Voltar

A Psicologia do Comportamento Humano

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / lightsource A psicologia do comportamento humano cuida dos conflitos existentes em cada pessoa.


Há algo muito relevante para qualquer equipe de Recursos Humanos dentro de uma empresa: entender o comportamento humano. Isso porque não basta apenas lidar com os profissionais e seus eventuais problemas de uma forma binária, tratando as situações simplesmente como certo e errado ou bom ou ruim.

E o que isso tem a ver exatamente com a sua organização? Aquele problema comportamental que está acontecendo, ou que você teme acontecer, pode ser evitado de forma tranquila.

Psicologia do comportamento humano e sua empresa

A psicologia do comportamento humano trata as problematizações existentes em cada pessoa. Para isso, utiliza-se da análise experimental, já tradicional na psicologia e realizada por um terapeuta previamente capacitado.

A análise experimental baseia-se em identificar fatores na reação das pessoas para determinadas situações, identificando assim o que está causando o problema. A partir disso, uma cadeia cada vez mais profunda sobre o comportamento do analisado é desenvolvida.

Um fato importante sobre a psicologia do comportamento humano é que ela considera o meio onde as pessoas vivem — trabalho, escola e lar — como algo fortemente influenciador na formação da personalidade de alguém.

Diante disso, cria-se uma relação entre a organização e o comportamento dos profissionais que nela trabalham.

Como ter a psicologia do comportamento humano como aliada?

Os métodos da psicologia do comportamento humano podem ser determinantes para o bom funcionamento da organização. Isso porque o ambiente de trabalho influencia os profissionais tanto positivamente como negativamente, fazendo com que a empresa aumente ou diminua a produtividade.

Nesse sentido, as análises experimentais do comportamento são muito úteis, pois são baseadas numa premissa muito básica: o que temos de ruim no comportamento é fruto de hábitos que foram incorporados de nosso meio. Diante disso, a melhor forma de eliminá-los é incorporando novos e melhores hábitos.

Então, se uma pessoa está com problemas com alguma situação no trabalho de forma recorrente, o funcionário é acompanhado a um terapeuta comportamental que aplicará o método descrito acima como a solução para os problemas.

E a boa notícia é que isso realmente dá certo. Por isso, é recomendado investir nesse campo para dar mais cuidado aos recursos humanos da sua organização.

Hábitos antigos prejudiciais serão substituídos por novos que podem ser lucrativos para a empresa e benéficos para a vida do profissional que antes se sentia lesado pela sua própria atitude.

No final, todos saem ganhando com este progresso.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!