Voltar

Quais os objetivos da avaliação de desempenho nas organizações?

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / alexskopje É fundamental mensurar o nível de execução das funções exercidas individualmente e em grupo para identificar se o trabalho realizado está contribuindo para o crescimento da empresa.

Os resultados de uma organização são alcançados a partir do desempenho de seus colaboradores. Portanto, é fundamental mensurar o nível de execução das funções exercidas individualmente e em grupo para, assim, identificar se o trabalho realizado está contribuindo ou não para o crescimento de um todo.

O objetivo da avaliação de desempenho é diagnosticar possíveis desfalques dos talentos que precisam ser desenvolvidos, e também ressaltar os aspectos positivos que devem ser fortalecidos continuamente. Nesse sentido, o mapeamento aplicado orienta as ações mais assertivas a serem tomadas para que os objetivos da organização sejam atingidos.

Vale ressaltar que o foco da avaliação de desempenho é sempre a alavancagem e promoção da performance dos colaboradores, garantindo que tanto os profissionais quanto a organização possam se beneficiar com o crescimento sistêmico.

Para realizar uma análise assertiva para levantamento de indicadores, pautada em dados pontuais e imparciais, é preciso utilizar ferramentas de qualidade que auxiliem neste processo.

Percebendo essa necessidade, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC desenvolveu o poderoso sistema de Avaliação 360º, que permite a autoavaliação do colaborador, bem como avaliações de lideranças, colegas e pares.

Conheça melhor a ferramenta e suas devidas utilizações:

Avaliação 360º

Mostra, por meio de um relatório preciso e completo com ferramentas e gráficos, forças e melhorias de desempenho do profissional avaliado. O perfil é traçado de acordo com a sua auto-avaliação e a avaliação de pessoas que fazem parte do seu relacionamento na empresa, sejam seus funcionários, superiores ou seus colegas de trabalho. O questionário e as respostas são confidenciais para o avaliado e avaliadores.

Para atingir o objetivo de autodesenvolvimento, é importante que as respostas sejam sinceras de todos os lados, seja você o avaliado participante ou alguém que deseja contribuir com o desenvolvimento do profissional em questão.

A avaliação propicia clareza sobre seu desempenho, além de um feedback preciso de suas competências. Assim, o profissional tem uma visão sistêmica para se posicionar na estrutura organizacional da qual faz parte, entendendo seu papel no processo e contribuindo de forma mais efetiva para seu sucesso e o da empresa.

Esse artigo contribuiu com você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!