Empreendedor x administrador: você sabe qual é a diferença? No artigo de hoje, você vai compreender como cada uma das profissões atua na prática. Mais do que isso, você vai ver como a junção destas competências pode ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio. É só continuar lendo para conferir como cada perfil pode ajudar a potencializar o sucesso da organização!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,acesse
“Tudo Sobre Coaching”!

Empreendedor x administrador

Um empreendedor é uma pessoa que resolveu realizar seu sonho de ter seu próprio negócio e abrir sua própria empresa. Para isso, com certeza, precisa saber um pouco sobre administração para entender muitos dos processos que a organização tem.
Embora seja uma habilidade importante, a falta da formação em Administração não é um fator de limitação. Isso porque é possível que o empreendedor contrate um profissional, escritório ou consultoria do setor para realizar as atividades competentes.
Mesmo com a contratação de um serviço especializado, é importante que o empreendedor entenda superficialmente os procedimentos. Por isso, é essencial que que ele esteja em constante contato com esse fornecedor, questionando e analisando as soluções apresentadas.
Já um administrador geralmente é o indivíduo formado em Administração de Empresas. Este profissional possui todos os conhecimentos teóricos no assunto e trabalha para si ou para terceiros, atuando no gerenciamento de determinadas áreas ou departamentos de uma empresa.

Como o empresário como aprender mais

Confira dois conselhos fundamentais para quem está buscando entender mais sobre o tópico para não ficar perdido durante os processos da própria organização!

  • Leia e estude

Além de absorver o conhecimento do serviço terceirizado, como eu disse acima, o empreendedor pode estudar por conta própria, investindo tempo em leitura. Bora trocar os seus livros de cabeceira?
A literatura essencial da administração, inclui diversos livros do austríaco Peter Drucker (1909-2005), que foi escritor, professor e consultor administrativo. Considerado uma autoridade quando se fala de administração moderna, o estudioso possui mais de 30 livros e diversos artigos no currículo. Com tanto material fica até difícil saber por onde começar, não é mesmo? Por isso, inicie pelo artigo “O Advento da Nova Organização”, que está na edição de janeiro e fevereiro de 1998 da Harvard Business Review, dos Estados Unidos.
O texto discorre sobre as mudanças que os processos administrativos vão sofrer ao longo dos anos nas empresas, considerando as mudanças da sociedade. É nesse material que ele faz a comparação do funcionamento de uma empresa com o de uma orquestra, o que seria uma das suas mais famosas ideias. os músicos são os profissionais que detém o conhecimento e as áreas da organização são as seções da orquestra, por exemplo. Pode parecer estranho, mas pense bem: o que acontece quando os instrumentos não estão na mesma sintonia? Imagine que o maestro não consegue sincronizar os violinos no mesmo ritmo dos violinos no momento certo! Por isso, é importante que todos estejam em harmonia.
Complete seu conhecimento com este artigo que sobre a vida de Peter Drucker, em que um pouco da sua história, frases e mais livros.
Sempre dá para estudar mais! A administração ainda possui diversos outras referências para você aprender. Confira essa super lista com 7 livros de administração que você precisa ler. Apesar de ser apenas uma parte da biblioteca importante do setor, já ajuda muito na sua introdução a esse mundo.
Se você tiver mais dicas interessantes de livros é só escrever nos comentários!

  • Networking

Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, busque por outros profissionais da área dentro do seu círculo de relacionamentos interpessoais e até nos seus círculos de conexões em redes sociais.
Nesse sentido, converse com as pessoas em eventos do setor. Não se acanhe! Expanda suas conversas para ampliar seus conhecimentos. Além, é claro, de fazer novas amizades.
No LinkedIn, você pode procurar por grupos que debatem o assunto. Além de aprender com as discussões, é possível encontrar aqueles que são referências no ramo para passar a segui-los.
Outra plataforma interessante é o Facebook, que apesar de não ser voltada para o mundo dos negócios, pode proporcionar debates importantes nos grupos especializados.  
Quer saber mais? Então, veja essas dicas preciosas para fazer um bom networking.

PSC

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como o coaching pode impulsionar seus resultados

Atenção, pois esta recomendação é tanto para os empreendedores quanto para os administradores!
Ambos são profissionais destemidos, que buscam crescer em suas profissões e dar o melhor em suas organizações. Embora tenham obrigações e objetivos distintos, precisam desenvolver competências e habilidades essenciais a qualquer que um que deseja crescer e ser bem-sucedido.
Estou falando de: foco, planejamento, controle do tempo, capacidade de gerenciar as equipes, definir as metas e os objetivos com assertividade, administrar os recursos financeiros, liderar, organizar os processos, delegar, atender bem os clientes, negociar com os parceiros, criar um cultura organizacional positiva e mais.
Tudo isso, em maior ou menor proporção, faz parte do dia a dia de um empreendedor e de um administrador. Mas, então é preciso ter essas competências? Sim! Elas devem fazer parte do seu domínio, pois gerenciar bem uma empresa é papel de ambos. E neste sentido, especialmente no que tange o fator humano, o coaching é um método extraordinário de aceleração de resultados.
A metodologia é um processo com início, meio e fim que visa de forma planejada, objetiva e rápida e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Por ter esse procedimento, o coaching atua diretamente no desenvolvimento do empreendedor e do administrador, oferecendo todo o suporte e sabedoria necessários ao seu aprimoramento acelerado em todos os sentidos.
As técnicas e ferramentas relacionadas ao autoconhecimento, auto estima, inteligência emocional, comportamentos e liderança ajudam a moldar um novo mindset para você. Com o tempo, o método permite que o profissional encontre o seu caminho personalizado e ideal para fazer o gerenciamento de processos e recursos, construir uma visão estratégica do negócio e fazer a liderança de pessoas assertiva, eficaz e congruentemente.
Basicamente, você será uma versão melhor de si mesmo, sem perder a sua essência. No fim das contas, você se torna um profissional muito mais completo, pois está seguro e preparado o suficiente para encarar os desafios e constantes mudanças do mercado.
Está esperando o quê, então? Invista em seu autodesenvolvimento e leve seu negócio cada vez mais alto. A formação Professional & Self Coaching (PSC) é um ótimo exemplo para você conhecer mais. Surpreenda-se positivamente e conquiste resultados extraordinários!
Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e até a próxima!
 
Copyright: Mangostock/Shutterstock