Quais são os seus princípios de liderança? Quais são os fundamentos, os pilares do seu modelo de gestão? Podemos entender que todo líder tem uma forma diferente de pensar e agir, pois a sua origem e as suas influências também são distintas.

Entretanto, existem aspectos que são universais e que devem ser considerados, respeitados e seguidos por todos os profissionais que são ou desejam ser líderes. Não podemos negar isso e deixar que cada gestor siga princípios conforme a sua visão, pois, muitas vezes, ela pode ser incompatível com a cultura organizacional e não gerar os resultados desejados.

Pensando nisso, vamos conhecer os 7 princípios universais que devem reger a liderança de todo comandante. Será que você adivinha quais são eles? Para conferi-los, é só continuar a leitura a seguir!

7 princípios de liderança que todo líder precisa desenvolver

1. Honestidade

O líder deve ser um profissional íntegro, digno, honrado e, acima de tudo, honesto. Precisa ser alguém confiável, com quem os liderados se identifiquem, possam se relacionar positivamente e sentirem-se seguros para exercer as suas funções sem serem enganados ou “passados para trás”. Assim, todo líder deve falar a verdade, pagar o que se deve aos colaboradores, ser justo nas suas avaliações e recompensas, bem como dar o exemplo das virtudes que deseja ver em cada membro do seu time.

2. Justiça

Uma liderança justa é aquela em que o líder não faz diferenciações negativas entre os seus liderados, tratando todos de modo igual e justo. Na prática, representa dar aos liderados as mesmas oportunidades de crescimento, reconhecer o seu trabalho com base nos mesmos critérios e não deixar que ninguém se sinta diminuído no seu ambiente de trabalho. Ser justo é também dar recompensas proporcionais aos resultados alcançados por cada indivíduo e equilibrar a distribuição das demandas.

3. Respeito

Esse princípio reforça ainda mais os conceitos anteriores, pois, além de honestidade e da justiça, é fundamental que o líder tenha como base do seu trabalho o respeito aos seus colaboradores. Isso inclui o respeito às diferenças: religiosas, educacionais, sexuais, raciais, de gênero e de idade, por exemplo, e construir um espaço de integração onde todos sejam respeitados como merecem. O respeito também consiste em não invadir o espaço dos colaboradores e em sempre tratá-los de forma educada.

4. Bons exemplos

PSC

A melhor forma de desenvolver os liderados, ensinando-os como fazer bem o seu trabalho e a ter uma postura profissional, é por meio da liderança pelo exemplo. O líder é a referência maior de uma equipe. Se ele traz exemplos positivos, logo o seu grupo se sente inspirado a fazer o mesmo e a segui-lo espontaneamente. Do contrário, a discrepância entre a sua fala e as suas atitudes causa sérios problemas na sua gestão. Se o líder for hipócrita ou preguiçoso, por exemplo, “autorizará” os demais a agirem da mesma forma.

5. Reconhecimento

Todo profissional precisa ser reconhecido e ter o direito de errar. Esses são os seus direitos básicos e, no ambiente de trabalho, são fundamentais.  Por isso, um bom líder sabe reconhecer o empenho dos seus profissionais, dar feedbacks humanizados e completos e recompensá-los por isso de forma justa e adequada. As recompensas são concedidas aos bons desempenhos, enquanto as punições são aplicadas aos erros graves. Para isso, porém, é importante definir e comunicar as regras da equipe antecipadamente.

6. Humanidade

Não grite, seja grosseiro ou trate os seus funcionários como robôs ou meras peças na sua estratégia por resultados. Lembre-se de que empresas são resultados de pessoas. Por isso, leve esse princípio para a sua liderança e aprenda a reconhecer e a entender as dificuldades individuais dos seus profissionais, auxiliando-os a resolvê-las. Esse cuidado faz toda a diferença, pois cria empatia entre o líder e os liderados e aumenta a motivação e o engajamento dos profissionais. Assim, todos se sentem mais valorizados.

7. Evolução contínua

Por fim, o líder que se guia pelo princípio da evolução contínua dedica-se com afinco ao seu autodesenvolvimento, bem como às metas e objetivos da empresa. Ele se esforça para fazer a sua equipe crescer, prosperar e sair do ponto A para o ponto B, com muito mais estratégia, organização, planejamento e eficácia. Isso traz, a cada nova demanda ou projeto, maior motivação, com chances reais de crescimento e evolução contínua a todos.

Além disso, ele também está sempre atualizando os seus saberes em cursos, treinamentos e leituras, estimulando os seus liderados a fazerem o mesmo.

Esses são alguns dos princípios de liderança que todo líder deve ter. Inspire-se neles e faça dessas condutas verdadeiros guias para a sua vida como gestor. E se você desejar aprimorar as suas habilidades como líder de forma objetiva, planejada e acelerada; nós temos a solução. Estamos falando de uma das ferramentas de desenvolvimento humano e profissional mais efetivas e completas do mundo. Invista no treinamento Leader Coach Training – LCT e seja o melhor líder que você pode ser!

E você, querida pessoa, quais princípios mais valoriza na atuação de um líder? Que outras virtudes você acrescentaria à nossa lista de princípios fundamentais da liderança? De que maneiras as pessoas podem aprender e treinar essas competências? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!