Voltar

Psicologia Positiva nas Organizações

Publicado em | 0 comentários

SceneNature/Shutterstock A Psicologia Positiva é mais uma importante ferramenta para as empresas que desejam crescer e aprimorar as competências emocionais de seus profissionais

Inicialmente, como pudemos perceber, a Psicologia Positiva não veio para ser implementada no mundo corporativo. No entanto, seu conceito se aplicado bem a este ambiente lhe traz resultados positivos, fazendo com as organizações incorporem-na em sua cultura. Por meio do Coaching de Carreira é possível introduzir este conceito nas empresas.

No ambiente organizacional a Psicologia Positiva traz benefícios como: aumento da produtividade dos colaboradores, dos níveis de motivação e diminuição do absenteísmo. Este último fator faz com que haja também um aumento nos lucros das empresas, pois há também uma redução de licenças médicas e faltas.

Uma empresa onde a Psicologia Positiva é atuante, tanto no departamento de recursos humanos, quanto no comportamento de líderes, gestores e colaboradores em geral, existem mais conquistas e resultados extraordinários, o que, consequentemente, leva à fidelização de clientes e à retenção de talentos.

Um dos fatores que a Psicologia Positiva, aliada ao Coaching, trabalha dentro de uma organização é diretamente na motivação dos colaboradores. Por meio dela, nota-se que as pessoas empenham-se muito mais na realização de suas atividades, tendo prazer em trabalhar e tornando-se com isso mais proativas.

Coaching de Carreira nas Organizações

Desse modo, as organizações que têm como preocupação ter um Coach de Carreira para melhorar seus resultados conseguem atingir seus objetivos em menos tempo. O Coaching de Carreira, utilizando a Psicologia Positiva torna os colaboradores muito mais empenhados em darem o seu melhor, desenvolvendo habilidades o máximo que podem, sem se deixar absorver por qualquer tipo de problema.

Além disso, através da Psicologia Positiva, o coach consegue identificar os motivos das insatisfações dos colaboradores, que vão desde preocupações com saúde até baixos salários. Ao descobrir as razões que levam as pessoas a terem um desempenho insatisfatório, o coach, vai incentivá-las a mudarem de comportamento.

A transformação no comportamento de colaboradores antes insatisfeitos ocorre por meio da ênfase e potencialização de habilidades, virtudes e forças de caráter. Com isso, deixam-se de lado as dificuldades, falhas e fracassos que possam atrapalhar o progresso do indivíduo.

Primeiramente, quem inicia este processo na organização é o coach de carreira. Ele vai atuar junto a todos os colaboradores, inclusive às lideranças, para que haja esta mudança de cultura. Com o passar do tempo os resultados positivos serão tão perceptíveis, que será possível observar as pessoas agindo de forma diferente da que agiam antes.

O coach de carreira vai incentivar o foco no positivo, nas qualidades que cada um tem, e em como cada uma delas é importante para que tudo funcione a contento dentro das organizações. O foco no positivo é a atenção voltada para os pontos altos do dia da pessoa, para as coisas que ela conseguiu realizar ao final da jornada de trabalho.

Gostou de saber mais sobre Psicologia Positiva nas organizações? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!