Profissionais competentes trabalhando além das profissões em alta

Wakebreakmedia/Shutterstock Para sua carreira estar sempre em alta, o profissional deve buscar constantemente o seu aperfeiçoamento, ter um bom networking e de fato resultados extraordinários

Sempre quando me perguntam sobre o tema profissões em alta, confesso que fico um pouco com o pé atrás. Digo isso, sem julgamentos, porque creio que mais do que focar em seguir às tendências do mercado, nós devemos, antes de tudo, fazer da nossa profissão a melhor tendência, a melhor opção.

Certamente, existem sim aquelas carreiras que, em determinado momento, estão mais em voga do que outras, como hoje estão àquelas ligadas a: Tecnologia da Informação, Marketing, Finanças, por exemplo. Isso acontece devido à grande demanda nestas áreas e, por isso, os profissionais conseguem ter mais empregabilidade.

Porém, temos que estar sempre atentos também ao fato de que não é viável mudar cada vez que matérias ou pesquisas dão conta de que X ou Y profissão está em alta. Por isso mesmo, ao invés de falar de carreiras do hoje, eu vou aqui dar dicas de como você pode se destacar cada vez mais em sua profissão. Confira!

Profissões em Alta – Dicas Para Você se Destacar na Carreira

Invista em Aprimoramento

Se você quer ter uma carreira longa e ascendente é fundamental investir em aprimoramento constante. Para isso, o profissional deve sempre fazer cursos, treinamentos técnicos e também que visem desenvolver suas habilidades interpessoais.  Deve também estar atento às mudanças, tendências, inovações, regras novas e buscar acompanhá-las, pois quem não está atento, com certeza, fica para trás.

Construa uma Network Excelente ­

Ter uma boa rede de relacionamentos profissionais e construir um bom networking é fundamental. Sem demagogia, todos nós sabemos que é preciso conhecer as pessoas certas para ter maiores chances de impulsionar a carreira e ter mais oportunidades no mercado. Por isso, mantenha sempre seu perfil no Linkedin atualizado, bem como esteja ativo e empreendedor em suas redes sociais, como também esteja sempre presente em eventos da sua área.

Defina seus Objetivos Profissionais

PSC

Para ter sucesso na carreira é fundamental saber aonde você quer chegar como profissional. Este direcionamento ajuda a orientar seus objetivos e a guiar seus caminhos. Ser líder, diretor, um grande executivo… O que você deseja? Busque definir isso com assertividade, levando em conta suas metas pessoais e profissionais, defina prazos e trabalhe focado em alcançar seus alvos.

Construa Resultados Concretos –

Busque acumular o maior número de projetos e ações bem-sucedidas, mantenha uma constância em seus resultados e procure sempre evoluir e destacar seu trabalho, ideias e desempenho. Ter resultados reais e tangíveis é essencial para ter sucesso na carreira.

Invista em Coaching –

O processo de Coaching é um poderoso aliado de todos os profissionais que desejam aprimorar suas competências, desenvolver novas habilidades e eliminar comportamentos e crenças que limitam seu crescimento na carreira. Por ser um método rápido e efetivo e que tem como auxílio Coach, profissional especializado neste processo, esta, com certeza, é uma excelente alternativa para todos que desejam ir além e evoluir mil por certo na carreira e na vida.

Interessante este ponto de vida, não é mesmo? Por isso defendo que mais do que acompanhar as tendências de carreira, temos que buscar fazer de nossa profissão, de nossas funções e atividades, o melhor para nós, para nosso negócio e também para a empresa onde trabalhamos.

Assim, independente do momento, você sempre terá seu espaço no mercado de trabalho e destaque como profissional. Pense nisso e invista em você!