Você costuma ter medo de correr riscos e sair da sua zona de conforto? Se sim, já parou para pensar o que teria acontecido se grandes nomes, como Steve Jobs e Bill Gates, por exemplo, também tivessem se deixado controlar por seus medos? Certamente não teria acontecido nada, porque se eles tivessem permitido que a insegurança os controlasse, passariam suas jornadas completamente em inércia e hoje o mundo não teria acesso a itens que revolucionaram a tecnologia, o mercado e as nossas vidas.

É importante dizer que os riscos não proporcionaram a Jobs e Gates um caminho apenas de triunfos, sem falhas. Ambos passaram por diversas situações desafiadoras, erraram, aprenderam e, então, acertaram. Afinal é assim que a vida flui e é através de tombos que se aprende o caminho do sucesso e da evolução. Então, te convido a fazer comigo essa reflexão a respeito da importância dos riscos para o desenvolvimento. Espero que o que eu compartilhar aqui te inspire a dar esse passo tão necessário para o seu crescimento.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

A Importância de Correr Riscos Para Crescer

Mesmo que hoje você seja uma pessoa mais segura, do tipo que evita os riscos ao máximo, um dia agiu de forma diferente. Todos nós, quando éramos crianças, nos arriscamos diversas vezes e a mais marcante delas envolve dar os primeiros passos. Se tivéssemos nos deixado consumir pelo medo da queda, a maioria de nós não teria aprendido a andar. Depois disso vieram inúmeros outros aprendizados que só aconteceram porque tivemos coragem de correr riscos.

Na vida adulta as coisas continuam acontecendo da mesma maneira, porém, como a coragem infantil foi embora, muitos são acometidos pelo medo e passam a ter aversão a correr riscos, porque sempre acham que tudo irá dar errado. Assim, perdem grandes oportunidades de dar passos essenciais rumo ao seu desenvolvimento. A zona de conforto, por mais que pareça segura e às vezes até agradável, não promove evolução, amadurecimento e nem satisfação.

É Possível Correr Riscos Com Responsabilidade

Imagine uma pessoa que tenha o sonho de abrir um negócio, ela sabe a área em que gostaria de empreender e tem qualificação para isso, mas adia os planos porque tem medo de abandonar o conforto do seu emprego. Entretanto, essa decisão a deixa para baixo, pois sempre que vai para o trabalho pensa que poderia estar indo cuidar da sua própria empresa. Percebe que o medo do fracasso é o que a está impedindo de realizar o seu objetivo?

PSC

Claro que o ideal não é pedir demissão no dia seguinte e abrir o negócio imediatamente, sem pensar nas consequências ou se planejar, mas sim vencer o medo e começar a analisar toda a situação para tomar boas decisões. Nesse sentido, seria importante verificar a viabilidade do empreendimento, se tem capital para investir e uma reserva para se manter até que ele prospere, entre outras medidas necessárias.

Correr riscos não precisa ser sinônimo de irresponsabilidade, de agir sem considerar as consequências. Se arriscar é agir mesmo sem ter certeza absoluta dos resultados, mas se preparar para eles, de forma a minimizar os impactos negativos e aumentar as chances de sucesso. E, independente do que acontecer, um fato é certo, essa experiência trará aprendizados.

Os Benefícios de Correr Riscos

Para te inspirar a vencer as suas crenças limitantes, confira cinco benefícios que pode atrair para a sua vida ao perder o medo de correr riscos.

1 – Promove a Transformação

Uma pessoa que se mantém sempre inerte, fazendo as mesmas coisas e deixando os seus sonhos de lado, se não se permitir virar sua chave, provavelmente viverá assim para sempre. Já aquelas que se permitem arriscar veem suas vidas se transformarem e aprender cada vez mais com cada mudança, o que leva à evolução. Por mais que uma rotina tranquila seja confortável, é no desconforto que a mágica acontece e os sonhos se transformam em realidade. E é exatamente isso que faz com que o esforço feito ao se arriscar valha a pena.

2 – Mostra Novas Possibilidades

Se você continuar fazendo as mesmas coisas todos os dias, dificilmente conhecerá as inúmeras possibilidades que a vida pode oferecer. Para alcançar objetivos novos, é fundamental que passe a fazer coisas diferentes ou encontre novas maneiras de realizar aquelas que já conhece. Correr riscos faz com que você se abra para o desconhecido e permite que ele te ofereça oportunidades incríveis que jamais havia pensado que pudessem acontecer.

3 – Ensina Lições Importantes

Quando você comete um erro, tem a possibilidade de aprender com ele. Embora seja positivo observar os outros e aprender através de suas experiências, é igualmente importante cometer seus próprios erros e tirar lições deles. Por isso, analise a situação, planeje-se, mas não tenha medo de falhar. Ao tomar esses cuidados, as chances de sucesso automaticamente se tornam muito maiores, entretanto, se algo acontecer diferente do esperado, já se tem a certeza de que o aprendizado virá.

4 – Traz Confiança

Conforme for perdendo o medo e se arriscando mais, você começará a se conhecer melhor e tomar consciência em relação à sua capacidade de acertar e ir além. Isso é incrível porque ajuda a construir a sua autoconfiança e a torná-la cada vez mais forte. Confiar em si é essencial para alcançar o sucesso, além de te tornar uma pessoa muito mais positiva, feliz e resiliente.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Motiva a Buscar a Evolução

Quando o fato de sair da zona de conforto se torna algo natural, o desconforto é substituído por uma grande motivação, que irá te estimular a ir cada vez mais longe. Dar o seu melhor para vencer os seus medos, por mais desafiante e até mesmo doloroso que pareça no início, é algo que irá valer a pena. Um dia, poderá olhar para trás e ver o quanto cresceu ao dar esse passo.

Por todos esses motivos reafirmo, é fundamental se arriscar para que seja possível crescer e ir além. Como os riscos são originados na mente de cada um, o contato com eles pode funcionar como um profundo exercício de autoconhecimento e autorreflexão. Quanto mais confortável você se sentir ao explorar novas habilidades dentro de si, mais consciente ficará em relação à sua essência. Arrisque-se e se permita ser feliz!

 

Copyright: 248863420 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photocreo