rodovias.

9.Vendedores – Como para muitos é tida como uma profissão de segundo escalão, a área de venda, muitas vezes, é preterida pelos profissionais, o que acaba gerando um déficit de mão-de-obra nesta área e grande turnover.

10.Profissionais de Ofício – Padeiros, açougueiros, chefes de cozinha, eletricistas, marceneiros e mecânicos, das chamadas profissões de ofício, também estão em falta do mercado de trabalho brasileiro. Assim, pessoas que dominam estas funções têm mais chances de conquistar maior estabilidade no mercado de trabalho.

E você, qual é a sua profissão? Como podemos perceber existem muitas oportunidades de trabalho e falta de interesse em algumas áreas importantes de nossa economia. Reflita; talvez uma delas possa ser a carreira ideal para você!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!