Quais as Características dos Jovens Empreendedores?

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de setembro de 2016

G-stockstudio/Shutterstock Jovens empreendedores têm a inovação e ousadia em seu DNA!

Ao falarmos de jovens empreendedores logo vem à mente da maioria das pessoas, aqueles profissionais criadores de startups, que têm ideias inovadoras na área digital. Sim, eles também fazem parte do grupo, mas além deste, existem outros tipos de jovens profissionais que estão empreendendo diversos tipos de modelos de negócios, e que na sua área, também estão provocando grandes revoluções.

Por isso mesmo, quando falamos nas características dos jovens empreendedores, na maioria das vezes, nos deparamos com inúmeras qualidades em comum. Neste texto vou listar algumas delas para que você conheça melhor quais são suas habilidades, conhecimentos e diferenciais. Continue lendo e confira!

Características dos Jovens Empreendedores

Inovação – A inovação está no DNA dos novos empreendedores, pois esta geração é mais antenada com as novas tecnologias e buscar criar negócios inovadores que sejam diferenciados e agreguem valor e ofereçam nossas possibilidades em termos de produtos e serviços aos seus consumidores.

Planejamento – Ainda que lhes falte experiência prática, o empreendedor jovem sai na frente em matéria de planejamento empresarial, pois para ele é importante estruturar melhor o seu negócio antes de colocar suas ideias em prática. Isso ajuda a organizar suas ideias, planejar as ações e ser muito mais assertivo na tomada de decisões relativas à sua empresa.

Preparação – Os novos empresários buscam preparar-se bem e agregar todos os tipos de conhecimento ao seu know how e expandir continuamente tanto suas competências técnicas no que tange a administração do negócio como também de gestão de pessoas.

Ousadia – Os jovens empreendedores não tem medo de assumir grandes desafios e riscos. Para realizar suas metas e objetivos e fazer o seu negócio crescer, não medem esforços, pois são determinados e acreditam que grandes sonhos merecem ações arrojadas também para se realizar. Vai lá e faz!

Pensar fora da Caixa – Olhar o mundo de modo diferente e ver oportunidades onde ninguém mais vê é uma das características dos empreendedores jovens da atualidade. Foi ao pensar fora da caixa que Mark Zuckerberg e seus amigos de faculdade revolucionaram o mundo ao criar a maior rede social do planeta, e como tantos outros, conseguiram ir além e conquistar grandes resultados.

Trabalham por um Propósito – Não é simplesmente sobre ganhar dinheiro, mas sim, sobre construir um legado extraordinário, uma história de sucesso, uma vida com sentido e propósito e, com isso, colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do mundo.

E você, qual destas características mais se destacam em seu perfil como jovem empreendedor ou profissional? Compartilhe comigo e deixe seu comentário abaixo.