Uma das estratégias de motivação mais utilizadas no universo de vendas é a premiação para vendedores. Com metas audaciosas, cada vez mais ousadas, e, que muitas vezes, variam de mês para mês; promover ideias novas e sistemas de bonificação se apresenta como uma das formas que as empresas têm usado para estimular seus profissionais e motivá-los a ir além.

E sabe por que as premiações são tão atrativas? Porque o incentivo para vendedores representa algo a mais em seu salário no final do mês. E em se tratando dos profissionais de vendas, que, na maioria dos casos, têm seus rendimentos variáveis; uma campanha de vendas que premia os melhores, com certeza, é um incentivo poderoso a que foquem, se comprometam e se esforcem ainda mais para conquistar suas metas.

Assim, quanto melhores são os prêmios, maior também é o entusiasmo da equipe de vendas em dar o seu melhor para alcançar e ultrapassar os objetivos e conquistar este reconhecimento de sua empresa. Quando bem conduzidas, as promoções também geram uma competitividade saudável entre os vendedores, pois o esforço um do outro, acaba incitando ainda mais cada profissional a querer vencer esta competição interna e conquistar o prêmio.

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Como Definir a Premiação para Vendedores

Além de criatividade da empresa, dos gestores de vendas em inovar e trazer premiações atrativas e que despertem o desejo e a motivação da equipe de vendas, uma boa estratégia para dar o incentivo certo é sondando seus profissionais. Ou seja, fazendo uma pesquisa sobre os possíveis prêmios que seus vendedores gostariam de ganhar, pois além de inteligente, esta é uma boa estratégia para não errar e oferecer como recompensa algo que realmente ambicionam.

Para coroar o alto desempenho de seus profissionais defina também sempre mais de um prêmio, com segundo e terceiro lugares, por exemplo. Quando é apenas um, quando um colega vê que o outro está bem na frente, automaticamente sua motivação pode cair e fazê-lo desistir da competição. Mais prêmios, mais pessoas para estimular e abrem-se mais chances de conquistar a vitória com louvor.

Alerta Importante

PSC

Faça do incentivo para vendedores uma estratégia constante, entretanto, saiba que como tudo na vida, promoções demais caem na rotina e acabam perdendo aquele caráter de novidade. Além disso, por melhores que sejam seus prêmios, quando as metas são robustas demais elas podem desanimar a equipe e desestimular a competição. Lembre-se disso!

A importância de um programa de recompensa para seus colaboradores

Nem sempre tem que ser através de dinheiro ou folga que você pode recompensar seu colaborador. Reconheça seus funcionários e aumente a produtividade de sua empres.

Programas de recompensa no local de trabalho atendem a várias funções. Primeiro, eles mantêm funcionários que permanecem na empresa porque são comprometidos, apaixonados e motivados, o que é um resultado direto de se sentir apreciado por seus empregadores. Em segundo lugar, os programas de recompensa aumentam a produtividade dos funcionários, a geração de ideias e os lucros. Estudos confirmam que os trabalhadores estão mais motivados quando existem, nas empresas, sistemas de recompensa contínua. A boa notícia é que um programa de recompensa não precisa envolver dinheiro. Segue abaixo alguns tipos de recompensas que são muito funcionais nas empresas:

Recompensa por Bônus e Comissões

As recompensas em dinheiro são a maneira mais primitiva de um empregador ficar muito satisfeito. Para setores de vendas, por exemplo, o dinheiro é o maior motivador. Programas de recompensas como “bonificação” é uma ótima implementação. Você pode implementar premiação para funcionáros com as melhores ideias de negócios. 

Reconhecimento

Outra forma de recompensa são as não monetárias. Estudos compravam que elas alcançam três vezes o retorno do investimento do que incentivos baseados em dinheiro. O reconhecimento é uma das necessidades dos funcionários mais citadas e há muitas maneiras de fazê-lo. Você pode começar escrevendo algumas notas de agradecimento aos seus colaboradores. Eles gostam muito de serem validados. Pode oferecer uma homenagem no dia do aniversário do colaborador, escolhendo uma data específica de cada mês para isso. Pode ser oferecido descontos em redes de drogaria, bônus para academia entre outros.  

Horas flexíveis e tempo livre

Um dos programas de remuneração de funcionários cada vez mais populares é aquele que oferece horários flexíveis e descontos como incentivos. É perfeito porque os funcionários não precisam fingir estar doentes, podendo ir à praia, ler um livro, brincar com seus filhos. Muitas empresas recompensam os funcionários com dias de trabalho que proporcionam melhor flexibilidade e mais tempo para a família. 

Oportunidades avançadas

Os funcionários que trabalham mais duro apreciam recompensas que envolvem oportunidades de progresso. Eles querem trabalhar como parte de uma equipe de projeto especial ou estar envolvidos nas principais decisões de gerenciamento. Eles têm muitas ideias que gostariam de ser ouvidas e querem fazer cursos de treinamento contínuos que aumentem seus conjuntos de habilidade, fazendo novos contatos comerciais ou ser escolhidos para representar a empresa em um seminário. A produção de funcionários na alta administração ou nos principais fornecedores pode realmente fazer a carreira de um funcionário sem lhe custar nada.

Prêmios e Diversão

Prêmios, eventos e diversão são recompensas que impulsionam e elevam a moral dos funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho atraente e envolvente. 

Compensação

Uma estrutura de pagamento de comissões para profissionais de vendas funciona recompensando um profissional de vendas que fecha mais negócios com mais dinheiro. A empresa também se beneficia da receita adicional. Os pacotes de recompensas financeiras para funcionários que não são comissionados podem incluir um programa de participação nos lucros, bônus de desempenho trimestral e prêmios de seguro saúde mais baixos para os funcionários que participam do programa de bem-estar da empresa. Aumentos anuais garantidos para funcionários que atendem aos critérios de desempenho padrão também podem agir como motivação. 

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Intervalo

A folga paga pode atuar como um forte motivador para os funcionários. Por exemplo, oferecer uma semana extra de férias remuneradas para funcionários que atingem seu aniversário de serviço de cinco anos pode fazer parte de um pacote que melhora a retenção de funcionários. Os funcionários que exibem boa participação a cada trimestre podem ser recompensados ​​com um dia de folga pessoal extra.  

Seja estratégico ao definir os tipos de metas e premiações de acordo com a experiência de seus vendedores, pois ainda que sua intenção seja estimulá-los, oferecer novos desafios, existe também o momento e o jeito certo de fazer isso. Deste modo, você pode criar campanhas de vendas mais efetivas, com resultados cada vez mais extraordinários e com vendedores motivados, engajados que se dedicam a conquistar suas premiações e que são verdadeiros campeões.

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