Uma demissão é algo bastante delicado e que pode mexer com a autoconfiança e a autoestima de um profissional. Contudo, é importante não se deixar abater e utilizar esse acontecimento como uma oportunidade para refletir e traçar novas rotas para a própria vida. Por isso, se a frase “preciso de um emprego” não sai da sua mente, saiba que a metodologia poderosa do Coaching pode te ajudar a superar essa fase e recomeçar, dando início a uma trajetória de evolução e sucesso.

Preciso de um Emprego – A Importância de Repensar Atitudes

O grande gênio Albert Einstein disse certa vez que é loucura querer resultados diferentes ao continuar fazendo sempre as mesmas coisas, e ele tinha toda a razão. Levando essa frase para o contexto de um indivíduo que está em busca de um emprego, se nenhuma oportunidade está aparecendo, é sinal de que é necessário fazer uma reflexão e identificar os pontos que precisam ser aperfeiçoados.

É claro que existem muitas questões que envolvem a empregabilidade em uma região, principalmente em um país como o nosso, que enfrenta momentos de crise. Entretanto, se concentrar em fazer lamentações e culpar terceiros não irá ajudar a mudar essa situação. Dessa forma, por mais desafiador que possa parecer no início, é fundamental que se faça a escolha de assumir a responsabilidade pelo próprio destino e seguir adiante, pois é assim que as coisas irão acontecer.

Benefícios do Coaching Para Quem Precisa de um Emprego

O Coaching é uma metodologia voltada para o desenvolvimento humano de uma forma geral, o que o torna fantástico para momentos de transição e recomeços na carreira. Veja de que formas um Coach profissional pode te ajudar a encontrar uma recolocação no mercado de trabalho.

1 – Identificação de Pontos Fortes

O autoconhecimento é um dos pilares do Coaching e através dele você terá a possibilidade de se descobrir e identificar os seus pontos fortes, características que te diferenciam em relação aos demais e podem te mostrar novos caminhos a seguir. Além disso, durante esse processo, é possível ir de encontro ao seu propósito, que é a sua missão, algo capaz de dar um novo significado para a sua vida e proporcionar motivação para que siga em frente.

2 – Lapidação dos Pontos de Melhoria

Além dos pontos de maior destaque, todos os seres humanos possuem características que precisam ser lapidadas. Quando se trata de carreira, elas podem incluir tanto comportamentos quanto habilidades técnicas, já que ambas influenciam no desempenho de um profissional. Se atentar a isso é fundamental para que siga o caminho contrário da frase dita por Albert Einstein que citei no início deste artigo, porque estará refletindo para reformular suas ações e, assim, conquistar resultados diferentes e mais satisfatórios.

3 – Definição de Metas Profissionais

PSC

Ter apenas o desejo de encontrar uma nova oportunidade no mercado de trabalho é pouco para que uma ideia se transforme em realidade. É necessário transformar seus pensamentos em metas, para que saiba exatamente onde quer chegar e o que precisa fazer para isso. Dentro do Coaching existem diversas ferramentas extraordinárias para traçar metas que sejam realizáveis e tenham um prazo para acontecer. Assim, as coisas que pareciam distantes ficarão cada vez mais próximas de você.

4 – Eliminação de Crenças Limitantes

As crenças limitantes são ideias bloqueadoras que costumam surgir na mente de um indivíduo quando ele se depara com um desafio, sabotando o seu desenvolvimento. “Não vou conseguir”, “não tenho capacidade”, “isso não é para mim”, são apenas alguns exemplos de pensamentos intrusivos e que, se você permitir, podem comprometer o seu crescimento. Nesse contexto, o Coaching entra te auxiliando a se tornar consciente em relação ao grande poder de ação e transformação que possui, colocando fim a essas inseguranças.

5 – Desenvolvimento da Motivação

O grande filósofo e escritor brasileiro Mário Sérgio Cortella disse que a motivação é uma porta que se abre por dentro, ou seja, cada um deve encontrá-la dentro de si. Dessa forma, é essencial que um profissional saiba se motivar e não espere que circunstâncias externas cumpram esse papel por ele. Afinal, por mais que incentivos por parte das empresas sejam positivos e bastante válidos, sozinhos eles não são capazes de tornar um indivíduo motivado.

Através das medidas que citei nos tópicos anteriores e de muitas outras ferramentas fantásticas, o Coaching é capaz de te levar a descobrir o ser extraordinário que é, o que te move e quais são os seus desejos para o futuro. Todas essas informações irão proporcionar a você uma grande força para que dê o seu melhor, se supere e vá além. Encontrar o caminho da sua motivação é fundamental para que encontre, também, o sucesso e a satisfação.

Reflexões Para Quem Está à Procura de um Emprego

Uma das principais estratégias utilizadas pelos Coaches é fazer perguntas poderosas que geram reflexão. Afinal, cada pessoa é capaz de buscar dentro de si respostas a respeito das medidas que precisam ser realizadas para que os seus objetivos sejam alcançados. Confira, a seguir, alguns exemplos de questionamentos a serem considerados quando a intenção é conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

Você se contrataria se fosse um recrutador e analisasse o seu próprio currículo? Considere que a intenção aqui é a de repensar a sua trajetória e encontrar pontos a serem melhorados e não de se sentir inferior ou incapaz. Aproveite para refletir sobre o que pode fazer para melhorar e sentir a confiança de que realmente escolheria o seu currículo em meio a tantos outros.

O que realizou profissionalmente nos últimos anos e onde deseja chegar? Pense nas experiências que viveu e como cada uma delas contribuiu para a sua formação e desenvolvimento. Além disso, saiba onde deseja chegar, pois isso é fundamental para que as suas ações sejam destinadas a esse objetivo.

O que pode começar a fazer agora para atingir os seus objetivos? Lembre-se que um grande edifício começou a ser construído com um único tijolo. Portanto, evite esperar as condições perfeitas para iniciar o seu processo de transformação e comece agora mesmo, pois o primeiro passo é essencial para chegar lá.

O Coaching é uma metodologia fantástica para quem está passando por algum tipo de mudança, como é o caso de quem busca uma nova oportunidade na carreira. Por isso, invista no seu desenvolvimento e ouse ir além!

 

Copyright: 548213818 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vectorfusionart