mulher preocupada com a cabeça apoiada na mesa

KieferPix / Shutterstock Se preocupar excessivamente não traz nenhum resultado positivo, contribuindo apenas para aumentar a ansiedade, angústia e insegurança.

Você se considera uma pessoa preocupada? Você se sente constantemente angustiado por conta das inquietações e apreensões da vida? Você é uma pessoa ansiosa? De 0 a 10, o quanto suas preocupações afetam você e suas emoções?

A preocupação é caracterizada pela aflição e angústia gerada pela inquietação em relação a alguma coisa ou alguém. Se preocupar excessivamente não traz nenhum resultado positivo, pelo contrário: esta atitude só aumenta sua ansiedade, angústia e insegurança em relação ao que poderá acontecer amanhã.

Dicas para acabar com as preocupações

Confira algumas dicas de Coaching que podem te ajudar a eliminar a preocupação de sua vida:

Se preocupar não traz benefícios

Lembre-se que as preocupações não produzem nenhum tipo de benefício, só geram angústias e sofrimentos desnecessários. Por isso, o ideal é que você ocupe seu tempo com coisas produtivas e positivas para você e sua mente.

Em vez de se preocupar se o seu projeto dará certo, por exemplo, foque sua atenção no resultado positivo. Lembre-se que o seu pensamento tem poder: quanto mais você pensar que você será bem sucedido em seu projeto, mais otimista você estará em relação ao resultado final.

Preocupação excessiva faz mal a saúde

PSC

As preocupações podem afetar não apenas a saúde física, mas mental também. Preocupações desnecessárias causam angústia e podem potencializar ainda mais o estresse, gerando fobias, mal estar, dores de cabeça, entre outros problemas.

Portanto, cuide de si mesmo e da sua mente: evite focar sua atenção em preocupações desnecessárias e seja uma pessoa otimista, adotando uma visão positiva da vida.

Livre-se deste hábito

Assim como qualquer outro comportamento executado com frequência, e que se torna um hábito natural, livrar-se das preocupações deve ser uma prática diária. Quando menos você pensar em seus problemas e dificuldades, mais você treinará seu cérebro a eliminar este tipo de comportamento.

Nem tudo está ao seu controle

Tenha em mente que você não tem o poder de controlar tudo. O que tiver de acontecer, vai acontecer. Então, porque perder tempo se angustiando com preocupações desnecessárias? Relaxe e espere que as coisas aconteçam naturalmente.

Encare seus maiores medos

Suas preocupações serão eliminadas apenas se você enfrentar seus maiores medos com coragem. Se sua preocupação é o primeiro dia em um novo emprego, por exemplo, vá com a cabeça tranquila. Se preocupar tentando imaginar o que poderá acontecer não trará nada de bom. A melhor maneira de eliminar suas preocupações é encarando o que te preocupa.

Quais outras dicas considera importantes para se livrar das preocupações do dia a dia? Compartilhe seu comentário!