Natasa Adzic/Shutterstock O Muladhara representa a base de nossa conexão com o universo, o cosmo e à terra

Na tradução do sânscrito significa “base e fundamento”. É o primeiro chacra, conhecido como chacra base ou raiz. Está situado na base da espinha dorsal, no cóccix. Relaciona-se com a terra, nossa conexão com o cosmos. Ele tem que estar harmonizado para nos sentirmos em “terra firme”. Ele representa o mundo material e a gravidade que mantém e da forma à energia do mundo.

Ele é responsável por toda a energia do organismo. A energia telúrica captada por ele irriga todo o organismo. Esse chacra nos liga a terra, e nos concede a sensação de casa, de lugar, de pertencimento.

Ele concentra a energia da deusa kundalini. Uma serpente dorme enroscadas, três voltas e meia, no chacra básico. Ela é um símbolo da nossa conexão primária à matriz da vida na terra. Quando ela acorda, traça o trajeto que possibilita acionar todos os demais chacras verticalmente. A subida da serpente até o topo da cabeça representa a busca pelo seu amado, Shiva, que a espera em estado de consciência plena.

Muladhara – A Base e o Fundamento!

Seu nome em sânscrito é muladhara (“base e fundamento”; “suporte ou raiz”) referindo-se à base inicial dos meridianos e a como é necessário ter raízes firmes para não nos perdermos na ativação das demais energias. Sua localização é na base da Espinha. A cor deste chacra é vermelha e seu elemento é a terra. Suas funções são trazer vitalidade para o corpo físico.

As qualidades positivas emanadas por esse chacra são: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança. As características negativas emanadas quando esse chacra não está ativado ou está em desequilíbrio são: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.

Para equilibrá-lo abuse do uso da cor vermelha nas roupas, especialmente íntimas ou mentalize a cor na região da base da espinha, mentalizando uma luz vermelha que se expande. Ao sentar-se em posição de meditação, sinta seu cóccix e, como a energia que se acumula nele faz a ligação entre a terra e seu corpo de forma ascendente. Ande descalço sempre que possível. Medite caminhando.

PSC

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os chacras? Na categoria Self Coaching você encontra artigos sobre todos os 7 poderosos chacras. Conheça e expanda sua mente e seus conhecimentos!