Já parou para pensar em como é a sua Postura Pessoal no trabalho e na vida como um todo? De 0 a 10 como você avalia este quesito? Bem, seu posicionamento no mundo está diretamente relacionado à imagem que você mostra às pessoas na empresa, em família e sociedade e ajuda a construir quem você é para todos com os quais se relaciona. Mas o que seria este posicionamento? É o que vamos entender na sequência. Continue lendo e saiba mais a respeito.

Podemos dizer que a Postura Pessoal se relaciona diretamente com as crenças e valores de cada um de nós. Somos o reflexo da nossa mentalidade. Assim, aquilo que pensamos acaba refletindo em nossa forma de ser, sentir e agir e se demonstrando por meio dos nossos comportamentos. Somos também, a todo o momento, avaliados por isso, pois o nosso jeito de ser está sempre sendo julgado e classificado, seja numa entrevista de trabalho, na empresa como colaborador, em sociedade como cidadão, na escola como aluno, em família como membro daquele núcleo e em todos os grupos dos quais fazemos parte.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

A Importância da Postura Pessoal

Ter uma postura pessoal bem definida está diretamente relacionado com o nível de autoestima, autoconhecimento e autovalorização de cada ser humano, pois quanto mais consciência de si mesma a pessoa tem, maiores são as suas chances de ter o posicionamento que deseja ter em sua vida pessoal e profissional. Neste sentido, já parou para pensar na sua postura atual e em como ela influencia nos seus resultados? Pois bem, saiba que a forma como age, hoje, está diretamente ligada ao seu sucesso na carreira e nas relações pessoais e também ao aspecto financeiro.

Quando falamos em postura estamos indo muito além da questão física, da espinha ereta, dos ombros erguidos, do olhar seguro e fixo. Isso tem a ver com mindset, ou seja, com as ideias que alimenta e transmite ao mundo. Se, por exemplo, você tem uma postura negativa em relação a tudo o que acontece, sempre enxerga as coisas e pessoas apenas pelo lado ruim e pensa que nada vai dar certo, seu jeito de ser pessimista acaba se refletindo em seu modo de agir e limitando a ser bem-sucedido em todos os sentidos.

Por outro lado, se você tem uma mentalidade positiva, confia em si mesmo e em suas capacidades, habilidades e talentos; está sempre com uma energia boa, elevada e olha para o mundo e para suas possibilidades de maneira otimista e produtiva, as chances de obter melhores resultados são sempre maiores. E sabe por quê? Porque ter uma postura positiva diante da vida e de todos os seus desafios e que, aliás, todos nós enfrentamos diariamente, ajuda neste importante processo de resistência e de superação destas dificuldades, pois sua mente trabalha diretamente para que você seja capaz de superar seus limites, vencer seus bloqueios e ir além.

5 Dicas de Como Ter uma Postura Pessoal Positiva

Reveja suas crenças

PSC

Como falei, o sistema de crenças interfere diretamente em nossa forma de agir e, consequentemente, em nossos resultados. Por isso, é importante parar para avaliar como seus pensamentos estão afetando seu trabalho, suas relações interpessoais e também seu desempenho profissional e pessoal.

Crenças limitantes são uma das principais responsáveis por atravancar nosso processo de desenvolvimento e o alcance das metas e objetivos. Por isso, procure identificar quais são as suas e trabalhar para eliminá-las. Neste sentido, o processo de Coaching é um grande aliado. Fica a dica!

Trabalhe seus Pontos de Melhoria

Para isso, o primeiro passo é identificar quais são os pensamentos e comportamentos que limitam você. O segundo é reconhecer que existe a necessidade de trabalhar estes aspectos. O terceiro consiste em buscar ferramentas e métodos, a exemplo do Coaching, que ajudem a substituir os hábitos negativos e a mentalidade limitada, os fatores que te boicotam, por ideias e atitudes mais positivas. Quanto mais cedo você tomar consciência dos pontos a melhorar, mais perto estará também de conquistar a postura pessoal que você almeja para ser mais feliz e bem-sucedido em sua jornada.

Invista em Autoconhecimento

Todos nós temos uma personalidade que nos identifica. Por meio dela se mostram as nossas características, visão de mundo e nossa forma de se comportar nele. Entretanto, o fato é que muitas pessoas ainda não conseguem verdadeiramente definir quem são, quais são seus sonhos e objetivos e pontos a melhorar. A chave para isso? Com certeza é o autoconhecimento. Para ter uma postura pessoal firme é preciso conhecer sua essência e entender quem você é. Na prática, é isso que permite que os seus posicionamentos reflitam realmente sua personalidade, os seus valores e suas crenças e direcionam suas ações e resultados.

Aproveite seus Feedbacks

Sempre que tiver oportunidade, aproveite seus feedbacks. Eles são importantes para sempre buscarmos fazer um exercício de autoavaliação e, refletir sobre os aspectos em que vamos bem e aqueles em que precisamos melhorar. Apesar de termos uma determinada postura pessoal em relação a tudo e a todos, isso não quer dizer que não possamos mudar e repensar nossa forma de pensar e agir.

Portanto, os feedbacks dos chefes ou colegas de trabalho, de parentes, parceiros ou parceiras de vida ou ainda dos amigos próximos, são oportunidades de amadurecimento e aperfeiçoamento comportamental, técnico e emocional. Aproveite estes presentes, encare com maturidade o que as pessoas dizem sobre você, reflita se isso faz ou não sentido, e busque sempre tirar algo de positivo dos seus retornos.

Seja inteligente e cresça com eles, pois esta ferramenta influencia diretamente em seu processo de expansão de mentalidade a que se torne a melhor versão de si mesmo.  Permita-se!

Seja Sempre Positivo

Tudo que acontece tem uma razão de ser e, até mesmo os momentos ruins e dificuldades, nos preparam para tempos melhores. Por isso, tenha sempre uma postura pessoal positiva em relação à vida e as pessoas, pois esta positividade é essencial para vencer suas batalhas diárias e superar os contratempos. Para isso, é importante alimentar crenças empoderadoras e eliminar as que te sabotam, acreditar em seu potencial infinito e fazer dele instrumento de motivação e transformação em sua vida profissional e pessoal.

Portanto, creia sempre que as coisas vão dá certo, que você é capaz, importante e merecedor do sucesso. Lembre-se de que tudo que você sonha pode ser realizado com foco, comprometimento, amor, automotivação, fé, otimismo, resiliência e dedicação ao seu desejo. Aconteça o que acontecer, mantenha-se positivo e alimente sentimentos e emoções sempre boas e construtivas.

Gostou das dicas para desenvolver uma postura pessoal empoderadora? Como podemos perceber, ter esta identidade bem definida é essencial em todos os aspectos de nossa vida e, é um dos fatores que ajudam a nos diferenciarmos dos demais e a irmos além. E você, qual postura tem adotado em sua vida? Comente e compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Copyright: 468403142 Sergey Dudyrev – https://www.shutterstock.com/pt/g/sergey%20dudyrev