Voltar

Programação Neurolinguística – História e Conceito  

Publicado em | 0 comentários
Programação neurolinguística

Boumen Japet/Shutterstock A PNL é uma poderosa chave para abrir e expandir a mente humana

Programação Neurolinguística é o estudo de como representamos e percebemos neurologicamente a realidade, de como podemos alterar essa representação para atingirmos resultados desejados. Também chamada de PNL o método surgiu na década de 1970, através dos estudos de Richard Bandler, a época estudante de Sistemas e Matemática e John Grinder, estudante de Psicologia e Linguística.

Em conjunto os jovens pesquisadores desenvolveram um conjunto de técnicas, pressupostos e modelos que combinavam elementos desses distintos campos de abordagem e que acabou sendo chamada Programação Neurolinguística.

À primeira vista, PNL é uma expressão um tanto obscura. Quando passamos a conhecer este maravilhoso campo de estudo, no entanto, nos damos conta de que na verdade ela compreende três ideias simples. Vamos a elas.

O Que é Programação Neurolinguística – PNL?

A PNL é uma disciplina que se desenvolveu a partir da tarefa de responder à seguinte pergunta: Como especificamente terapeutas considerados mestres em comunicação conseguiam, de forma consistente e exitosa, os objetivos terapêuticos que se propunham?

E, através desta busca, se chegou a uma pergunta ainda mais fundamental: Qual é a estrutura da experiência subjetiva nos seres humanos? A resposta a estas duas perguntas fundamentais provocaram o desenvolvimento de poderosas e efetivas ferramentas de comunicação e mudanças de extrema utilidade na área da psicoterapia, na educação, nas organizações empresariais e institucionais e em qualquer profissão cuja atividade tenha a ver com comunicação.

A PNL é uma revolucionária forma de utilização da comunicação humana.

Definição de Programação Neurolinguística Segundo a Sigla PNL

PROGRAMAÇÃO: Programar. Refere-se ao processo de organização dos componentes de um sistema, neste caso, o dos sistemas representacionais sensoriais, mediante o qual a gente pensa, aprende, se motiva, muda. É a habilidade para descobrir e utilizar os programas que nós usamos (nossa comunicação para conosco e para com os outros) em nosso sistema neurológico para alcançarmos nossos resultados específicos e desejados.

NEURO: Neurônios, Sistema Nervoso. Derivado do grego “neurón” = nervo, indica o princípio fundamental de que toda a conduta também é o resultado de um processo neurofisiológico (quer dizer que o Sistema Nervoso participa). Refere-se ao sistema dos processos internos, conscientes e inconscientes, através dos quais toda a experiência é recebida e processada – nossos cinco sentidos: visual, auditivo, cinestésico (sensação e emoção), olfativo, gustativo.

Linguística: Linguagem, comunicação. Derivada do latim “língua” = linguagem, indica que este processo neurológico é representado, ordenado e codificado em sequências específicas formando modelos e estratégias através da linguagem. O idioma e outros sistemas de comunicação não verbais pelos quais nossas representações neurais são codificadas, ordenadas e determinam o seu significado.

Inclui: imagens, sons, sentimentos dos… sabores, cheiros e palavras (self-talk)

Programação Neurolinguística significa programar o sistema nervoso através da linguagem, da comunicação para se conseguir os resultados que se quer. PNL não é somente um conjunto de técnicas, é, sobretudo, UMA ATITUDE. Essa atitude se relaciona com curiosidade, com querer saber sobre as coisas, de querer inteirar-se das coisas, como decidir influenciá-las de maneira que valha a pena…

Em outras palavras, PNL é como usar o idioma da mente para alcançar constantemente nossos resultados específicos e desejados.

Curiosidade para ver a vida como uma oportunidade sem precedentes para aprender.  

É o primeiro modelo que detecta e descreve a relação de como processamos as informações externas e internas e seus efeitos nos nossos comportamentos, emoções e relações. PNL é simplesmente mudança orientada para metas objetivas, para resultados, aplicável para qualquer sistema humano: famílias, grupos, empresas, comunidades, países etc., ou simplesmente para um ser humano. PNL é um caminho para a busca da excelência humana.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!