profissional

Profissional Liberal ou Autônomo: Principais Diferenças e Como o Coaching Pode Ajudar

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de undefined de 2018

Em se tratando de trabalho, existem duas formas de atuação que geram bastante dúvida entre as pessoas. Muitos acreditam que profissional liberal seja o mesmo que autônomo, o que não é uma verdade, já que o primeiro não precisa, obrigatoriamente, trabalhar por conta própria. Apesar de essas duas configurações trabalhistas possuírem diferenças, têm uma semelhança que se destaca, que é o fato de terem a possibilidade de trabalhar de forma independente, o que faz com que assumam algumas responsabilidades que não fazem parte da rotina do funcionário de uma organização.

Diferenças Entre Profissional Liberal e Autônomo

Profissionais liberais e autônomos se diferenciam principalmente pelo fato de que os primeiros precisam ter algum tipo de formação técnica e o registro em uma ordem ou conselho que regulamente a profissão. Dentistas, médicos, fisioterapeutas e advogados, por exemplo, têm a opção de trabalharem como funcionários de uma empresa ou de forma autônoma. Contudo, mesmo quando são registrados, têm liberdade para exercerem suas atividades e apenas devem seguir algumas normas específicas do local.

No caso do profissional autônomo, não é preciso, necessariamente, ter algum tipo de formação ou registro. São pessoas que trabalham por conta própria, realizando as mais diferentes funções e que podem prestar serviços para companhias sem precisar ser funcionários. Nesse sentido, um autônomo pode ser tanto uma pessoa que tem um salão de beleza, quanto um médico que resolve abrir a sua própria clínica.

Dicas Poderosas de Coaching Para Profissionais Liberais e Autônomos

Quando um indivíduo decide se tornar autônomo, independente de ser ou não um profissional liberal, ele deve estar ciente de que está se tornando completamente responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Afinal, não haverá ninguém, além dele, gerenciando o negócio. Nesse sentido, o Coaching se mostra como uma opção extraordinária para ajudar esse profissional a organizar suas ideias, se manter motivado e, assim, atingir os seus objetivos.

Aproveite e confira algumas dicas inspiradas nessa metodologia poderosa para esse tipo de carreira profissional.

1 – Tenha Metas e Objetivos Bem Definidos

Ao se tornar um autônomo, é importante ter a consciência que está deixando de ser um marinheiro para se tornar o capitão do seu próprio navio. Então, é você quem irá decidir todas as rotas de navegação. Esta metáfora mostra como é fundamental que tenha consciência a respeito da sua responsabilidade e defina quais são os seus objetivos como profissional autônomo.

Pergunte-se sobre as metas que deseja alcançar para que saiba como direcionar as suas ações. Além de ajudar a te manter no caminho certo, essa atitude funcionará como uma grande fonte de motivação, pois irá trabalhar todos os dias sabendo onde quer chegar.

2 – Monte um Planejamento

Além de ter metas bem definidas, é necessário criar um planejamento com as estratégias que serão utilizadas, os prazos para que se realizem, enfim, todos os detalhes que irão te ajudar a tomar decisões e realizar os seus objetivos profissionais. Quando não há um plano claro e detalhado, a sua energia e os seus investimentos correm o risco de serem desperdiçados. Por isso, é essencial contar com um mapa que norteie as suas decisões.

3 – Cuide do Aspecto Emocional

Ser um profissional autônomo não exige apenas habilidades técnicas e administrativas. É preciso estar pronto para encarar os desafios que surgirem pelo caminho e, também, para assumir a grande carga de responsabilidade que envolve ser dono do próprio negócio. Nesse sentido, é fundamental cuidar do seu bem-estar emocional, se conhecer e identificar as suas carências, para que possa supri-las. Empreender é maravilhoso, e é importante se preparar para se manter resiliente frente às situações desafiadoras que podem surgir.

4 – Conheça os Seus Pontos Fortes e os de Melhoria

Todos têm aqueles pontos nos quais se destacam e outros que precisam ser mais bem desenvolvidos. Essa é uma característica natural dos seres humanos e que nos torna iguais, mesmo com tantas diferenças. Identificar esses pontos em seu interior é fundamental para ter sucesso em qualquer área profissional, pois possibilita que utilize melhor as ferramentas que possui e busque desenvolver aquelas que forem necessárias para realizar suas atividades com maior eficácia.

5 – Aprenda a Gerenciar o Seu Tempo Com Sabedoria

Uma questão de extrema importância na vida de um profissional autônomo é o gerenciamento de tempo. Trata-se de um cuidado indispensável para encontrar o equilíbrio entre adiar a realização das obrigações, deixando o negócio em segundo plano, e trabalhar demais, colocando sua saúde em risco. O ideal é registrar todas as atividades que precisar realizar a cada dia, em uma agenda ou aplicativo, organizando-as por ordem de prioridade. Assim conseguirá fazer um melhor uso de um dos seus recursos mais valiosos, o seu tempo.

6 – Desenvolva a Habilidade de Se Comunicar

A comunicação é uma habilidade de grande impacto em qualquer tipo de carreira, mas que tem um destaque especial entre profissionais liberais e autônomos. Isso porque, dentro desse tipo de rotina, é necessário lidar diretamente com clientes e fornecedores, e é essencial saber ouvi-los e se expressar com clareza, para que cheguem a um entendimento.

Além de falar de maneira clara, é importante aprender a ouvir o outro na essência, principalmente no caso dos clientes. Apenas escutando com total atenção o que eles têm a dizer, poderá oferecer o que realmente precisam e, assim, conseguir realizar bons negócios. A comunicação abre portas e é uma habilidade indispensável para alcançar o sucesso.

7 – Alinhe Vida Pessoal e Profissional

Por fim, a última dica que tenho a compartilhar com aqueles que são donos dos seus próprios negócios é de que não descuidem da vida pessoal. Claro que, no início, é necessário se dedicar um pouco mais à empresa, para que ela cresça e comece a dar lucros. Contudo, é fundamental saber fazer uma boa divisão entre o pessoal e o profissional porque, se esse cuidado não for tomado, o seu bem-estar e sua saúde mental podem ficar seriamente comprometidos. Você precisa se sentir feliz para conseguir dar o seu melhor e, assim, alcançar o sucesso.

Além de colocar essas dicas em prática, poder contar com o suporte de um coach certamente fará uma grande diferença em sua trajetória. Por isso, invista na sua carreira e no seu desenvolvimento, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!

Copyright: 1043501293 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio