Voltar

Quais os Tipos de Planejamento em uma Organização?

Publicado em | 0 comentários

Mikko Lemola/Shutterstock Os Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional são os mais utilizados pelas empresas

No universo das empresas é fundamental desenvolver diversos tipos de planejamentos, de modo que estes permitam o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e, proporcionem, continuamente, grandes resultados. Neste sentido, destaco os planejamentos Estratégico, Tático e Operacional, como três poderosos instrumentos para a efetiva gestão empresarial.

O Planejamento Estratégico (Financeiro, Marketing, RH e Produção) é definido pela alta administração (presidentes, vice-presidentes e alta diretoria). Tem como objetivo traçar uma visão global das oportunidades e necessidades da empresa, definir as melhores estratégias e quais as medidas serão adotadas para que estes objetivos sejam alcançados.

Já o Planejamento Tático consiste no gerenciamento dos recursos, visando à criação de projetos, normas e medidas que levem à conquista dos resultados projetados pela empresa, em médio prazo. Os responsáveis por conduzi-lo são os executivos e gerentes de nível médio.

O Planejamento Operacional é a aplicação prática dos planos Estratégico e Tático, ou seja, as ações diárias dos colaboradores no sentido de tornar realidade as metas e objetivos definidos pela alta direção. A parte operacional do planejamento é aplicada pelos gestores dos departamentos, a quem compete acompanhar o trabalho dos profissionais e garantir que tenham êxito em suas atividades.

Por que Planejar é Importante Para as Empresas

Planejar é importante para todos, e especialmente, para as empresas. Isso permite estudar novas oportunidades, definir objetivos mais ousados e empreender inovações e melhorias constantes.  O planejamento permite olhar para a organização de forma sistêmica, enxergar os seus pontos fortes e de melhoria, de modo a criar estratégias mais eficientes para potencializar o que deu certo e eliminar o que foi falho.

Permite ainda gerenciar melhor os recursos, criar um ambiente seguro, onde os profissionais compartilham de sua visão de futuro da empresa e querem caminhar junto rumo a ele. Favorece também na definição mais clara do estado atual e do estado desejado, de modo que, com isso, a instituição possa visualizar suas chances de crescimento e trabalhar para alcançar, progressivamente, novos e mais altos patamares.

Assim, os planejamentos Estratégico, Tático e Operacional se configuram como uma base forte de todas as medidas que visam grandes resultados para as empresas. Este trio permite um gerenciamento efetivo de todos os âmbitos financeiro, humano e produtivo, e de todos os demais subsistemas que concernem o gerenciamento efetivo do ambiente organizacional.

E se você deseja ser um líder e gestor ainda mais efetivo, saiba que sempre é hora de investir no aprimoramento de suas estratégias de gestão empresarial. Para isso, conte com Business And Executive Coaching, a formação com método e ferramentas de Coaching para aplicação nas empresas. Faça o BEC e leve você e sua empresa a conquistar resultados extraordinários!

Gostou do meu artigo? Deixe seu comentário abaixo. Curta e compartilhe em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!