Ao longo da nossa vida, todos nós, em maior ou menor proporção, temos que lidar com diversos problemas pessoais. Enfrentar e resistir ou negar e fugir: essas são algumas alternativas, mas, no final das contas, tudo é uma questão escolha, ou seja, é você quem decide o modo como vai lidar com as suas dificuldades.

Por piores que possam parecer, acredite, as adversidades são verdadeiras fontes de crescimento. Saiba também que é perfeitamente normal sentir-se inseguro com relação à sua capacidade de lidar com determinados assuntos.

Ainda assim, é exatamente nesses momentos, de dúvida e medo, que nos são reveladas habilidades, até então inexploradas. Elas, por sua vez nos ajudam, e muito, a superar os nossos dilemas pessoais.  Sejam eles de ordem familiar, afetiva ou financeira, para tudo existe uma solução, basta fazer as perguntas certas para que você obtenha as respostas de que precisa. Neste artigo, vamos conferir algumas dicas para resolver problemas e compreender como o coaching pode nos ajudar. Boa leitura!

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente
e na Essência!

5 dicas para lidar com os seus problemas pessoais

Na sequência, você vai conhecer 5 passos fundamentais para resolver os seus problemas, de forma organizada e prática. Confira!

1. Compreenda o seu problema

O primeiro passo para resolver um problema é compreendê-lo. Qual é o seu problema? Por que essa situação é problemática? De onde esse problema surgiu? Como ele poderia ter sido evitado? Responda a essas perguntas, pois nós só conseguimos derrotar uma doença e encontrar um tratamento adequado quando fechamos um diagnóstico preciso. Portanto, analise a sua situação de forma profunda, obtendo o máximo possível de informações sobre a questão.

2. Separe a realidade da ansiedade

PSC

É importante separar os problemas que realmente estão acontecendo daqueles que a sua mente está imaginando, em um mecanismo de ansiedade. O seu namorado não estar dando a você a atenção devida pode ser um problema real. Já se ele está traindo você, essa é uma suposição de uma mente ansiosa, ainda sem comprovação. Portanto, entenda que os problemas geram sofrimento, mas sofra apenas pelo que de fato está acontecendo, e não pelo que a sua imaginação está projetando.

3. Avalie as suas opções

Ao identificar um problema, é importante sentar-se com calma e pensar nas suas possibilidades de resolver a questão. Se você estiver endividado, por exemplo, quais são as suas possibilidades? Pedir um aumento ao chefe? Fazer uma renda extra? Cortar gastos? Solicitar um empréstimo ao banco ou a um amigo? Verifique as “armas” que você possui para vencer o obstáculo em questão. Se preferir, anote as possibilidades em um papel e pondere os prós e contras de cada alternativa.

4. Peça ajuda quando necessário

Como você pôde perceber no exemplo acima, nem sempre as melhores alternativas dependem apenas de nós. Há casos de complexidade maior em que realmente precisamos pedir ajuda. Não há nada de errado com isso. Você não precisa dar conta de todos os seus problemas sozinho. Converse com os seus conhecidos, especialmente aqueles que têm mais experiência no assunto em questão, para auxiliá-lo. Além disso, conte com essa rede de apoio para suporte emocional.

5. Administre as suas emoções

Por fim, compreenda que lidar com problemas é algo estressante, que pode despertar emoções negativas: ansiedade, raiva, culpa, medo, arrependimento, preocupação, e por aí vai. Entenda que essas emoções fazem parte do momento, mas elas não são eternas. Por isso, adote alguns comportamentos que ajudam a lidar com esses sentimentos mais difíceis:

  • Desabafar com a sua rede de apoio (amigos, familiares, colegas de trabalho etc.);
  • Alimentar-se de forma equilibrada;
  • Dormir bem;
  • Administrar o seu tempo e as suas tarefas com organização e planejamento;
  • Praticar atividades físicas com regularidade;
  • Ter momentos de descanso e lazer;
  • Adotar rotinas de relaxamento e espiritualidade, como a oração, a meditação, entre outros recursos que sejam do seu interesse;
  • Compreender que os problemas não são eternos e que podem ser fontes de aprendizados e desenvolvimento;
  • Procurar auxílio médico e psicológico sempre que necessário.

Como o coaching pode ajudar?

A melhor maneira de começar a resolver os nossos problemas pessoais é entendendo as suas origens. O processo de coaching, com as suas diversas técnicas e ferramentas, favorece que a pessoa consiga identificar as causas dos seus impasses e, com isso, trabalhar efetivamente para saná-los.

Muitas vezes, as dificuldades surgem em decorrência de crenças limitantes e da repetição de comportamentos sabotadores. Isso dificulta o entendimento entre as pessoas e a conquista de relacionamentos mais sadios, tanto com o outro como consigo mesmo.

Sabendo de tudo isso e vivenciando um intenso processo de autodescoberta, por meio do autoconhecimento, o coachee (cliente) consegue visualizar melhor qual é o seu estado atual e definir as melhores estratégias para alcançar plenamente o seu estado desejado.

O coaching ainda proporciona à pessoa a oportunidade de viver um intenso processo de ressignificação. Quando entendemos melhor tudo o que nos acontece, independentemente de ser bom ou ruim, conseguimos tirar proveito das situações e fomentar a nossa evolução de forma integral, como seres humanos.

Conclusão

Por mais doloroso que possa ser vivenciar eventos ruins, quando os ressignificamos, estamos reescrevendo a nossa história e nos permitindo continuar em frente, sem uma carga emocional pesada, cheia de mágoas, dores e sofrimentos desnecessários.

Mais do que ajudar as pessoas a solucionar problemas, o processo de coaching evidencia as melhores formas de não criá-los. Dispondo dessa compreensão maior da sua própria essência (crenças, valores, pontos fortes e de melhoria), os indivíduos têm mais condições de evitar novos problemas e ter mais qualidade de vida.

Se você também deseja ir além e ter ferramentas efetivas para superar os seus problemas pessoais, a nossa dica final é: invista em autoconhecimento. Para isso, faça a Formação Professional & Self Coaching, aprenda mais sobre si mesmo e ouse vencer os seus desafios!

E você, querida pessoa, como lida com os seus problemas pessoais? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!