O Foco é um hábito simples que produz grandes resultados | crédito da imagem: ruigsantos

Pare para pensar em quantas vezes você acessa suas redes sociais enquanto está no trabalho, ou quantas vezes você olha seu celular enquanto está conversando com um amigo, por exemplo?

Algumas pessoas sentem muita dificuldade em manter-se concentrado, mas quais são os benefícios de ficar focado por um longo período? Uma palavra: Sucesso.

Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra porque a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter Foco. Segundo o autor do best-seller Inteligência emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece.

Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho.

Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano.

A concentração é fundamental para conseguirmos concluir metas e objetivos em qualquer contexto, seja para fazer uma dieta, praticar exercícios físicos, se dedicar aos estudos, manter a atenção no trabalho, entre outras inúmeras situações. Foco é o segredo para o alto desempenho e exerce um papel fundamental para o alcance do sucesso na vida pessoal e profissional.

PSC

3 Tipos de Foco

Segundo o psicólogo americano, Goleman, existem 3 tipos de foco. Confira a seguir:

Foco interno

Que permite entender e controlar sentimentos e emoções; passe a se observar, procure identificar o que te dispersa, o que te tira a atenção. Deste modo, adquira consciência sobre seus pensamentos e maior controle sobre suas reações diante dos estímulos que possam te desviar o foco.

Foco nos outros

Que permite ouvir, compreender e se colocar no lugar dos outros; Ouvir na essência é a melhor definição para este tipo de foco. Ao observar o modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas, você demonstra respeito a elas e facilita a troca de informações. Perceba e sinta o modelo de cada pessoa.

Foco no ambiente

Ter atenção em tudo que acontece ao redor e em como as atitudes impactam o meio. Para tomar ações favoráveis para o alcance do sucesso, seja pessoal ou profissional, é imprescindível que se tenha sensibilidade de perceber o ambiente, obter visão macro e sistêmica para as melhores tomadas de decisões.

 

Dicas para manter o foco no trabalho

  • Faça uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia;
  • Experimente não verificar seu e-mail pessoal no início do expediente;
  • Faça as demandas mais complexas no início do dia;
  • Evite distrações, conversa fora de hora ou redes sociais;
  • Tire um tempo para se distrair e revigorar a mente.

 

Qual a sua dica para melhorar o foco? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.