PMO

Monkey Business Images/Shutterstock Emboja haja desafios, implementar o PMO é bom para todos na empresa

Quando falamos em Project Management Office, o PMO, estamos nos referindo ao departamento da empresa responsável por viabilizar os seus projetos. Este, por sua vez, é muito importante para que os objetivos e metas da organização sejam alcançados plenamente e surtam os feitos desejados por meio de uma implantação mais assertiva e adequada das ações.

Conduzido por um gerente de projetos, está área tem a tarefa de dar suporte às todas as demais no que tange a execução de seus projetos. Na prática, isso representa dizer que além do líder direto, o profissional do PMO terá uma atuação também direta no gerenciamento das demandas e das pessoas.

Desafios da Implantação do PMO

Por melhor que seja a intenção, aqui é que começa o desafio da implementação do Project Management Office. Digo isso porque muitos líderes consideram a participação do gerente de projetos, uma ingerência direta ao seu comando, o que sua presença dificulta o seu trabalho junto à equipe.

Isso acontece porque geralmente a liderança também precisa participar a o administrador dos programas, o status das atividades, quais são suas ações e é cobrada a dar resultados. Para evitar conflitos neste sentido, é muito importante que haja uma conscientização quanto à importância do papel de cada um, a hierarquia a ser respeitada e que se defina a melhor forma de trabalhar em conjunto. Os resultados devem estar acima das diferenças.

Outro grande desafio do departamento de projetos está em alinhar comunicação, os processos, a mentalidade dos colabradores e o planejamento estratégico atual da organização a um novo modelo de gestão de projetos; onde existe um profissional exclusivamente dedicado a gerenciar cada questão, acompanhar cada fase, corrigir falhas, organizar o trabalho, definir recursos, cobrar prazos, avaliar o desempenho, orientar, validar as ações e garantir que tudo saia conforme o cronograma esperado.

Entretanto, tudo isso é extremamente necessário, pois o PMO serve exatamente para garantir que projetos que antes se perdiam por conta da falta de uma gestão eficiente possam ser realizados com sucesso. Com isso, a empresa ganha na melhoria dos seus processos de gerenciamento e os líderes e colaboradores aprendem formas mais produtivas de fazer seu trabalho por meio dos métodos, técnicas e ferramentas usadas pelo Project Management.

PSC

Por tudo isso, nós podemos dizer que embora haja sim, grandes desafios em sua implementação, que o PMO, quando inserido de forma assertiva traz poderosos ganhos a toda organização, que tendo um modelo de gestão de projetos mais organizado pode conquistar os resultados extraordinários que busca em curto, médio e longo prazo. Fique de olho e boa sorte!