Embora a jornada de trabalho em período integral ainda seja a mais comum em diversas empresas, outras modalidades têm ganhado evidência e se tornado cada vez mais frequente no mercado. Entre elas, está o trabalho de meio período.  

O trabalho de meio período, hoje, é muito procurado por profissionais que buscam mais flexibilidade. Mas nem sempre foi assim. Há alguns anos, a jornada em período integral que era considerada sinônimo de dedicação à empresa e, consequentemente, o caminho certo para obtenção de sucesso na carreira. Expedientes menores eram atribuídos principalmente aos cargos operacional ou júnior.

O trabalho de meio período caracteriza-se por possuir uma jornada mais curta que a convencional, com expediente semanal de menos de 40 horas. Os profissionais podem ficar no escritório entre quatro e seis horas diárias ou fazer turnos mais longos. Neste último caso, trabalha-se somente em alguns dias da semana. Existem até empresas que permitem aos seus colaboradores fazer mais tempo quando a demanda está alta e menos tempo quando não tem muito trabalho.

Legalmente, não existem diferenças entre trabalhos de tempo integral e de meio expediente. Todos os direitos dos trabalhadores devem ser garantidos em ambos os casos. No entanto, por se tratar de um contrato diferente do tradicional, os profissionais costumam ficar em dúvida se devem ou não optar por um trabalho de meio período.

Você é verdadeiramente Feliz em seu ambiente de trabalho?
Faça aqui o nosso TESTE e descubra como anda sua Felicidade!

Trabalho de meio período: Vantagens

Flexibilidade de horários

Uma das principais vantagens dos trabalhos de meio período está na flexibilidade de horários, que permite aos profissionais usufruírem de maior tempo livre para se dedicar a outros compromissos.

Diminuição do estresse

PSC

A carga de trabalho reduzida faz com que o trabalhador fique menos exposto à rotina desgastante do expediente. Isso significa ganhos em sua qualidade de vida e bem-estar. Nesse caso, a empresa também ganha ao contar com um funcionário mais disposto.

Aumento da produtividade

Segundo Cary Cooper, professor e especialista em psicologia organizacional na Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha, os trabalhos de meio período oferecem flexibilidade, satisfação e produtividade. De acordo com ele, com uma jornada de trabalho mais curta, os profissionais tendem a ter mais motivação e empenho em executar suas atividades diárias.

Renda adicional

Uma das principais vantagens de ter um emprego de meio período está na possibilidade de conseguir uma renda adicional. O profissional pode utilizar o seu tempo livre para desenvolver outros trabalhos ou se dedicar ao seu próprio negócio.

Tempo para se especializar

Outra vantagem do trabalho de meio período é que ele contribui para os profissionais continuarem se especializando por meio de cursos. Com o expediente menor, eles têm mais disposição e tempo para se dedicar aos estudos.  

Ganho de experiência

Os trabalhos de meio período oferecem a oportunidade de acumular experiência, especialmente no caso de estagiários ou recém-formados, que podem dividir seu tempo trabalhando em duas áreas diferentes e, assim, adquirir conhecimento em mais de uma função.

Experiência de trabalho para estudantes

Os empregos em meio período são a melhor opção para os estudantes, pois lhes dá a oportunidade de ganhar um pouco de dinheiro com o qual podem pagar algumas de suas contas, além de dar tempo suficiente para se concentrar em seu trabalho acadêmico. Ter um emprego em tempo integral e, simultaneamente, tentar conciliar o trabalho acadêmico é uma tarefa quase impossível para qualquer aluno. Ter um emprego a tempo parcial funciona muito bem, pois dá aos alunos a chance de ganhar alguma experiência de trabalho e também lhes dá algo para incluir em seu currículo.

Vantajoso para os idosos e aqueles que têm outras responsabilidades domésticas

Devido a circunstâncias inevitáveis, há um número de indivíduos capazes e brilhantes que não podem ocupar empregos de tempo integral. Essas pessoas incluem principalmente aquelas mães ou mesmo pais que têm filhos muito pequenos. Empregos de meio expediente dão a esses indivíduos a oportunidade de trabalhar de acordo com sua própria conveniência, quando seu filho está na escola ou em uma de suas aulas extracurriculares. Empregos a tempo parcial funcionam muito bem para idosos ou até mesmo aposentados que são física e mentalmente incapazes de trabalhar sem parar. Ter um emprego de meio período lhes dá uma boa oportunidade de se vestir, sair de casa e exercitar suas células cerebrais para que se mantenham alertas. 

Menos pressão envolvida

A maior vantagem de ter um emprego a tempo parcial é o fato de que há menos pressão envolvida. Para aqueles indivíduos que têm problemas de gerenciamento de raiva ou são propensos a pressão alta, ter um emprego a tempo parcial realmente ajuda-os a relaxar. Isso não significa que ter um emprego de meio período irá fazer com que você não tem absolutamente nenhuma pressão de trabalho, isso simplesmente implica que, como você trabalha por menos horas, não fica estressado durante o dia.

Concentrar-se em outras coisas

Ter menos horas de trabalho implica que você pode se concentrar em outras áreas importantes da sua vida que você não seria capaz de prestar atenção, se você tivesse um tempo integral. Pessoas com empregos em período integral geralmente perdem eventos familiares ou sociais importantes, pois sua pressão de trabalho não lhes permite participar dessas ocasiões. Então, para obter o melhor dos dois mundos, as pessoas ocupam empregos de meio período para não perderem nenhum dia importante na vida de seus entes queridos.

Desvantagens do trabalho de meio período

Salários mais baixos

Uma das principais desvantagens dos trabalhos de meio período é a redução do salário, uma vez que a remuneração é proporcional às horas trabalhadas. Normalmente, quem trabalha apenas um período, recebe um pouco menos do que quem trabalha em tempo integral.

Falta de benefícios

Como os colaborares em jornada de meio período passam menos tempo na empresa, eles podem não receber benefícios adicionais. É o caso do vale alimentação ou vale restaurante, que não estão entre as obrigações legais do empregador.

Falta de tempo

O tempo pode ser tanto uma vantagem como uma desvantagem, dependendo da situação. Isso porque o trabalhador de meio período tem menos tempo para executar suas tarefas, especialmente se o seu trabalho demanda atividades complexas e demoradas.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens do trabalho de meio período, pode analisar se aceita ou não empregos com essa jornada! Não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião sobre esse tipo de trabalho.

 

Copyright: © Depositphotos.com / Maridav