Voltar

Principais técnicas de Programação Neurolinguística

Publicado em | 0 comentários

O Coaching é a mais eficaz metodologia de desenvolvimento humano da atualidade, baseada nas melhores técnicas das ciências humanas, tornando-se o mais poderoso processo para aumento de resultados permanentes em um curto espaço de tempo.

Este método de desenvolvimento pessoal e profissional utiliza os fundamentos comportamentais da psicologia positiva, estratégias da administração, gestão de recursos humanos, sociologia e neurociência.

© Depositphotos.com / lightsource O Coaching usa os princípios comportamentais da psicologia positiva, as estratégias da administração, a gestão de recursos humanos, a sociologia e a neurociência.

Algumas das técnicas mais utilizadas no Coaching fazem parte da programação neurolinguística (PNL), saiba quais são:

Ancoragem

As escolhas e comportamentos são reflexos dos pensamentos e da forma como o ser humano percebe o mundo. Portanto, seu estado emocional conduz diretamente suas ações e reações.

Nesse contexto, o Coaching utiliza a âncora positiva, uma poderosa técnica da PNL para conduzir nossos hábitos de forma favorável ao estado desejado.

Âncora é uma ferramenta aplicada para fixar um estado emocional positivo e encorajador vivenciado em algum momento pelo indivíduo. Sempre que ela for utilizada, a pessoa se recorda daquele estado e sente as mesmas sensações positivas, fazendo com que suas ações sejam refletidas por este estado emocional.

Para criar uma âncora, você pode escolher uma palavra ou um gesto que te lembra uma situação ou estado emocional positivo e importante para você. Quando estiver numa situação de medo, desânimo, ou algum outro estado negativo, você pode utilizar a âncora para criar o atalho e acessar um estado emocional favorável e que reflete diretamente em seu hábito para o positivo.

Ponte ao Futuro

Estabelecer um objetivo claro e específico é o primeiro passo no processo de Coaching. Para torná-lo ainda mais efetivo, é necessário conduzir-se mentalmente em direção ao que se deseja, ou seja, condicionar sua mente para as mudanças que virão pela frente.

Uma das ferramentas aplicadas para ajudar o coachee (cliente) neste condicionamento favorável da mente é a utilização da técnica de Ponte ao Futuro. Esta técnica é uma condução mental que liga o estado presente ao estado desejado, em que o coachee é convidado a se visualizar evoluindo gradualmente até atingir seu objetivo final. Nesse sentido, a pessoa vivencia todas as sensações, emoções positivas e vitoriosas, gerando um estado de empoderamento e motivação para entrar em ação e gerar as mudanças necessárias com força total.

Metáfora

Um processo de Coaching é uma relação de junção do melhor de duas pessoas para atingir um resultado extraordinário. Nesse sentido, o papel do coach (profissional) é apoiar seu coachee da melhor maneira possível. Para isso, é imprescindível dizer que a primeira lei do Coaching é suspender o julgamento. Não é adequado julgar o que é certo ou errado em nenhum momento do trajeto, pois o processo de coaching é do cliente, e somente ele pode definir suas escolhas.

E se o coachee estiver fazendo uma escolha que irá prejudicá-lo? Ou mesmo se não estiver enxergando uma opção ainda melhor do que ele visualiza no momento? A metáfora é utilizada quando se tem a necessidade de sugerir uma escolha alternativa que melhor ajudará o coachee.

A metáfora é uma indução natural contada a partir de uma história, propiciando alternativas que antes não eram percebidas devido ao bloqueio racional que limita a visão sistêmica da situação.

Utilize essas técnicas em seu processo evolutivo e conquiste resultados ainda mais extraordinários.

Este artigo agregou conhecimento a você? Comente e compartilhe, contribua com seus amigos!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!