motivacao-superacao

Quais as diferenças de superação e motivação?

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de abril de 2018

A motivação e a superação andam juntas, pois a pessoa incentivada é capaz de se superar e alcançar resultados extraordinários. A motivação é um sentimento que estimula a força de vontade e engajamento do indivíduo a realizar suas atividades pessoais e profissionais. No sentido literal da palavra, significa ter motivos para agir. Se manter motivado é fundamental para estar em movimento.

A superação, por sua vez, é o estado emocional que impulsiona o indivíduo a ir além de suas dificuldades e limitações. Superação é super/agir, ou seja, direcionar forças para ter um desempenho acima da média, entregando mais que as expectativas.

Tanto a motivação, quanto a superação andam de mãos dadas e devem estar interligadas no seu dia a dia. Um indivíduo conquista resultados extraordinários quando identifica com clareza suas motivações para se superar e ousar ir além!

Mantenha a motivação no ambiente de trabalho

O profissional precisa se concentrar em suas atividades e prestar atenção aos pequenos detalhes de sua rotina para manter o foco, continuar produzindo e permanecer motivado mesmo diante de grandes desafios que o trabalho lhe impõe diariamente.

Vez ou outra, no entanto, momentos de desânimo e cansaço podem aparecer. Afinal, nada é perfeito, não é mesmo? Saber como lidar com esses elementos é fundamental para que a falta de motivação não seja uma constante que atrapalhe o seu desempenho no trabalho. Se isso está acontecendo com você frequentemente, é hora de ligar o sinal de alerta, avaliar o seu desempenho profissional e entender os motivos para tanta desmotivação.

Se você, por sua vez, sente-se satisfeito com suas atividades e responsabilidades no ambiente corporativo, mas mesmo assim deseja melhorar e manter-se sempre motivado no trabalho, confira algumas dicas simples de incorporar à sua rotina:

 

 

  • Concentre-se na organização: não deixe que ambientes caóticos afetem a sua motivação e a sua produtividade. Concentre-se e comece a organizar as suas tarefas diárias por ordem de prioridade e urgência. Assim, fica mais fácil definir metas diárias de trabalho, evitando que suas demandas se acumulem e que você acabe ficando estressado por conta da sobrecarga de tarefas.

 

 

 

  • Fuja da rotina: determine as suas tarefas e o seu jeito de trabalhar. Você não precisa fazer tudo da mesma maneira sempre. Fuja da rotina incrementando novas ferramentas de gestão de tarefas, converse com seus colegas e entenda os métodos adotados por eles para cumprir com as obrigações do dia a dia, às vezes, a pessoa ao seu lado tem uma forma mais eficiente de fazer o mesmo trabalho e pode ajudar você a incorporar melhorias ao seu desempenho diário.

 

 

 

  • Inove: a melhor maneira de evitar que a rotina fique monótona é inovar. No ambiente corporativo é preciso ser inovador e inventivo para saber como manter a motivação no trabalho todos os dias. Pare e pense: fazer as coisas sempre do mesmo jeito fará com que você gere sempre os mesmos resultados, logo, você não cresce, não surpreende, nem cria nada novo, fica estagnado. Para mudar e fazer com que algo novo aconteça na sua carreira é preciso fazer diferente! Preste atenção no que está acontecendo no mercado, incorpore tendências, mantenha-se informado e colabore com novas ideias e soluções. Assim os trabalhos também podem variar e se tornarem mais atraentes e produtivos.

 

 

 

  • Invista em sua automotivação: faça as coisas por e para você. Os estímulos externos são importantes, é claro, mas o seu sucesso e sua motivação não devem ficar a mercê de fatores que fogem do seu controle. Cada um de nós sabe os motivos que nos levaram até o ponto em que estamos, fomos nós que percorremos uma trajetória de muito trabalho para realizar sonhos profissionais e pessoais. Então, busque na automotivação os estímulos que lhe motivam e que vem de dentro de você, dos seus sonhos, metas, objetivos e dos desejos que almeja realizar.

 

 

 

  • Descanse: é importante deixar claro que estar motivado não quer dizer trabalhar à exaustão. Muito pelo contrário, quando ficamos sobrecarregados ou não estabelecemos limites para a execução das tarefas do dia a dia, podemos ficar estressados e, consequentemente, desmotivados e improdutivos.

 

 

Lembre-se de que você não é uma máquina e não deve agir como tal. É substancial buscar equilíbrio e nem trabalhar demais e nem de menos. Ou seja, é preciso focar em seu crescimento profissional, mas também é imprescindível cuidar da qualidade dos seus momentos de descanso e lazer. É neste tempo livre que você poderá desconectar, limpar a mente, relaxar e voltar pleno de suas capacidades e potencialidades ao seu trabalho.

 

Supere-se todos os dias

Direcionar as forças certas para ter um desempenho acima do esperado e entregar mais que as suas próprias expectativas é um desafio que deve ser encarado todos os dias e que só traz benefícios à sua carreira. A máxima de “pensar fora da caixinha” deve ser um hábito para você se superar todos os dias. Vá além do que esperam de você, mostre a sua capacidade de cumprir com as tarefas designadas a você, surpreenda com ideias para antigos problemas, com soluções e métodos mais produtivos de trabalhar.

Mas fique tranquilo, para isso você não precisará desdobrar-se ou “levar trabalho para casa”. É simples! Veja algumas dicas:

 

 

  • Encontre um objetivo: quando você tem um propósito bem definido, fica mais fácil se preparar para momentos de dificuldade ou dúvida. Por isso, invista em sempre ter um objetivo em mente para diferentes tipos de ocasiões.

 

 

 

  • Comunicação: para crescer, é preciso se comunicar. O seu sucesso e história de superação dependerá principalmente de como você se comunica. Pensando nisso, é importante trabalhar suas habilidades de relacionamentos interpessoais.

 

 

 

  • Fique atento: de nada adianta tudo o que comentamos acima se você for displicente aos detalhes. Evite desconfortos com o chefe e colegas de trabalho, preste atenção a todos os processos que envolvem o seu trabalho, mostre que você os acompanha e que se preocupa tanto com o suas conquistas pessoais, quanto com o sucesso e bons resultados da empresa que você representa.

 

 

Coaching para motivação e superação

Você se sente pleno e verdadeiramente feliz no âmbito pessoal e profissional? Tem disposição para se envolver em projetos de seu interesse? Sente que está aproveitando seu tempo com qualidade? Tem sido participativo e ativo em sua própria vida? Qual seu nível de energia para gerar movimento e conquistar resultados?

Reflita sobre as questões acima. Sua força de vontade para fazer acontecer é diretamente impactada pela sua motivação e habilidade de superação. Afinal, para conquistar seus objetivos e sonhos, é preciso ter vigor, resiliência, persistência, foco e coragem. É necessário, portanto, muita motivação para seguir em frente, enfrentar os obstáculos, se superar e conseguir escrever sua história!

O coaching é uma metodologia poderosa de desenvolvimento humano, considerada a mais eficaz da atualidade. Suas técnicas e ferramentas proporcionam o despertar do potencial infinito que cada indivíduo possui.

Todo este processo é pautado a partir do autoconhecimento, o caminho mais efetivo para identificar suas verdadeiras motivações pessoais profissionais. A partir desta clareza de compreensão sobre si mesmo, se torna natural encontrar recursos internos que estimulem o alto desempenho.

O autoconhecimento também permite obter maior domínio sobre as próprias emoções, e consequentemente sobre seu comportamento, conduzindo-o de maneira favorável ao alcance de metas e objetivos.

Sabendo da importância do assunto, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou o curso Professional & Self Coaching (PSC) para despertar o seu melhor e lhe ajudar na conquista de resultados extraordinários em sua carreira!

Ao realizar a formação PSC, você estará munido de técnicas e ferramentas, tendo um diferencial competitivo de mercado, pois desenvolverá habilidades e irá aprimorar as competências para alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo. Além disso, estará apto a aplicar seus conhecimentos o método em pessoas, equipes e organizações, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Ficou interessado? Saiba mais sobre o curso clicando aqui. [link para: http://www.ibccoaching.com.br/nossos-cursos/formacao-em-psc/]

Explicadas tanto as diferenças quanto a importância da superação e da motivação no seu dia a dia, é preciso que você combine os dois fatores de maneira que você sinta-se inspirado e motivado a conquistar seus bons resultados e sucesso profissional. Mantenha-se firme, aproveite estas ideias e motive-se sempre!

 

E aí, gostou do artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.