lunos em sala de aula com o professor, que usa da Andragogia para ensinar

Dotshock/Shutterstock A Andragogia facilita o aprendizado dos adultos e colabora para seu desenvolvimento intelectual e humano!

Você sabia que existe uma ciência chamada Andragogia e que tem como foco o ensino de adultos? Pois bem, ela foi criada, na década de 1970, pelo educador americano, Malcon Shepherd Knowles, considerado “pai da Andragogia”, e defende um modelo diferenciado na forma de educar e ensinar.

Diferente da Pedagogia, que foca no ensino das crianças, esta abordagem oferece formas diferentes de aprendizados aos adultos e, é baseada em princípios diferentes também.  Vemos muito disso em prática na forma como os professores abordam seus alunos nas universidades e cursos, por exemplo, sempre buscando deixar o conteúdo acessível e de mais fácil entendimento.

Por isso, embora as duas abordagens tenham o mesmo intuito de ensinar, é importante destacar que elas o fazem de modos completamente diferentes. Para as crianças os ensinamentos são realizados por meio de componentes mais lúdicos, o que facilita seus aprendizados e desenvolvimento intelectual, enquanto que para os mais velhos, já são usadas outros tipos de ferramentas.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Os Princípios da Andragogia

Ao falar em Andragogia temos que pensar que esta é uma ciência que está presente em tudo que diz respeito ao ensino dos adultos. Para isso, é importante conhecer seus princípios e entender qual é a finalidade de cada um dentro do processo de ensino dos adultos e em seu desenvolvimento.

Por isso mesmo, vamos conhecer os seis fundamentos que regem este modelo e entender como eles influenciam, de forma prática, em nossos aprendizados:

  • Necessidade de Aprender

Isso quer dizer que nós, enquanto adultos, precisamos investir continuamente em novos aprendizados como forma de preencher nossas lacunas e de nos tornarmos pessoas cada vez mais capacitadas também.

  • Autoconhecimento

Sempre digo que – Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Nós adultos precisamos conhecer e saber mais e mais para tomarmos nossas próprias decisões e direcionar nossos passos na direção dos resultados que desejamos conquistar pessoal e profissionalmente.

  • A Importância das Experiências

Com certeza são as nossas experiências práticas que mais nos ensinam, pois é ao passar por determinada situação que podemos nos conhecer naquele contexto e entender como aquilo influencia positiva ou negativamente a nossa vida. Portanto, quanto mais experiências nós acumulamos, mais temos a chance de aprender com nossos acertos e erros e evoluir.

  • Exigência de Aprendizado

Quando somos adultos muitas situações exigem de nós que aprendamos rápido, tanto para saber lidar com a questão, quanto para entender quais são suas reais consequências em nossa vida. É assim, quando, por exemplo, perdemos de repente alguém muito importante e somos forçados a lidar com aquela perda e tirar daquilo alguma experiência.

  • Aplicação Prática

Isso quer dizer que os adultos aprendem com mais facilidade quando os ensinamentos estão contextualizados, ou seja, quando os conceitos teóricos são aplicados de forma que se conecte com a sua realidade e se torne uma informação mais acessível. Não por acaso, o ensino de fórmulas matemáticas de torna mais fácil quando trazido para o dia a dia da pessoa.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional!Clique aqui, faça nosso “TESTE” e
descubra como anda sua felicidade!

Motivação para Aprender

Quer dizer que nós adultos nos interessamos mais pelos aprendizados quando entendemos que aquilo vai nos trazer algum benefício a mais, o que nos deixa mais motivados a investir em nosso desenvolvimento.

Isso se aplica à carreira e ao âmbito pessoal, afetivo e social também, pois quando vemos que aprender algo novo vai nos dar certa vantagem e melhorar algum aspecto que desejamos (autoestima, empregabilidade, autoconfiança, finanças, relações interpessoais e liderança…) nos esforçamos ainda mais para aprender.

Gostou de conhecer os princípios da Andragogia? Já tinha reparado como tudo isso faz muito sentido? Pois é, como pode perceber ela facilita e muitos os nossos aprendizados e está presente em todo o processo de ensino dos adultos. Aproveite e aprenda cada vez mais e se torne um profissional, pessoa e ser humano cada vez melhores também!