Profissionais fazendo sinal de positivo depois de incorporar a Psicologia Positiva em seu trabalho

Pressmaster/Shutterstock A Psicologia Positiva traz inúmeros benefícios à carreira dos profissionais e ensina como desenvolver emoções e ações mais positivas

Quando abordamos o tema: carreira, nós temos a oportunidade de discorrer sobre um assunto que precisa envolver a vida das pessoas como um todo. Na carreira, a Psicologia Positiva pode trazer inúmeros benefícios, no entanto ela pode contribuir muito mais se for aplicada em todas as áreas de nossa vida.

Digo isso porque a Psicologia Positiva é o estudo científico das virtudes, do caráter e das forças pessoais de cada indivíduo, ou seja, de que forma as pessoas se comportam em determinada situação na vida, principalmente nas mais adversas. Também aborda a forma como nos relacionamos com as outras pessoas.

Martin Seligman, a quem chamamos de “pai” da Psicologia Positiva, já escreveu inúmeras obras sobre o tema, onde afirma que se trata de um estudo sobre tudo aquilo que leva as pessoas a serem mais felizes, como comportamentos positivos, emoções e sentimentos que promovem o bem-estar em qualquer ambiente.

Por Dentro da Psicologia Positiva

Esta vertente da Psicologia surgiu no final da década de 90, nas principais universidades dos Estados Unidos como Harvard e Yale. Martin Seligman uniu esforços junto a outros cientistas para analisar, não só aquilo que fazia com que as pessoas se sentissem mal, ou o que as levava a ficarem doentes, mas o contrário, o que fazia com que elas sentissem vontade de viver, com que fossem verdadeiramente felizes.

Uma das principais preocupações da Psicologia Positiva é em prevenir doenças e não exatamente em estudá-las e curá-las quando estas já estão instaladas, causando enormes prejuízos à saúde. Por isso, esta nova corrente da Psicologia nasceu pra buscar os caminhos que levam as pessoas à felicidade e inseri-las nesse processo. Sendo assim, seu objetivo é despertar nos seres humanos seu potencial infinito.

Dentro deste contexto a Psicologia Positiva traz a tona discussões acerca das emoções positivas e emoções negativas, onde a primeira é relativa a tudo que faz com que nós nos aproximemos das outras pessoas, com que sejamos mais felizes e realizados e a segunda refere-se a tudo aquilo que faz com que as pessoas afastem-se de nós.

A Importância dos Sentimentos e Emoções Positivas

PSC

Em outras palavras, são os sentimentos positivos que nos fazem ter uma boa convivência com os que nos cercam e consequentemente contribuem para que os momentos de felicidade sejam cada vez mais constantes em nossa vida, para que saibamos contornar as situações mais adversas que nos envolvem no dia a dia.

Disseminar atitudes positivas decorrentes de sentimentos e emoções positivas é uma necessidade, para que assim evitemos sofrimentos desnecessários que nos tiram de nosso caminho em busca da evolução contínua. Nos ambientes dos quais fazemos parte, abstrair sentimentos como raiva e tristeza, por exemplo, nos faz ter melhor qualidade de vida.

Devido a isso, é essencial para todo e qualquer tipo de profissional utilizar os preceitos da Psicologia Positiva para obter cada vez mais sucesso em sua jornada, em sua carreira. É preciso cultivar emoções como alegria, otimismo, esperança, para que assim sejamos resilientes o suficiente e possamos transpor todas as barreiras que se configuram em nossa vida, em casa ou no trabalho.

Gostou do texto e de saber mais sobre a Psicologia Positiva? Comente e compartilhe!