© Depositphotos.com / pressmaster Sessão de Coaching

“Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.” Aristóteles

São quatro os princípios absolutos do coaching, capazes de oferecer congruência sistêmica na relação de coach e coachee e propiciar uma relação de confiança, dentro de um ambiente seguro, onde o coach orienta, apoia e faz perguntas instigativas a fim de gerar reflexão profunda e acelerar os resultados.

1.    SUSPENDER TODO TIPO DE JULGAMENTO

Essa frase é uma verdade bíblica, porém as pessoas aprenderam o significado dessa passagem de forma errada e repetem isso religiosamente para justificar suas atitudes erradas de forma que ninguém possa corrigi-las.

A frase “não julgue para não ser julgado” baseia-se nos versículos de Mateus 7:1-2, em que o Senhor Jesus ensina a multidão e os discípulos.

Mateus 7:1-2

PSC

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.”

O  Coach  vai compreender e respeitar o modelo de mundo do cliente, a ausência de julgamento é fundamental para promover mudança  satisfatória na vida do cliente da forma e maneira que ele quer e não da maneira como o Coach considera ideal.

Independentemente do que acontece no atendimento de Coaching, a regra sempre será: SUSPENDA TODO TIPO DE JULGAMENTO, pois devemos sempre nos lembrar de nunca mais esquecer que o processo de coaching está pautado no sistema de crenças, valores e significados do seu cliente, assim o nosso julgamento não é congruente com esse poderoso processo que é o coaching.

2. FOCO NO FUTURO (ESTADO DESEJADO)

Coaching é uma abordagem orientada ao futuro, à conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras na vida do cliente, esse é o grande diferencial: foco no ESTADO DESEJADO, onde o cliente está e o que é necessário fazer e acontecer para ele chegar onde quer.

Mas é bom lembrar que tudo acontece AQUI E AGORA, e que passado, presente e futuro caminham juntos a cada instante do presente. O passado é percebido e interpretado no presente, nos empoderando ou nos limitando dependendo de nossas percepções do nosso Self 1. O presente é o único tempo em que existimos, porque só respiramos neste exato momento, que é a premissa maior de estamos vivos. E o futuro, é a percepção de nossa história, passada e presente, e a visualização de hoje de onde queremos estar. Nosso “Eu Visionário” é ativado sempre no tempo presente.

Muitas pessoas vivem o passado e outras o futuro, mas o único tempo que tudo REALMENTE acontece é o instante presente. Portanto o processo de coaching acontece no tempo presente com foco no desenvolvimento de ações e tarefas no futuro.

Tem uma relação direta de trazer o ponto B – Estado Desejado, mais perto do ponto A – Estado Atual.

3. AÇÃO (TAREFAS)

O conhecimento nos inspira entender a necessidade da mudança, a prática nos leva a transformar. Coaching só é Coaching se houver ações específicas constantes no sentido de alcançar os objetivos determinados pelo cliente. Entrar em ação significa ir além.

O coaching está ligado full time no movimento de realização, é mais do que entender e planejar, tem relação direta com Planejamento e Atitude focada!

4. CONFIDENCIALIDADE E ÉTICA

Coaching é uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao coachee (cliente). MANTER O SIGILO E A CONFIDENCIALIDADE É UM PRINCÍPIO ABSOLUTO PARA QUE O TRABALHO DE COACHING TENHA MUITO SUCESSO. Toda informação obtida em processos de coaching somente dizem respeito ao cliente e para ser utilizado somente no caso de autorização por uma motivação específica.

Esse princípio está interconectado com todos os outros acima, pois devemos nos conectar em níveis maiores com nosso cliente, instigar movimentos internos de reflexão e entendimento e gerar ações em direção ao estado desejado.

O processo de coaching é um convite para a ampliação da percepção do nosso cliente!  Termino compartilhando uma crença que tenho extremamente positiva:

“Honrar e Respeitar a própria história é o maior poder do processo de coaching e da relação coach e coachee”.

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!